Fisiologia O estudo das características e funções orgânicas
Tese: Fisiologia O estudo das características e funções orgânicas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mairayoshida • 27/3/2014 • Tese • 2.018 Palavras (9 Páginas) • 498 Visualizações
Fisiologia
Estudo das características e funções orgânicas
Introdução
“Fisiologia é o estudo do funcionamento do organismo como um todo. A fisiologia tenta encontrar respostas para perguntas do tipo “o que faz com que as bactérias se repliquem?”, “como ocorre a digestão dos alimentos?”” (GUYTON, 1984, p.3)
Portanto podemos dizer que a fisiologia é o estudo das funções vitais, desde sua menor unidade de vida, ás células, até as maiores unidades como um sistema orgânico completo. Ela busca entender os sistemas, defini-lo, cataloga-lo de acordo com suas especificidades, diferencia-los a fim de trazer luz para os mais diversificados estudos da área corporal, da saúde, biológicas, biotecnologia entre outros.
O desenvolvimento da fisiologia sempre está em constante renovação, pois, a cada nova descoberta, trás novos entendimentos sobre o funcionamento do organismo. Esta constante atualização é o que faz desenvolver o entendimento acerca do organismo e suas manifestações; estas que interagem entre si, respondem ao que é exposta e às mudanças no comportamento celular.
A fim de entendermos superficialmente os sistemas orgânicos, será tratado a seguir as principais definições destes, para que se possa entender minimamente suas principais e funções.
Papel das células no corpo humano
A unidade funcional básica do corpo é a célula, cerca de 75 trilhões de células formam o corpo humano. Cada uma delas é, per si, um organismo vivo, capaz de existir, de realizar reações químicas e de contribuir, com sua parte, para o funcionamento global do organismo – também capaz, na maioria dos casos, de se reproduzir para substituir as células que morrerem.
São unidades que formam órgãos, e cada órgão desempenha sua função especializada própria.
Funções do sistema esquelético
A) Sustentação: graças ás estruturas do sistema esquelético, podemos manter a posição bípede.
B) Proteção: graças aos ossos das vertebras que protegem a medula espinhal, ossos do crânio (proteção cérebro) e os ossos da caixa torácica que protege pulmões e coração.
C) Movimentação: existe quando unimos dois ou mais ossos que proporcionam nossos movimentos articulares.
D) Produção de células sanguíneas: no interior dos ossos existem varias substâncias que são constantemente estimuladas: glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Esta produção é aumentada principalmente no começo de nossas vidas, estabiliza-se e posteriormente vai diminuindo. Isto está concentrado no fêmur, pelve e esterno. Estas substâncias são chamadas medula óssea vermelha. Porem com o passar do tempo essa medula passa a ser substituída pela amarela (gordurosa). OBS: quando estamos em alta altitude , podemos melhorar a produção da medula óssea vermelha.
E) Reserva de cálcio e outros minerais: através da poupança óssea.
Sistema articular
São divididos em três estruturas:
CARTILAGINOSA: tem movimento articular (vertebra e púbis)
FIBROSA: pouco movimento (apenas no crânio)
SINOVIAL: grande movimento articular
Sistema circulatório
-Sangue localizado no interior dos vasos , percorrendo nosso corpo, onde, no seu interior possui varias substancias como glóbulos vermelhos, brancos, plaquetas, hormônios, nutrientes...
Ele é bombeado pelo coração, que é responsável por receber sangue venoso (rico em CO2) e lança-lo para o coração e lá ocorrer a troca gasosa, e receber do pulmão o sangue arterial (rico em O2), e bombear este sangue para o corpo todo, sendo no final do processo, receber o sangue com o CO2, e reiniciar este processo.
Caso o sangue extravase pode ocasionar lesões irreversíveis ou, muitas vezes, a necessidade de uma amputação.
O volume sanguíneo é constante, porém sua concentração pode variar de acordo com o ambiente externo (frio) ou a fatores internos como durante a digestão, onde o sangue é redirecionado aos órgãos competentes.
-Artéria: tem maior concentração de O2 e menor de CO2, o sangue é de cor vivida, são mais profundas, menor é a quantidade em relação as veias, calibre e pressão maiores, sai do coração, em calibres menores se chamam arteríolas.
-Veias: concentração menor de O2, maior de CO2, sangue mais escuro, são mais superficiais, são mais numerosas, calibre e pressão menores, entram no coração, se ramificam em vênulas.
Sistema Respiratório
Os movimentos respiratórios podem ser mais superficiais ou mais profundos
Quando aumenta a frequência respiratório taquipnéia
Quando diminui a frequência respiratória bradipnéia
Quando normal a frequência respiratória eupnéia
A ausência do ar (movimento respiratório) é chamado de apnéia, e quando temos uma oscilação é chamado de dispinéia.
Cavidade nasal:
- Filtrar (vibrissas)
- Aquecer (vasos sanguíneos)
- Umedecer (mucosas nasais)
INSPIRAÇÃO
a) Cavidade nasal: O ar deve entrar pela cavidade nasal pelos motivos de ter vibrissas (pelos nasais) que filtram ar; vasos sanguíneos que aquecem o ar; conchas ou mucosas nasais que umedecem o ar.
b) Cavidade bucal: outra via respiratória. Com isso podemos ter oscilações respiratórias como por exemplo inspiração nasal com expiração bucal
2) Faringe: Localizada no final da cavidade bucal e serve de passagem do alimento como também do ar. No seu final existe uma estrutura relacionada com o controle da passagem do ar ou alimento, mas o seu final tem a
...