Homeostase
Seminário: Homeostase. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nathisiqueira • 2/3/2014 • Seminário • 519 Palavras (3 Páginas) • 676 Visualizações
Homeostase
Homeostasia [Homeo, igual ; stasia, estado]
É o termo empregado para significar a tendência de os sistemas biológicos resistirem as mudanças e permanecerem em estado de equilíbrio.
É um processo fisiológico, responsável por manter ativamente o equilíbrio nas varias estruturas, funções e propriedades do corpo, ou seja, processo através do qual o organismo mantém as condições internas constantes necessárias para a vida.
Nos organismos vivos, a homeostase significa o consumo de energia necessário para manter uma posição num equilíbrio dinâmico, isto significa que, embora as condições externas possam estar sujeitas continuamente a variações, os mecanismos homeostáticos asseguram que os efeitos destas mudanças sobre o organismo sejam mínimos.
Graças aos mecanismos da homeostase os animais podem sobreviver em condições adversas. E também de acordo com sua posição na escala evolutiva, os seres vivos poderão apresentar uma maior ou menor capacidade de adaptação ao meio ambiente.
No homem e em outros mamíferos superiores, a homeostase acontece tanto nas células isoladas como nas integradas, nos fluidos corporais, tecidos e órgãos. Existe um intercâmbio constante de moléculas entre o sangue e o líquido extracelular que banha cada célula. É a composição estável do sangue que torna possível a manutenção da invariabilidade do líquido extracelular. Já a composição constante deste líquido protege cada célula das mudanças que acontecem no meio externo.
O aparelho circulatório é vital para a conservação da homeostase. Ele proporciona metabólitos aos tecidos e elimina os produtos não-utilizados e também participa na regulação da temperatura e no sistema imunológico. Mesmo assim, os níveis de substâncias no sangue estão sob o controle de outros órgãos: o aparelho respiratório (pulmões) e o sistema nervoso regulam o nível de dióxido de carbono; o fígado e o pâncreas controlam a produção, o consumo e as reservas de glicose; os rins são responsáveis pela concentração de hidrogênio, sódio, potássio e íons fosfato.
As glândulas endócrinas, por sua vez, controlam os níveis de hormônios no sangue.
O hipotálamo recebe informações do cérebro, dos sistemas nervoso e endócrino e a integração de todos estes sinais torna possível o controle da termorregulação, o equilíbrio de energia e a regulação dos fluidos corporais, influindo no comportamento , exteriorizando as sensações através dos sistemas endócrino e nervoso.
A temperatura corporal de um animal não pode variar mais que alguns graus para qualquer um dos dois lados da faixa normal sem começar a interferir em outras funções do corpo. Ou considere como equilíbrio ácidobásico, equilíbrio hídrico, concentrações de hormônios, níveis de nutrientes e níveis de oxigênio não podem variar muito, a fim de que o corpo opere normalmente; eles tem que ser mantidos dentro de faixas operacionais bastante estreitas.
Os processos que monitoram e ajustam todos os vários parâmetros do corpo são sintetizados pelo termo Homeostasia.
A homeostase é uma das características fundamentais
...