TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jurubeba

Casos: Jurubeba. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  1.002 Visualizações

Página 1 de 6

CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL E HABITART

JURUBEBA É UMA PEQUENA ÁRVOREDA FAMÍLIA DOS SOLANACEAE,CRESCE 3 METROS EM ALTURA,PODENDO CHEGAR A 5 METROS, COMUM NO NORTE DO BRASIL E OUTRAS PAETES TROPICAIS DA AMÉRICA DO SUL.

EXISTEM DOIS TIPOS DE JURUBEBA: MACHO E FÊMIA. OS USOS ÍNDIGENAS DE JURUBEBA SÃO MUITO MALDOCUMENTADOS,MAIS SEU USO EM MEDICAMENTOS BRASILEIROS FOI BEM DESCRITO. JURUBEBA É LISTADOCOMO UMA DROGA OFICIAL NA PHARMACOPÉA BRASILEIRA COMO UM PRODUTO ESPECÍFICO PARA ANEMIA E PARA DESORDENS DE FÍGADO E DIGESTIVAS. EM 1965,DR. G.L. CRUZ ESCREVEU QUE “ AS RAÍZES,FOLHA E FRUTOS SÃO USADAS COMO UM TÔNICOS E DESCONGESTIONANTE. ESTIMULA AS FUNÇÕES DIGESTIVAS E REDUZ A INCHAÇÃO DO FIGADO E BAÇO. É UM REMÉDIO PARA HEPATITES CRÔNICAS,FEBRE DE INTERMITES, TUMORES UTERINOS E HIDROPISIA”.

SALONUM É O GÊNERO MAIS REPRESENTATIVO DA FAMÍLIA SOLANACEAE E CONSISTE DE CERCA DE 1.500ESPÉCIES PERENES,ARBUTOS,ARVORES E TREPADORAS,SENDO UM DOS MAIS NUMEROSOS DO MUNDO. APRESENTA MUITAS PLANTAS ÚTEIS USADAS NA ALIMENTAÇÃO E TAMBEM MUITAS PLANTAS INFESTANTESOU DANINHAS. A MAIORIA DAS PLANTAS DO GÊNERO SOLANUMCONTÉM ALCALÓIDES TÓXICOS. EM ALGUMAS ESPÉCIES DE SOLANUM,CERTAS PARTES SÃO COMESTÍVEIS ENQUANTO OUTRAS PARTES DA MESMA PLAMTA SÃO MUITO VENENOSAS,O MELHOR EXEMPLO CONHECIDO É A BATATA(SOLANUM TUBEROSUM) QUE TEM FOLHAGEM E FRUTOS VENENOSOS E TURBÉCULOS COMESTÍVEIS,EMBORA ESTES FIQUEM VENENOSOS QUANDO SE TORNAM VERDES PELA EXPOSIÇÃO PROLONGADA DA LUZ.

MUITAS ESPÉCIES SOLANUM SÃO CONHECIDAS COMO “” JURUBEBA””,TAL COMO A SOLANUM PANICULATUM,UMA PLANTA NATIVA NAS REGIÕES NORTE E NORDESTE DO BRASIL.

A ORIGEM DO NOME VE DO ADJETIVO LATINO “”PANICULATUM””,PANICULATO PELO TIPO DE INFLORESCÊNCIA. OS PRINCIPAISNOMES POPULARES SÃO: JURUBABA,JURUBEBA VERDADEIRA, JUPEBA,JURIBEBA,JURUPEBA,GEROBEBA E JOÁ-MANSO. O NOME VULGAR DERIVA DO TUPI “ YÚ”,ESPINHO,E “PEBA”,CHATO.

SOLANUM...

A SOLANUM FASTIGIATUM,CONHECIDA COMO JURUBEBA DO SUL,É UMA PLANTA NATIVA NA REGIÃO DO BRASIL,OCORRENDO TAMBÉM NOS PAÍSES DA BACIA. COMUMM NO RIO GRANDE DO SUL, ESPECIALMENTE NA DEPRESSÃO CENTRAL,PRESENTE TAMBEM EM OUTROS ESTADOS SULINOS. A ORIGEM DO NOMEVEM DO ADJETIVO LATINO “ FASTIGIATUM QUE TERMINA EM PONTA “;MOTIVADO PELOS RAMOS FASCICULADOS DA INFLORESCÊNCIA,QUE APRESENTAM FRUTOS EM SUAS PONTAS.

OS NOMES POPULARES SÃO: JURUBEBA,JURUBEBA DO SUL, JURUBEBA VELAME,VELAME.ESSA PLANTA É BASTANTE PARECIDA COM DIVERSAS OUTRAS, COM DIVERSAS OUTRAS,QUE TAMBEM SÃO CONHECIDAS PELO NOME DE JURUBEBA E É USADA NA FARMACOPÉIA POPULAR COM AS MASMAS INDICAÇÕES DA VERDADEIRA JURUBEBA, SOLANUM PANICULATUM. COMO EXISTEM PREPARAÇÕES COMERCIAIS Á BASE DE JURUBEBA, É COMUM QUE AS FIRMEASQUE AS APRESENTAM RECEBAM MATERIAL DE PLANTAS PARECIDAS,INCLUSIVE DE SOLANUM FASTIGIATUM.

A SOLANUM VARIABILE,CONHECIDA COMO JURUBEBA FALSA,É UMA PLANTA NATIVA NA REGIÃO MERIDIONAL DO BRASIL E REGIÕES LIMÍTROFES DOS OUTROS PAÍSES. NO BRASIL É RELATADA A OCORRENCIA DE MINAS GERAIS AO RIO GRANDE DO SUL, COM MAIOR INTENSIDADE NA REGIÃO SUL, SENDO MUITO FREQUENTE NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL E SANTA CATARINA COM GRANDE OCORRÊNCIA NAS BEIRA DE ESTRADAS.

A ORIGEM DO NOME VEM DO ADJETIVO LATINO “” VARIABILE”, VARIÁVEL,PELA GRANDE VARIABILIDADE NA PLANTA EM GERAL, PRETICULAMENTE NO FORMATO DAS FOLHAS E NO TIPO DE PÊLOS. OS PRINCIPAIS NOMES VULGARES SÃO: VELAME,JURUBEBA VELAME,VELAME DE CAPOEIRA,JURUBEBA FALSA,JUVEVA,JUPICANGA.

“INDICAÇÕES TERAPÊUTICA E CONTRA INDICAÇÃO”

AS FOLHAS E FLORES SÃO APERIENTES,ANTI-INFLAMATÓRIOS,CICATRIZANTES,COLAGOGOS,DEPURATIVOS DO SANGUE,DESCONGESTIONATES,DIGESTIVOS,DIURÉTICOS, EMENAGOGOS,ESTIMULANTES,HEPATOPROTETORES, HEPATOTÔNICOS, LAXANTES, E TÔNICOS. JÁ AS RAÍZES E FRUTOS SÃO ANTIANÊMICOS, ANTIDIABETICOS, ANTIDISPÉPTICOS, APERIENTES, COLAGOGOS,DIURÉTICOS E TÔNICOS. EMDETRIMENTO DAS MUITAS ATIVIDADES FARMACOLÓGICAS DA JURUBEBA PELA FARMACOPÉIA BRASILEIRA, A PLANTA É CITADA OFICIAOLMENTE PARA O TRATAMENTO DE ANEMIA, DESORDENS DIGESTIVAS E PROBLEMAS NO FÍGADO.

AS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS DAS JURUBEBA DEVEM-SE AOS ESTEROIDES, SAPONINAS, GLICOSIDEOS E ALCALÓIDES PRESENTES NA RAÍZES,CAULE,FOLHAS E FRUTOS. OS ALCALOIDES SÃO ENCONTRADOS EM MAIORABUNDÂNCIA NAS RAÍZES; JÁ OS GLICOSÍDEOS, NAS FOLHAS. A JURUBEBA APRESENTA RESINAS COM ATIVIDADES COLAGOGO E CARDIOTÔNICAS. ALGUNS COMPONENTES DA FRAÇÃO DASRESINAS, A JURUBINA E JURUBEPINA,SÃO OS PRINCÍPIOS ATIVOS RESPONSAVÉIS PELA AÇÃO CARDIOTÔNICA. SEUSALCALOIDES,ESPECIALMENTES A SOLANINA,APRESENTAM, EM BAIXAS DOCES ATRAVÉIS DA VIA ORAL, AÇÃO ANALGÉSICA E ANTI-PRURIGINOSA. ESTA AÇÃO É MEDIADA ATRAVÉIS DO BLOQUEIO DOS IMPULSOS DOLOROSOS NO SISTEMA NERVOSO.

“ EFEITOS COLATERAIS DA JURUBEBA”

OS EFEITOS COLATERAIS DA JURUBEBA PODERÃO OCORRER COM A INGESTÃO PROLONGADA DOMEDICAMENTO. DEVIDO A ALTA CONCENTRAÇÃO DE ALCALOIDES E ESTEROIDES PODERÁ CAUSAR EM ALGUNS CASOSDIARREIAS, AUMENTO DAS ENZIMAS HEPÁTICAS, GASTRITE, NÁUSEAS E VÔMITOS.

PROPRIEDADES MEDICINAIS:

ANTINFLAMATÓRIA, CAMINATIVA, COLAGOGA, DESCONGESTIONAMENTE, DIGESTIVA,DIURÉTICA, EMENAGOGA, ESTOMÁQUICA, FEBRÍFUGA, HEPATOPROTETORA, HEPATOTÔNICO, TÔNICA-RAÍZES E FRUTOS SÃO ANTIDIABÉTICOS,APERIENTES,DESOBSTRUENTES, COLAGOGOS ANTIANEMICOS,DIURÉTICOS, FEBRÍFUGOS,ANTI-HIDRÓPICOS,ANTDISPÉPTICOS, AMARGOS E TÔNICOS;APERIENTES, CICATRIZANTES, COLAGOGO, DEPURATIVO DE SANGUE, DESOBSTRUENTE DO FÍGADO E DO BAÇO,DIGESTIVO, DIURÉTICO, ESTIMULANTE,LAXANTE TÔNICO.

INDICAÇÔES:

ABCESSOS INTERNOS,ACIDEZ DA SECREÇÃO GÁSTRICA, ANEMIA FERROPRIVA, ANOREXIA, ATONIA GÁSTRICA, AZIA BRONQUITE,CATARRO NA BEXIGA, CICATRIZAÇÃO DE MUCOSA,CISTITE, CONTUSÃO, DEBILIDADE, DIABETE, DISPEPSIA, ENGURGITAMENTO DO FÍGADO E DO BAÇO, ESTÔMAGO ERISIPELA,FEBRE INTERMITENTE, FERIDAS, GASTRITE E ÚCERA PÉPTICA,GRIPE,HEPATITE, NÁUSEA, REDUZIR ACIDEZ DA SECREÇÃO GÁSTRICA, SÍNDROME PÓS-HEPATITE, TOSSE, TIMORES ABDOMINAIS E UTERINOS, ÚCERA.

USO PEDIÁTRICO:

INAPETÊNCIA,ANEMIAS E HEPATITE:

“USONA GESTAÇÃO E NA AMAMENTAÇÃO”

NÃOHÁ TERATOXIDADE, EFEITOS SOBRE A FARTILIDADE OU NIDAÇÃO DO OVO EM COBAIAS. DEVE SER EVITADADURANTE A AMAMENTAÇÃO.

CONTRA-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com