TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletroterapia LIPOCAVITAÇÃO

Trabalho Escolar: Eletroterapia LIPOCAVITAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  4.072 Palavras (17 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO:

A sedução da beleza, na busca do corpo perfeito ou ideal, atrai ca-da vez mais o mercado tecnológico, em consequência disto, as pessoas são induzidas a cada dia por esse mercadejo, com a promessa de soluções para todo e qualquer deslize da natureza ou castigo do tempo.

Além da própria satisfação, elas procuram admiração que, quando acaba, provoca uma nova procura pela reparação de suas características físicas.

Antes de entrarmos propriamente dito no tratamento da Lipocavita-ção, torna-se necessário lembrar de alguns conceitos de tecidos gordurosos, embora exis-tamexista várias formas de conceituar os tecidos gordurosos, optamos pelo conceito abaixo aludido.

Tecidos gordurosos podem ser: uniocular e multiocular.

Uniocular- gordura amarela, sua célula se dispõe de uma única gotícula de lipídio, que ocupa quase todo o espaço celular formando uma grande vesícula, e o seu núcleo se dispõe na periferia da célula.

Multiocular-formado por células que contêm várias gotículas de gordura, ou seja, possui várias vesículas de gordura e várias mitocôndrias, sua função é produzir calor.

Sabemos que os alvéolos de gordura, recebem o nome de adipóci-tos e eles são importantes para os seres humanos, porque , armazenam energia que são utilizadas pelas febras ( músculos) nos exercícios.

Nesse mesmo sentido, temos que, os adipócitos são provenientes de uma célula mesenquimatosa pluripotente.

Estas células possui capacidade que se diferenciam em: adipócitos (tecido gorduroso); condrócitos (tecido conectivo); osteoblastos (tecido ósseo) e miócitos (tecido muscular) e etc....

Via de regra , há quem afirme, que a gordura pode ser devido a uma herança genética, biotipo, logo, teremos maior armazenamento de gordura em deter-minadas regiões, também teremos uma maior quantidades de receptores ALFA- ADRE-NÉRGICO (inibe lipólise) e menor quantidade de BETA- DRENÉRGICO (ativa lipólise), isto explica a dificuldade de eliminarmos a indesejada gordura localizada.

Por esse processoProcesso de armazenamento, ocorre o excessode-vido ao execesso de ATP onde se processam as reações bioquímicas como :

Glicogênio- armazenado no fígado, capacidade de armazenamento é baixa.

Músculo- armazena triglicerídeos nos adipócitos, capacidade de armazenamento também é baixa.

Enzima fosfofruto quinase - será inativada e conseqüentemente a frutose 6 fosfato passa-rá por varias reações bioquímicas.

Enzima citrato sintetase e conseqüentemente a acetil coenzima –são bloqueadas e trans-formadas em triglicerídeos, capacidade de armazenamento é alta.

Oxidação - dos ácidos graxos e glicerol.

Os triglicerídeos armazenados sofrem lipólise e as moléculas de ác. graxos e glicerol será disponibilizadas para os tecidos e conseqüentemente será transformadas em ATP.

Assim a gordura só é eliminada em forma de energia - APT – adenosina trifosfato, porque possui uma peculiaridade lipossolúvel impedindo sua elimi-nação via renal que será reabsorvida no túbulo. As moléculas não convertidas em ATP, são mantidas novamente nas células de gordura- adipócitos.

A estética promove a quebra desse metabolismo, quer através de cosmético, quer através de aparelhamentos como a Lipocavitação.

ADIPOGÊNESE

Pré-adipócito (lipoblasto) Adipócitos-jovens (multilocular)

LIPOCAVITAÇÃO:

A Lipo = gordura, tecido gorduroso, mais Cavitação = é um fenômeno físico que ocorre quando uma energia mecânica interage com fluidos em on-das de compressão e descompressão produzindo bolhas de gás.

Ultralipo, Cavitação, Lipocavitação ou Ultracavitação, são de-signações dadas à cavitação e resumem-se ao mesmo procedimento estético.

A energia é transmitida por transdutores através de ondas ultra-sônicas, que são geradas por transdutores ultra-sônicos, esse dispositivo, transforma um tipo de energia em outro, energia mecânica e vice-versa, tendo como efeito um fenômeno chamado efeito piezoelétrico no cristal.

As variações nas dimensões de materiais piezoelétricos, provo-camprovocamo o aparecimento de campos elétricos neles, causados pelas pressões acús-ticas. Outro método é a de reproduzir agitação ultra-sônica, pelo passadiço de eletricidade sobre metais especiais, provocando vibrações e gerando calor excessivo durante o seu uso, tanto no ultrassom, quanto na Lipocavitação, esses efeitos são chamados de efeito magnetoestritivo.

Ao se colocar um material piezoelétrico num campo elétrico, as cargas elétricas da rede cristalina interagem com o mesmo e produzem tensões mecânicas. O quartzo e a turmalina, cristais naturais, são piezoelétricos.

Esses cristais são usados como transdutor, e podem variar de es-pessuras e dessa variação resulta em ondas sonoras, pois , cada transdutor possui uma freqüência de ressonância natural, tal que quanto menor a espessura do cristal, maior será a sua freqüência de vibração.

Tais trandutores emitem o sinais ultra-sônicos podem funcionar como detector, pois, os ecos que voltam a ele produzem vibração no cristal, fazendo variar suas dimensões físicas que, por sua vez, acarretam o aparecimento de um campo elétrico. Esse campo gera sinais que podem ser amplificados e mostrados em um osciloscópio ou registrador.

Segundo o Professor Carlos Costa Paiva, em sua Apostila de Eletroterapia CorporalEltromorfoterapia, afirma :

[...]

“ULTRA-SOM.”

……………………..”Parâmetros: Potência (Watts), Tempo (min.) e Frequência (KHz ou MHz).

Objetivos na estética: Desfibrosar, Penetração de ativos (fon-oforese), “Lipólise”, Despolimerização, etc.

As ondas mecânicas audíveis estão compreendidas, aproximad-amente, entre as freqüências de 16/20 Hz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com