TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esterelização

Monografias: Esterelização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre os processos de esterilização e desinfecção que são de suma importância para o controle das infecções hospitalares. Na qual o primeiro é classificado como um processo químico ou físico que elimina todos os tipos microorganismos, mesmo os esporulados, e o segundo é um processo físico ou químico que elimina todos os microorganismos na forma vegetativa. Relatar ainda as técnicas corretas para garantir eficácia no resultado destes dois procedimentos.

ESTERILIZAÇÃO

Esterilização é o procedimento utilizado para a completa destruição de todas as formas de vida microbiana com o objetivo de evitar infecções e contaminações devido ao uso de determinados artigos hospitalares, principalmente os considerados críticos. (SARVIER – Leda Fonseca Longhi, Rosana Richtmann). Técnicas corretas de esterilização são essenciais para a destruição dos micro-organismos, o primeiro passo é a limpeza, que se trata do processo pelo qual são removidos materiais estranhos (matéria orgânica ou outras sujidades) de superfícies e objetos. Deve ser feita de maneira escrupulosa e meticulosa, visando adequação para cada tipo artigo, que em 1960 foi classificado por Spaulding em três categorias: Artigos semicríticos, Artigos não críticos e Artigos críticos. O processo de esterilização deve ser acompanhado por indicadores da eficácia do método. Eles podem ser:

• Físicos: existem no aparelho, indicam parâmetros como tempo, temperatura e pressão (calibração).

• Químicos: monitorizam um ou mais parâmetros de esterilização, controlando a exposição interna ou externa do pacote, como fita indicadora.

• Biológicos: microorganismos de alta resistência a um dado agente, como esporos Bacillus subtilis e Stearothermophillus, que serão submetidos a esterilização , dentro dos pacotes colocados em locais estratégicos da autoclave e depois incubados em meio de cultura apropriado, não devendo apresentar crescimento.

A esterilização se da através de dois processos, químico e físico.

Os químicos são:

GLUTARALDEIDO 2%: É um dialdeído saturado cuja atividade germicida é devido a aquilatação dos sulfidrila, hidroxila e amino das proteínas e ácidos nucleicos dos microorganismos, alterando seu DNA, RNA e síntese de proteínas.É um método de esterilização químico liquido que pode ser obtido pela imersão total do artigo na solução, por período que pode variar de dez a 12 horas.O mais importante de sua introdução no meio hospitalar é o fato de ele ser um dos poucos agentes químicos com capacidade de matar os esporos das bactérias em temperatura ambiente. É necessáro que o artigo esteja limpo, seco e quando for colocado em imersão, deve ser exagugado com água esterilizada, segundo a recomendação do Guideline /CDC 42 enxuto com tecido estéril e embalado. O Glutaraldeído só é recomendado quando não há possibilidade de se utilizar esterilização por vapor ou oxido de etileno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com