Mini Implantes
Ensaios: Mini Implantes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vane • 1/5/2013 • 637 Palavras (3 Páginas) • 673 Visualizações
2.1 Definição de Mordida Aberta Anterior
Segundo Araujo et al. (2008), a mordida aberta anterior, especialmente em adultos, é uma alteração de difícil correção e contenção. Sua etiologia pode estar relacionada à deficiência de crescimento alveolar na região anterior, ao excesso de crescimento posterior ou ambos. À medida que cessa a fase de crescimento, torna-se cada vez mais difícil sua correção através dos métodos convencionais. Quando o tratamento envolve intrusão de dentes posterior os mini implantes são uma excelente opção de ancoragem.
Para Maia et al. (2008), a mordida aberta anterior é uma das maloclusões de maior comprometimento estético, com vários fatores etiológicos envolvidos. É definida como a presença de um trespasse vertical negativo entre as bordas incisais dos dentes anteriores superiores e inferiores, provocando alterações dentárias e esquelética. Sendo que consiste em uma das maloclusões mais difíceis de tratar, em razão dos diversos fatores etiológicos envolvidos que se relacionam à hereditariedade e aos fatores ambientais. O tratamento dessa maloclusão varia desde o controle do hábito até a adoção de procedimentos mais complexos como grade palatina, extrações dentárias, miniplacas de titânio, mini implantes, cirurgia ortognática entre outros.
Dependendo da idade, fatores etiológicos e padrão de maloclusão, vários protocolos tem sido introduzidos para tratamento de mordida aberta anterior, sendo um dos tratamentos mais desafiadores em ortodontia. Mordidas abertas esqueléticas estão sempre associadas a uma altura facial antero-inferior aumentada, ângulo FMA aumentada e ângulo goníaco obtuso.( KYUNG et al, 2010)
2.2 Mecânica Ortodôntica
2.2.1 Ancoragem esquelética: Mini implante
Costa, Raffaini e Melsen (1998) apresentaram um miniparafuso de titânio com cabeça semelhante a um braquetes, o qual poderia ser inserido em regiões como: espinha nasal anterior, sutura palatina, sínfise mandibular, entre região de pré-moçares e molares entre outras. Além disso, poderia ser inserido diretamente em mucosa e ser submetidos a cargas imediatas.
A utilização da ancoragem esquelética trouxe novas perspectivas para os tratamentos ortodônticos, viabilizando maior eficiência da mecânica ortodôntica e conseqüentemente resultado mais previsível. O sucesso da utilização dos microparafusos como recurso de ancoragem, depende do correto planejamento interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de ortodontia e cirurgia. Sendo também necessários conhecimentos específicos sobre os microparafusos como: aplicação clínica, escolha do local de instalação, critérios de seleção, manejo cirúrgico e clínico. (VILLELA et al., 2006)
Atualmente existem mini-implantes específicos para ortodontia os quais possuem uma área lisa para atravessar a mucosa e uma extremidade apropriada para instalação de fio de amarril ou módulos elásticos, produzidos em formatos cilíndricos ou cônicos. Estes apresentam vantagens quando comparados aos demais métodos de ancoragem tradicional e esquelética tais quais: maior eficiência, estética e conforto para o paciente, baixo custo, facilidade de instalação e de remoção, tornam mais previsíveis os
...