Furosemida, Hidroclorotiazida, Indapamida
Resenha: Furosemida, Hidroclorotiazida, Indapamida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caiiomede • 13/7/2013 • Resenha • 842 Palavras (4 Páginas) • 555 Visualizações
DIURÉTICOS | Furosemida, Hidroclorotiazida, Indapamida...
Autor do texto: Pedro Pinheiro - 25 de novembro de 2008 | 15:00
Saiba as indicações e quais são os principais remédios diuréticos disponíveis.
A classe dos diuréticos é uma das mais usadas na medicina, estando indicada em várias doenças como hipertensão, insuficiência cardíaca, cirrose hepática e outros que falarei com mais detalhes abaixo.
Quais são os principais diuréticos na prática clínica ?
Diuréticos de alça
- Furosemida (Lasix®)
Diuréticos tiazídicos
- Hidroclorotiazida (Drenol®)
- Clortalidona (Higroton®, Hygroton®)
- Indapamida (Natrilix®, Indapen®, Fludex®, Vasodipin®)
Diuréticos poupadores de potássio
- Espironolactona (Aldactone®, Spiroctan®, Diacqua®)
- Amilorida
- Triantereno
Ainda existem o Manitol e a Acetazolamida que são usados apenas em situações específicas.
Diurético é tudo igual?
Não, cada uma das 3 famílias descritas acima age em um local distinto do túbulo renal, apresenta efeitos desejáveis e adversos diferentes, e estão indicados para doenças distintas.
Como cada família de diurético age em local diferente do rim, não se assustem se o seu médico eventualmente prescrever 2 classes de diuréticos ao mesmo tempo. Não há nada de errado nesta conduta. Existem, inclusive, combinações já prontas no mercado. As mais comuns:
- Hidroclorotiazida + Amilorida (Moduretic®)
- Hidroclorotiazida + Espironolactona (Aldazida®, Ondolen®)
Mas, apesar do mecanismo de ação distinto, todos eles apresentam uma característica em comum: aumentam a eliminação de sódio (sal) e água pela urina. Na verdade, os diuréticos agem primariamente aumentando a excreção de sódio. Como não podemos urinar sal, o rim aumenta a quantidade de água excretada para poder diluir e eliminar esse sódio todo na urina.
Os diuréticos são indicados principalmente para o tratamento da hipertensão e dos edemas (inchaços). Os dois problemas estão relacionados a excesso de sal no organismo, que como consequência, provocam retenção de água. Para que o diurético exerça seu papel de modo correto, é preciso que o paciente limite sua ingestão de sal durante o uso da droga. Não adianta nada o diurético provocar um aumento na eliminação de sal pelos rins se o paciente está se entupindo de sal na dieta. Para haver resposta clínica, é preciso sair mais sal na urina do que entra pela dieta.
Vou falar um pouquinho das 3 principais classes e suas indicações
1) Diuréticos de alça - Furosemida (Lasix®)
O mais famoso diurético de alça é a furosemida (mais conhecida como Lasix®). É o diurético mais potente. Para se ter uma idéia, em pessoas normais apenas 0,4% do sódio filtrado nos rins sai na urina, os 99,6% restantes retornam para o sangue. Com o início da furosemida, o sódio excretado pula para 20%.
Por isso, a furosemida está indicada em doenças que apresentam retenção de sódio e líquidos como insuficiência cardíaca, cirrose, síndrome nefrótica e insuficiência renal.
Apesar do seu alto poder de excretar sódio, a furosemida não é um bom diurético para hipertensão. Ela só deve ser usada para esse fim em pessoas que tenham concomitantemente as doenças citadas acima.
A furosemida (lasix®)
...