Esfregaço De Sangue
Trabalho Universitário: Esfregaço De Sangue. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liamary • 17/6/2013 • 335 Palavras (2 Páginas) • 1.004 Visualizações
OBSERVAÇÃO DE COLÔNIA DE BACTÉRIAS EM IOGURTE, VINHO E VINAGRE
1. INTRODUÇÃO
Com cerca de 3000 espécies, as bactérias estão entre os menores e mais simples organismos e são, provavelmente, os organismos mais abundantes do planeta, sendo encontradas em praticamente todos os meios: na terra, na água e no ar, na superfície ou no interior de organismos, em objetos e nos materiais em decomposição.
Quando falamos em bactérias, em geral as associamos a doenças. Porém, nem todas são nocivas à saúde. Muitas espécies são úteis ao homem, dentre elas bactérias do ácido acético, utilizadas na fabricação de vinagre, e os lactobacilos, empregados na preparação de coalhadas, iogurtes, queijos etc. Além disso, as bactérias são fundamentais para o equilíbrio da natureza. Como por exemplo, a cianobactérias que são organismos unicelulares procariontes e algumas vivem isoladamente, enquanto outras se associam em colônias de até 1 metro de comprimento, são seres autótrofos fotossintetizantes.
As bactérias do iogurte, principalmente, lactobacilos e estreptococos são eubactérias heterotróficas que obtém energia pelo processo da fermentação láctica (degradação anaeróbica da glicose ou de outros compostos orgânicos para obtenção de energia), onde o produto final é o ácido láctico.
2. OBJETIVO
Observar as colônias de bactérias presentes no iogurte, vinho e vinagre, por meio do microscópio óptico.
3.MATERIAIS E MÉTODOS
Microscópio
Lâmina
Lamínula
Agua destilada
Bastão de vidro
Óleo de imersão
Azul de metileno
Coloca-se um pouco de iogurte, vinho ou vinagre sobre a lâmina, em seguida passa-se a lâmina três ou quatro vezes sobre o fogo, esse procedimento é feito para que o iogurte fixe na lamina, ao esfriar coloca-se uma gota de azul de metileno, deixando atuar por alguns minutos sobre o iogurte.
Lava-se a lamina com água destilada, aguardando enquanto seca. Depois de seca, acrescenta-se uma gota de óleo de imersão, cobrindo em seguida com a lamínula.
Observa-se no microscópio em objetiva de 4, 10 e de 40.
5. DISCUSSÃO
A observação ao microscópio mostra que esse microorganismo, em determinado momento de sua vida, se divide em dois, originando dois novos seres vivos. Ou seja: onde antes havia somente um ser vivo, agora já existem dois.
...