Gametogênese
Tese: Gametogênese. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marina111 • 8/6/2014 • Tese • 484 Palavras (2 Páginas) • 357 Visualizações
Introdução
O desenvolvimento humano inicia com a fertilização, a junção do
espermatozóide (gameta masculino) com o óvulo (gameta feminino). Da união
destas duas células, surge uma única célula, o zigoto, que contém informações
Genéticas provenientes do pai e da mãe. Este organismo unicelular (uma célula) é o inicio de todos nós. Esta célula se divide progressivamente, e dá origem a um ser multicelular, organizado em sistemas complexos.
Gametogênese
Gametogênese é o processo de formação e desenvolvimento das células
sexuais, os gametas (ou células germinativas), preparando-as para a fertilização.
Durante esse processo, o número de cromossomos é diminuído pela metade,
gerando células especializadas, com apenas 23 cromossomos (haplóides). Estas células, que inicialmente possuem 46 cromossomos, passam por divisões meióticas durante o desenvolvimento fetal até a puberdade do indivíduo. Nas mulheres este processo é denominado ovogênese, e nos homens, espermatogênese.
Meiose e sua importância:
A meiose é um tipo de divisão que só ocorre em células germinativas,
destinadas à reprodução. É dividida em duas fases, sendo que na primeira,
denominada reducional, a célula-mãe, com 46 cromossomos, dá origem a duas
células com 23 cromossomos cada uma. Durante esta primeira fase, os
cromossomos homólogos, ou seja, que possuem a mesma forma e constituição, se juntam formando pares. Cada par de cromossomos é composto por quatro cromátides, ligadas por dois centrômeros (que são pontos que as unem). Com exceção dos cromossomos que determinam o sexo, um núcleo de célula diplóide contém 2 versões similares de cada cromossomo
autossomo, um cromossomo paterno e 1 cromossomo materno. Essas duas
versões são chamadas de homologas. Quando o DNA é duplicado pelo processo de replicação, cada um desses cromossomos é replicado dando origem às cromátides que são então separadas durante a anáfase e migram para os pólos celulares. Desta maneira cada célula filha recebe uma cópia do cromossomo paterno e uma cópia do cromossomo materno. No momento em que os cromossomos homólogos pareiam na primeira fase da meiose, ocorre uma recombinação do material genético, denominado como permuta ou crossing-over.
Neste estágio, duas cromátides homólogas sofrem uma ruptura na mesma altura, e os dois pedaços trocam de lugar. Como os cromossomos são portadores de genes, ocorre uma recombinação genética, contribuindo para o aumento da variabilidade genética.
Espermatogênese
É a seqüência de eventos, através dos quais a célula primitiva masculina, a
...