Flucoi
Tese: Flucoi. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 02041205 • 11/10/2013 • Tese • 679 Palavras (3 Páginas) • 277 Visualizações
Já na tabela SAC, as prestações iniciais são mais altas, mas as amortizações do saldo devedor são constantes. Considerando que as parcelas fixas da prestação diminuem o saldo da dívida, os juros aplicados são consequente cada vez menores. Portanto, o valor das prestações é decrescente.
Mas qual é o significado da palavra tributo?
Entende-se como tributo toda prestação em dinheiro e obrigatória que não constitua multa instituída por lei e cobrada mediante a atividade administrativa plenamente vinculada àquele tributo.
O primeiro tributo que abordaremos aqui é o imposto.
Ele é criado em função da capacidade contributiva de cada um e não implica em uma contraprestação direta por parte do Estado, diversamente do caso da taxa, conforme veremos abaixo. O imposto é cobrado em face da ocorrência de fato social de caráter econômico, revelador da capacidade contributiva do indivíduo, o melhor exemplo disso, é o imposto de renda.
Já taxa é o tributo que se paga pelo exercício do poder de polícia ou quando se utiliza serviços públicos, específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição. Alguns exemplos de taxa são as decoleta de lixo ou bombeiro, ou até mesmo a taxa que se paga para emitir certidões.
Diferentemente do imposto, a taxa nunca pode ser cobrada em função da capacidade financeira de uma pessoa ou sociedade, e tampouco, pode ter a mesma origem (fato gerador) que um imposto.
Por último, a contribuição é o tributo que se caracteriza como forma de intervenção do Estado no domínio econômico privado, com vistas a atender uma particular situação de interesse social ou das categorias econômicas.
Temos como exemplos de contribuição a denominada CPMF - Contribuição Provisória sobre a Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direito de Natureza Financeira, recentemente extinta, e a CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido que é o tributo federal sobre o Lucro Líquido ou Faturamento/Receita Bruta das pessoas jurídicas que se destina ao financiamento da Seguridade Social. E a CMPF havia sido criada para arrecadar verbas destinadas à saúde pública.
A competência tributária é a atribuição dada pela Constituição Federal aos entes políticos do Estado (União, governos estaduais, Municípios e Distrito Federal) da prerrogativa de instituir os tributos.
A competência tributária é privativa; incaducável; de exercício facultativo; inampliável; irrenunciável; indelegável. Se um dos entes políticos não exercer a sua faculdade para instituir os tributos, nenhum outro ente poderá tomar o seu lugar. Não se pode confundir Competência com Capacidade. Capacidade tributária ativa é justamente o exercício da competência. Podemos dizer que competência é atributo e capacidade é o exercício da competência
O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.
No
...