TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero Listeria

Artigos Científicos: Gênero Listeria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 4

Características gerais

São cocos gram positivos, flagelados (proporcionam a essa bactéria mobilidade). Esses flagelos só são expostos a uma determinada temperatura que é de 20 graus – são bactérias de clima temperado e então esses flagelos são expostos a temperatura ambiente. Na temperatura normal do corpo humano/animal ele não expõe seus flagelos. São anaeróbios facultativos e intracelulares facultativos (conseguem viver dentro de células e no ambiente). Não esporulam (essa é a principal característica para diferenciá-las dos bacillus). Elas toleram altas concentrações de NaCl. Conseguem formar biofilmes que confere a eles uma proteção contra os agentes externos(químicos, físicos). Uma das características mais importantes da listeria é que eles são psicotroficos(n sei se a palavra está correta) – são capazes de sobreviver a diferenças de temperatura muito extremas. Está muito relacionada a infecções alimentares.

Fontes de contaminação

Solo, pastagens, silagem (vivem muito bem a pH acido e a anaerobiose), esgoto, fezes de animais sadios e os ruminantes são os reservatórios (trato grastrointestinal) – eles podem não desenvolver doenças, mas estão disseminando a listeria.

Mecanismos de transmissão

Contato direto ou indireto com as fontes de contaminação (água, solo etc) e a via seria cutânea, oral, respiratória, urogenital e transplacentária (principais causas de abortamento). Principalmente a silagem por causa da fermentação – sobrevive a acidez e anaerobiose. Elas vão para intestino do animal e saem nas fezes ou são disseminadas e caem na corrente sanguínea indo para baço, SNC. Podem afetar o sistema reprodutor do animal levando ao abortamento e ir para a carcaça do animal, para a carne dele e isso vira uma fonte de contaminação para o ser humano (Friboi contaminada rs). O leite não só é fonte de contaminação (listeria causa mastite e acaba contaminando o leite) como também a maquinaria usada no processamento do leite. Então, a listeria é problema de saúde publica para humanos.

Patogenia

Quando a listeria entra, ela é fagocitada pelas células fagociticas ou ela penetra no epitélio intestinal- para adesão no epitélio intestinal ela produz as internarinas A e B que são proteínas de superfície. Quando ela penetra forma um vacúolo e normalmente se junta com o lisossomo. Elas destroem os vacúolos e lisossomos através da listeriolisina O e por fosfolipases que destroem lipídeos da membrana, e assim ficam soltas no citoplasma celular. No citoplasma, proteínas de sua parede celular (não entendi o nome da ptn – act A sei la) induzem a célula infectada a criar projeções em sua membrana celular, e a bactéria migra de uma célula a outra. Chega ao sangue, e pode ir para qualquer lugar.

Fatores de virulência – internarinas A e B, listeriolisinas e fosfolipases, act A (filamentos de actina).

Não entendi a palavra aqui, já ouvi mais de 500x, mas não consigo – nervosa – quando acomete o SNC, abortiva quando acomete o sistema reprodutor, septicêmica- organismo como um todo.

Principais espécies de importância: Listeria monocytogenes (mais importante) e Listeria ivanovii (ruminantes são mais susceptíveis).

Sintomatologia

A infecção pode ser subclínica, assim o animal está contaminando o leite sem sabermos e consequentemente nos contaminando também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com