Jkjkhhkkhhhjkhjh
Monografias: Jkjkhhkkhhhjkhjh. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ggkkgkghkgh • 15/9/2014 • 1.405 Palavras (6 Páginas) • 843 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Contabilidade de Custos
Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Professor: ONEI TADEU DUTRA
Nome do aluno: GRASIELLY PEREIRA DA SILVA
Data: 04/09/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 (2,0 pontos)
É dado os seguintes Sistemas de Custeio: Custeio RKW (Reichskuratorium für Wirtsschaftlichtkeit), Custeio Variável, Custeio ABC (Activity-Based Costing - Custeio Baseado em Atividades, em uma tradução livre), Custeio UEP (Unidade de Esforço de produção) e Custeio por Absorção. Com estes Sistemas de Custeio, pergunta-se :
A. Qual Sistema de Custeio é mais utilizado para a Formação de Preço de Venda? Explique.
RESPOSTA
O Sistema de Custei mais utilizado na formação do preço de venda é o Custeio Variável. Porque nele somente os gastos variáveis são apurados no custo das vendas. Nesse sistema há um maior controle sobre os gastos fixos, uma vez que se mantém isolados dos custos das vendas. É apresentada de forma imediata a margem de contribuição de cada produto, que é a diferença do preço de venda e o custo do produto, resultando em um preço de venda mais eficiente e competitivo. Gerando assim informação de forma fácil para a administração quando a mesma necessita saber quais produtos são mais rendáveis.
B. Dos cinco Sistemas citados quais dos dois Sistemas podemos elaborar DREs distintas? Comente sua resposta.
RESPOSTA
Podemos elaborar DREs distintas dos sistemas de custeio de absorção e variável. Pois a diferença na elaboração dos Demonstrativos de Resultados dos Exercícios é pelo fato de que no custeio variável os custos fixos são descarregados como despesas no período já no custeio por absorção os custos fixos e variáveis são alocados aos produtos, dessa forma os custos são ativados no estoque dos produtos acabados até o momento da venda, diferente do sistema variável onde os custos são alocados nas despesas do período. Enfim, os sistemas de custeio de absorção e variável resultam em DREs com resultados diferentes.
C. Qual Sistema é basicamente utilizado nas empresas industriais e quase não é utilizado nas empresas de serviços ou nas empresas rurais? Justifique a sua resposta.
RESPOSTA
O Sistema de Custeio mais utilizado em empresas indústrias e menos aplicado em prestadoras de serviços e empresas rurais, é o custo por processo. Pois este é um sistema em que os custos são acumulados por processos, ou seja, de acordo com cada etapa de fabricação. Ele é mais utilizado em empresas que se utilizam de produção em massa ou produção continua e igual como, por exemplo, as indústrias. Já as empresas prestadoras de serviços e rurais não conseguem acompanhar essa igualdade e continuidade de processos, por apresentar especificidades próprias. Além disso, por se tratar de uma produção contínua ou em massa, seus custos devem ser acumulados em cada departamento e será ele quem determinará o custo unitário do produto e seu estágio de fabricação. Ao se transferir um produto para o departamento seguinte, seu custo também será transferido, mostrando no fim o custo unitário total. No caso das empresas de serviços e rurais a contabilidade de custos deve contabilizar as atividades desses tipos de empresas individualmente, de modo a apurar o custo unitário de cada um.
D. Dos Custeios citados acima, qual deles trabalha com a ideia de Direcionadores de Custo? Explique.
RESPOSTA
O Sistema de Custeio ABC é que utiliza ideia de direcionadores de custos. É esse fator que irá determinar o custo de uma atividade. Já que toda atividade necessita de recursos para ser executada, dessa forma o direcionador de custos pode ser entendido como a verdadeira causa de seus custos, pois irá determinar a forma como recursos utilizam as atividades. Há dois tipos de direcionadores de custos: os de recursos – que permitem identificar a intensidade com que as atividades se utilizam dos recursos, servindo para calcular os custos das atividades e os de atividades – que permitem identificar a intensidade com que os produtos se utilizam das atividades, servindo para calcular o custo dos produtos.
Questão 2 (2,0 pontos)
A utilização das técnicas de Produção Equivalente e Grau de Acabamento se aplicam ao Inventário Arbitrado, ao Inventário Periódico ou ao Inventário Permanente? Explique a sua resposta.
RESPOSTA
As técnicas de Produção Equivalente e Grau de Acabamento são aplicados ao Inventário Periódico, por estarem relacionados a produtos em processo. Ou seja, ao realizar o processo de inventário esses técnicas são utilizadas para consolidar as informações sobre os produtos em elaboração, a fim de apurar o Custo de Fabricação Final e também o Custo de Produtos Vendidos.
Questão 3 (2,0 pontos)
Dos dois Sistemas de contabilização dos custos indiretos de fabricação, Sistema Monista e Sistema Dualista, qual deles é mais fácil de ser utilizado pelos contadores de custos? Explique a razão da sua resposta.
RESPOSTA
O Sistema de Contabilidade de Custos Indiretos de Fabricação, mais utilizado pelos contadores é o Dualista. Devido principalmente a diminuição do trabalho na realização da contabilização das planilhas CIFs. Onde no Sistema Dualista contabiliza-se somente os totais, em comparação ao Sistema Monista onde todos os valores das planilhas de CIFs deverem ser contabilizados. A principio o numero de planilhas trabalhadas eram pequenas, então utilizava-se o Sistema Monista, porém com o advento da tecnologia elas acabaram ficando mais extensas, o que levou os contadores a substituição
...