Estilo de vida saudável
Tese: Estilo de vida saudável. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Crisstian • 12/11/2013 • Tese • 270 Palavras (2 Páginas) • 501 Visualizações
Questionário de Epidemiologia.
1. O que significa ter saúde?
2. O que significa estar doente?
3. Qual é a contribuição ou participação de profissionais de saúde no processo saúde-doença?
4. O que é promoção de saúde?
5. Porque o processo de saúde-doença é um conceito central de proposta de epidemiologia social?
Respostas:
1. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS): Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não, simplesmente, a ausência de doenças ou enfermidades.
2. Ter uma doença física ou espiritual momentânea, passageira. Não estar em condições plenas de saúde física ou mental.
3. O processo saúde-doença é um dos pontos centrais para os profissionais da saúde que buscam promovê-la, cuidando para que as pessoas possam ter, tanto quanto possível, uma boa qualidade de vida, mesmo quando as limitações se estabelecem. Para essa relação especial com os clientes, é necessário o aprendizado do uso dos instrumentos e das tecnologias para o cuidado que compõe a formação desses profissionais.
4. A promoção da saúde se refere às ações sobre os condicionantes e determinantes sociais da saúde, dirigidas a impactar favoravelmente a qualidade de vida. Por isso, caracterizam-se fundamentalmente por uma composição intersetorial e, intra-setorialmente, pelas ações de ampliação da consciência sanitária - direitos e deveres da cidadania, educação para a saúde, estilos de vida e aspectos comportamentais.
5. O Processo Saúde-Doença está diretamente atrelado à forma como o ser humano, no decorrer de sua existência, foi se apropriando da natureza para transformá-la, buscando o atendimento às suas necessidades. Fica claro que tal processo representa o conjunto de relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença de uma população, que se modifica em diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade.
...