Metodo Contracepitivo
Trabalho Universitário: Metodo Contracepitivo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlos_as100 • 18/9/2014 • 1.726 Palavras (7 Páginas) • 314 Visualizações
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA VIDAL RAMOS JÚNIOR
ANDERSON NOVELLO
ARIEL CALVI
GUSTAVO ANDRÉ CASAGRANDE
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Concórdia - SC
2013
ANDERSON NOVELLO
ARIEL CALVI
GUSTAVO ANDRÉ CASAGRANDE
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Trabalho de pesquisa, realizado com o objetivo de obter conhecimento sobre os métodos contraceptivos e compartilhar com a turma, na disciplina de biologia, sob orientação da professora Rosane Spessatto.
SUMÁRIO
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 DIAFRAGMA 5
2.2 COITO INTERROMPIDO 5
2.3 CAMISINHA FEMININA 6
2.4 CAMISINHA MASCULINA 6
2.5 PÍLULA ANTICONCEPCIONAL 6
2.6 TABELINHA 7
2.7 DIU – DISPOSITIVO INTRA UTERINO 8
2.8 ESPERMICIDAS 8
2.9 INJEÇÕES 9
2.10 PÍLULA DO DIA SEGUINTE 10
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
4 ANEXOS 12
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Todos sabemos que uma gravidez indesejada não é nada legal na vida de qualquer casal, ter de dedicar seu tempo para o filho que virá pode ser algo incomodo na vida dos dois, sem contar que pode ser um tremendo pesadelo para todos, incluindo o próprio bebê e familiares.
Além disso, estes métodos contraceptivos também servem para proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis, ressaltando que nem todos os métodos contraceptivos protegem contra elas. Por isso, é importante conhecer todos os métodos contraceptivos disponíveis e escolher o que melhor se adapta as suas necessidades.
Assim, esse trabalho visa abordar os tipos de métodos contraceptivos e sua utilização, bem como apontar vantagens e desvantagens do uso de cada método.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DIAFRAGMA
É um anticoncepcional de barreira, ou seja, ele obstruiu o colo do útero, impedindo que os espermatozoides cheguem ao órgão e fertilizem o óvulo. Ao contrário dos preservativos, o diafragma pode ser usado várias vezes, após devida lavagem. Seu uso pode ser interrompido quando quiser.
Após o ato sexual, deve-se esperar no mínimo 6 horas e não demorar mais de 24 para retirar o diafragma, prevenindo assim infecções e possíveis fecundações com espermatozoides ainda vivos. O Diafragma após lavado e secado é guardado em seu recipiente próprio, assim ele pode durar de 2 à 3 anos.
Para escolher o tamanho do diafragma, deve-se consultar um médico de confiança que entenda do assunto.
Utilizado há muito tempo, este método se mostra muito eficiente. Uma vantagem do Diafragma é que somente a mulher percebe que está usando e, ele tem que ser usado junto com cremes espermicida que quando colocados na vagina antes da relação sexual para evitar 99.9% das chances de gravidez.
2.2 COITO INTERROMPIDO
É um método que consiste na retirada do pênis de dentro da vagina segundos antes da ejaculação, para que o sêmen não vá para as genitais femininas. Não é um método confiável, pois a ejaculação é difícil de ser controlada. Além disso, antes mesmo da ejaculação, o pênis libera alguns espermatozoides através de glândulas.
Desvantagens:
• Não protege contra doenças;
• O homem dificilmente consegue chegar a hora H e parar subitamente (tirar para fora).;
As chances de erro do coito interrompido são de 18%.
2.3 CAMISINHA FEMININA
Normalmente feita de borracha, a camisinha feminina é mais resistente e não tem cheiro. Também pode ser usada durante a menstruação sem problemas, e a possibilidade de ser introduzida até oito horas antes da relação sexual pode ser considerada uma desvantagem ou não, levando em conta que os mais tímidos, o ato de colocar a camisinha masculina “corta o clima”.
A sua proteção contra DSTs não foi testada e estudada como nos preservativos masculinos, mas pode ser que tenha eficácia similar aquela encontrada para prevenção de gravidez. Em relação a algumas doenças, como herpes, pode ser mais eficiente do que a masculina.
2.4 CAMISINHA MASCULINA
É o método contraceptivo mais conhecido de todos, feito de látex e possuindo uma variedade incontável de aromas e sabores, também, é o que se mostra mais eficaz contra as doenças sexualmente transmissíveis, tendo um índice de erro muito baixo.
Sua eficiência pode ser medida de duas formas, o método perfeito de uso (uso correto), e o uso comum ou (incorreto)
A taxa de gravidez no uso incorreto vai de 10 a 18% ao ano.
Já essa taxa com o uso correto é de 2% ao ano.
2.5 PÍLULA ANTICONCEPCIONAL
Combinação de hormônios ingerida para inibir a fertilidade. É usada aproximadamente por 100 milhões de mulheres em todo o mundo (Pouco não?).
A pílula não atua somente como método para prevenir gravidez, ela reduz também a intensidade da cólica menstrual, causada por um hormônio que tem sua produção diminuída com o uso das pílulas,
Também ajuda na prevenção de acne e queda de cabelo, controlando os hormônios responsáveis pelos 2 problemas. A pílula também é responsável pelo controle da Anemia, já que o ciclo menstrual é mais curto e menos intenso, e ameniza os sintomas da TPM (mais um motivo para todas usarem).
Lembrando que a pílula não protege ninguém de DSTs e que seu uso combinado
...