Insuficiência Cardíaca Congestiva
Exames: Insuficiência Cardíaca Congestiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aninhalm • 13/10/2014 • 725 Palavras (3 Páginas) • 446 Visualizações
O coração é um órgão muscular oco que se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda.
O coração humano, como o dos demais mamíferos, apresenta quatro cavidades: duas superiores, denominadas átrios (ou aurículas) e duas inferiores, denominadas ventrículos. O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito através da válvula tricúspide. O átrio esquerdo, por sua vez, comunica-se com o ventrículo esquerdo através da válvula bicúspide ou mitral. A função das válvulas cardíacas é garantir que o sangue siga uma única direção, sempre dos átrios para os ventrículos. O processo de contração de cada câmara denomina-se sístole. O relaxamento, que acontece entre uma sístole e a seguinte, é a diástole.
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA
O que é a insuficiência cardíaca congestiva?
A Insuficiência Cardíaca Congestiva não é uma doença por si só. É a situação em que a bomba cardíaca (o coração) se torna incapaz de manter a circulação necessária ao organismo ou só pode fazê-lo mediante uma pressão mais elevada que a normal, em vista de que o fluxo sanguíneo encontra algum impedimento para seguir o seu curso.
Isso pode acontecer em razão de diferentes doenças, tanto de causas cardíacas, como de outras causas. Em geral, mas nem sempre, a Insuficiência Cardíaca Congestiva desenvolve-se aos poucos, às vezes durante anos, permitindo a adaptação gradual do coração e uma vida prolongada aos seus portadores, embora com alguma limitação. A Insuficiência Cardíaca pode também instalar-se de forma abrupta (Insuficiência Cardíaca Aguda), provocada, por exemplo, por alguma condição aguda que afete o coração como o infarto do miocárdio, as arritmias cardíacas, as hemorragias severas, os choques elétricos, etc. e representa então um estado grave que se constitui numa emergência médica.
Quais as causas da insuficiência cardíaca congestiva?
• Causas que alteram e enfraquecem a contratilidade dos músculos cardíacos como a aterosclerose das artérias cardíacas, a doença de Chagas, etc.
• Causas que exigem do coração um esforço de bombeamento maior que o normal como, por exemplo, a hipertensão arterial, a estenose aórtica, o enfisema pulmonar, etc.
• Causas que fazem fluir ou refluir ao coração uma quantidade anormal de sangue como o hipertireoidismo, as anemias severas, as insuficiências valvulares, etc.
Quais os sinais e sintomas da insuficiência cardíaca congestiva?
As manifestações clínicas da Insuficiência Cardíaca Congestiva dependem da condição à qual o coração esteja submetido e de qual dos ventrículos esteja mais envolvido, se o direito ou o esquerdo. O ventrículo esquerdo costuma falhar antes do direito, mas pode acontecer que os dois estejam insuficientes ao mesmo tempo.
Quando o ventrículo esquerdo entra em insuficiência, congestiona o território pulmonar e provoca uma falta de ar progressiva que pode chegar a se manifestar mesmo em repouso (chama-se ortopneia a condição em que a pessoa sente falta de ar mesmo quando deitada, o que a obriga a acordar durante a noite para assentar-se -dispnéia paroxística noturna). Essa insuficiência esquerda pode evoluir para um quadro ainda mais grave, denominado de edema agudo de pulmão, o qual pode terminar em morte, se não tratado de urgência. Outros sintomas, menos graves, mas muito comuns são: faltam de ar, taquicardia, dispnéia, tosse noturna, etc.
Na insuficiência ventricular direita o ventrículo direito não consegue bombear sangue suficiente para o pulmão. Sendo assim, os líquidos recuam para as veias e capilares
...