Indutor
Tese: Indutor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 1/7/2013 • Tese • 1.193 Palavras (5 Páginas) • 527 Visualizações
Indutor
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Wikipédia possui o portal:
Portal de eletrônica
Um indutor é um dispositivo elétrico passivo que armazena energia na forma de campo magnético, normalmente combinando o efeito de vários loops da corrente elétrica.
O indutor pode ser utilizado em circuitos como um filtro passa baixa, rejeitando as altas frequências.1 2
Também costumam ser chamados de bobina, choke ou reator.
Indutores miniatura
Índice [esconder]
1 Construção
2 Indutância
3 Energia
4 Em circuitos elétricos
5 Análise de circuitos
6 Redes de indutores
7 Fator Q
8 Aplicações
9 Ver também
10 Notas
11 Referências
12 Ligações externas
Construção[editar]
Um indutor é geralmente construído como uma bobina de material condutor, por exemplo, fio de cobre. Um núcleo de material ferromagnético aumenta a indutância concentrando as linhas de força de campo magnético que fluem pelo interior das espiras. Indutores podem ser construídos em circuitos integrados utilizando o mesmo processo que é usado em chips de computador. Nesses casos, normalmente o alumínio é utilizado como material condutor. Porém, é raro a construção de indutores em CI's; eles são volumosos em uma pequena escala, e praticamente restritos, sendo muito mais comum o uso de um circuito chamado "gyrator", que utiliza um capacitor comportando-se como se fosse um indutor.3
Pequenos indutores usados para frequências muito altas são algumas vezes feitos com um fio passando através de um cilindro de ferrite.
Indutância[editar]
Indutância é a grandeza física associada aos indutores, é simbolizada pela letra L, medida em henry (H), e representada graficamente por um fio helicoidal.4 Em outras palavras é um parâmetro dos circuitos lineares que relaciona a tensão induzida por um campo magnético variável à corrente responsável pelo campo. A tensão entre os terminais de um indutor é proporcional à taxa de variação da corrente que o atravessa. Matematicamente temos:
onde:
u(t) é a tensão instantânea -> sua unidade de medida é o volt (V)
L é a indutância -> sua unidade de medida é o Henry (H)
i(t) é a corrente instantânea -> sua unidade de medida é o ampere (A)
t é o tempo (s)
Energia[editar]
A energia (medida em joules, no SI) armazenada num indutor é igual à quantidade de trabalho necessária para estabelecer o fluxo de corrente através do indutor e, consequentemente, o campo magnético. É dada por:
onde I é a corrente que circula pelo indutor.5
Em circuitos elétricos[editar]
Um indutor resiste somente a mudanças de corrente.6 Um indutor ideal não oferece resistência para corrente contínua, exceto quando a corrente é ligada e desligada, caso em que faz a mudança de modo mais gradual. Porém, a maioria dos indutores do mundo real são construídos a partir de materiais com resistência elétrica finita, que se opõe até mesmo à corrente direta. Materiais supercondutores não oferecem resistência a passagem de correntes elétricas contínuas, e suas aplicações implicam propriedades distintas para os indutores feitos deste tipo de material.
No geral, a relação entre a variação da tensão de acordo com o tempo u(t) através de um indutor com indutância L e a variação da corrente de acordo com o tempo i(t) que passa por ele é descrita pela equação diferencial:
Quando uma corrente alternada (CA) senoidal flui por um indutor, uma tensão alternada senoidal (ou força eletromotriz, Fem) é induzida. A amplitude da Fem está relacionada com a amplitude da corrente e com a freqüência da senóide pela seguinte equação:
onde ω é a frequência angular da senóide definida em termos da frequência f por:
A reatância indutiva é definida por:
onde XLé a reatância indutiva medida em Ohms (medida de resistência), ω é a freqüência angular, f é a frequência em hertz, e L é a indutância.
A reatância indutiva é o componente positivo imaginário da impedância.
A impedância complexa de um indutor é dada por:
onde j é a unidade imaginária.
Análise de circuitos[editar]
Os problemas de análise de circuitos, que resultam num sistema de equações lineares, nos quais se busca encontrar os valores de corrente e de variação de tensão para cada compondente (incógnitas) são resolvidos por extensão dos problemas de circuitos com apenas fontes e resistores. Neste modelo estendido, a indutância e a capacitância são consideradas como resistências complexasnota 1 , que passam a se denominar impedância. Os resultados são interpretados na forma polar, sendo o ângulo do vetor encontrado interpretado como fase da corrente alternada ou tensão alternada.7
Redes de indutores[editar]
Cada indutor de uma configuração em paralelo possui a mesma diferença de potencial (tensão) que os demais. Para encontrar a indutância equivalente total (Leq):8
A corrente através de indutores em série permanece a mesma, mas a tensão de cada indutor pode ser diferente. A soma das diferenças de potencial é igual à tensão total. Para encontrar a indutância total:9
Fator Q[editar]
O fator Q de um indutor pode ser encontrado através desta fórmula, onde R é a resistência elétrica interna:
Aplicações[editar]
Os indutores estão relacionados aos eletromagnetos em estrutura, mas são usados para um propósito diferente: armazenar energia em um campo magnético.
Por sua habilidade de alterar sinais CA, os indutores são usados extensivamente em circuitos analógicos e processamento de sinais, incluindo recepções e transmissões de rádio. Como a reatância indutiva muda com a frequência, um filtro eletrônico pode usar indutores em conjunto com capacitores e outros componentes para filtrar partes específicas da frequência do espectro.
Dois (ou mais) indutores acoplados formam um transformador, que é um componente fundamental de qualquer rede elétrica nacional.10
Um indutor é normalmente usado como saída de uma fonte chaveada de alimentação. O indutor é carregado para uma fração específica da frequência de troca do regulador e descarregado pelo restante do ciclo. Esta relação de carrega/descarrega é o que reduz (ou impulsiona) a tensão de entrada para seu novo nível.
Ver também[editar]
Capacitor
Resistor
Eletricidade
Eletrônica
Gyrator
Indutância
Laço de indução
Reator
Transformador
Solenóide
Notas
↑ sendo que a impedância do capacitor é um imaginário negativo, o passo que a do indutor é um positivo.
Referências
↑ Brain, Marshall. Como Funcionam os Indutores. UOL Ciência. Página visitada em 1 de março de 2012.
↑ Indutor. Mundo Vestibular. Página visitada em 3 de março de 2012.
↑ Como Enrolar Pequenos Indutores. archiveweb. Página visitada em 1 de março de 2012.
↑ Lima, Marcos. Indutância. Departamento de Física Matemática da USP. Página visitada em 1 de março de 2012.
↑ Fernandes, Thelma Solange Piazza. Elementos Armazenadores de Energia. Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná. Página visitada em 6 de março de 2012.
↑ Telles, Willian (9 de junho de 2006). Indutores, Indutância e Transformadores. Amigo Nerd. Página visitada em 3 de março de 2012.
↑ Kienitz, Karl Heinz. Análise de Circuitos, um Enfoque de Sistemas. 2 ed. São José dos Campos - SP: Divisão de Engenharia Eletrônica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2010. 139 p. ISBN 9788587978172
↑ Associação em Paralelo de Indutores. Departamento de Telemática da Unicamp. Página visitada em 7 de março de 2012.
↑ Associação em Série de Indutores. Departamento de Telemática da Unicamp. Página visitada em 7 de março de 2012.
↑ indutor. Eletrônica Didática. Página visitada em 2 de março de 2012.
Ligações externas[editar]
Informações Básicas Sobre Indutores
Categorias: EletromagnetismoComponentes elétricosEletrônicaEletricidadeFísicaEngenharia
Menu de navegação
Criar contaEntrarArtigoDiscussãoLerEditarVer histórico
Página principal
Conteúdo destacado
Eventos atuais
Esplanada
Página aleatória
Portais
Informar um erro
Colaboração
Boas-vindas
Ajuda
Página de testes
Portal comunitário
Mudanças recentes
Manutenção
Criar página
Páginas novas
Contato
Donativos
Imprimir/exportar
Ferramentas
Noutras línguas
አማርኛ
Aragonés
العربية
Беларуская
Беларуская (тарашкевіца)
Български
বাংলা
Bosanski
Català
Česky
Dansk
Deutsch
Ελληνικά
English
Esperanto
Español
Eesti
Euskara
فارسی
Suomi
Français
Galego
עברית
हिन्दी
Hrvatski
Magyar
Interlingua
Bahasa Indonesia
Ido
Íslenska
Italiano
日本語
Basa Jawa
한국어
Latina
Latviešu
മലയാളം
Монгол
मराठी
Bahasa Melayu
नेपाल भाषा
Nederlands
Norsk nynorsk
Norsk bokmål
Occitan
Polski
پنجابی
Runa Simi
Română
Русский
Sicilianu
Srpskohrvatski / српскохрватски
සිංහල
Simple English
Slovenčina
Slovenščina
Shqip
Српски / srpski
Seeltersk
Svenska
தமிழ்
ไทย
Türkçe
Татарча/tatarça
Українська
اردو
Oʻzbekcha
Tiếng Việt
Winaray
Wolof
中文
粵語
Editar links
Esta página foi modificada pela última vez à(s) 05h00min de 22 de junho de 2013.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel
...