Mitose
Artigos Científicos: Mitose. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Abdul • 27/8/2013 • 3.796 Palavras (16 Páginas) • 2.634 Visualizações
1. Introdução
O presente trabalho aborda “Divisão Celular - Mitose”, Segundo Muller (2006:51) “A mitose é um processo de divisão celular em que ocorre uma duplicação cromossómica para cada divisão celular. Assim, a quantidade e a qualidade dos cromossomas da célula-mãe são mantidos nas células-filhas”.
Este processo ocorre em quatro fases: Profase, Metafase, Anafase e Telofase (SOARES, 1997:66).
Profase – é a etapa mais longa da mitose, onde os filamentos de cromatina se condensam, originando umas estruturas grossas e curtas – os cromossomas.
Metafase – é a etapa onde o fuso acromático se vai ligar aos centrómeros dos cromossomas, que já atingiram o encurtamento máximo, formando assim a placa equatorial, onde os cromossomas se dispõem voltados para o centro do plano com os braços voltados para fora
Anafase – dá-se a fragmentação dos centrómeros, separando assim os cromatídeos, passando cada um destes a formar agora um cromossoma; as fibras do fuso acromático começam a encurtar levando assim os cromossomas para os pólos – ascensão polar;
Telofase – passa-se exactamente o contrário da profase, ou seja, a cromatina vai descondensar e alongar, o fuso acromático dissolve-se, a membrana nuclear irá reaparecer dispondo-se à volta dos cromossomas, formando assim dois núcleos novos.
Terminada a mitose, vai ocorrer então a citocinese, que consiste na separação do citoplasma da célula-mãe, em duas partes iguais, originando assim as duas novas células.
As células procarióticas dividem-se por fissão binária, enquanto as eucarióticas seguem um processo de divisão do núcleo, chamada mitose, seguida pela divisão da membrana e do citoplasma chamada citocinese.
O aparelho mitótico é constituído pelos fusos acromáticos, centríolos, ásteres e cromossomas.
O objectivo é de identificar e descrever a mitose e as respectivas fases, permitindo neste contexto, pôr em discussão o tema de modo a conhecer integralmente esta parte da divisão celular. Este trabalho permite conhecer a mitose como uma forma de reprodução dos organismos vivos e as vantagens e desvantagens da mitose. É de salientar que na elaboração deste trabalho, usou-se a consulta bibliográfica.
2. Tipos de Divisão Celular
As células procarióticas dividem-se por fissão binária, enquanto as eucarióticas seguem um processo de divisão do núcleo, chamada mitose, seguida pela divisão da membrana e do citoplasma chamada citocinese.
2.1. Fissão binária
BURNIE (1994) “Cissiparidade, divisão simples, bipartição ou fissão binária é o processo de divisão celular no qual um organismo unicelular se reproduz em dois por mitose”.
Fissão binária, cissiparidade ou bipartição é o nome dado ao processo de reprodução assexuada dos organismos unicelulares que consiste na divisão de uma célula em duas, cada uma com o mesmo genoma da descendente (AMABIS e MARTHO, 2006:352).
2.2. Conceitos chaves
O fuso mitótico ou fuso acromático é uma estrutura celular efémera, constituída por microtúbulos. É uma estrutura do citosqueleto das células eucariotas, envolvida na mitose e na meiose. Durante a meiose leva o nome de fuso meiótico. A sua função é a de separar os cromossomas durante a divisão celular de modo a que sejam incluídos nas células-filha. É constituído por feixes de microtúbulos que se alinham longitudinalmente e que no conjunto apresentam uma forma do tipo elipsóide.
O fuso orienta os cromossomas para que fiquem centralizados no equador da célula durante a metáfase da mitose. Só existe nas células animais, juntamente com os centríolos, nas células vegetais aparece sem os centríolos.
O centrossomo é a região específica da célula, situada próxima ao núcleo, onde são organizados os microtúbulos. Em células animais, cada centrossomo tem um par de centríolos envolvidos por uma região onde os microtúbulos se ligam.
Centríolos ou centros celulares são feixes curtos de microtúbulos localizados no citoplasma das células eucariontes, ausentes em alguns protistas, gimnospermas, angiospermas e fungos. Normalmente, as células possuem um par de centríolos posicionados lado a lado ou posicionados perpendicularmente. São constituídos por nove túbulos triplos ligados entre si, formando um tipo de cilindro. Dois centríolos dispostos perpendicularmente formam um diplossomo. Têm origem comum com os centrossomos que dão origem a flagelos e cílios que efetuam o movimento em certos tipos celulares e organismos protistas.
O centríolo ajuda na separação das células esticando-se na hora da divisão então os cromossomos ficam ali em volta dos tubos do cetríolo e quando acaba a divisão celular os cromossomos e centríolos já estão em seus devidos lugares.
Microtúbulos são estruturas protéicas que fazem parte do citoesqueleto nas células. São filamentos com diâmetro de, aproximadamente, 24 nm e comprimentos variados, de vários micrómetros até alguns milímetros nos axônios das células nervosas. Microtúbulos são formados pela polimerização da proteína tubulina.
Cinetócoro é uma espécie de disco de proteínas, localizado no centrômero. Esta é formado no final da prófase na região do centrômero, o cinetócoro tem a função de consumir a tubulina já no final da divisão celular (mais especificamente na anáfase. Na prófase formam-se dois cinetócoros na região do centrômero, em direcções opostas e um para cada cromátide. Já na metáfase eles se ligam às fibras do fuso provenientes dos pólos opostos da célula. Com auxílio de uma "proteína motora" o cinetócoro (juntamente com as cromátides) consome a tubulina proveniente dos pólos opostos encurtando o fuso acromático, permitindo assim a divisão.
2.3. Mitose nos animais
“Mitose (do grego mitos, fio, filamento; osis, acção) ou cariocinese (do grego karyon, núcleo; kinesis, movimento) é o processo de divisão celular no qual ocorrem profundas alterações citoplasmáticas e nucleares da célula, visando uma equilibrada distribuição dos seus cromossomas para as duas células filhas que vão surgir” (SOARES, 1997:66).
Segundo Amabis e Martho (2004:178) “A mitose é um processo contínuo, com duração entre 30 e 60 minutos, em que uma célula se transforma em duas células filhas”.
Segundo
...