Métodos Anteconcepcionais
Por: jacozinho54 • 11/11/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 429 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
[pic 1]
PÍLULA ANTICONCEPCIONAL
O anticoncepcional hormonal combinado oral (AHCO) ou pílula anticoncepcional é um comprimido que tem em sua base a utilização de uma combinação de hormônios, geralmente estrogênio e progesterona sintéticos, que inibe a ovulação. O anticoncepcional oral também modifica o muco cervical, tornando-o hostil ao espermatozoide. O método contraceptivo oral é a prática de prevenção mais utilizada atualmente. Além da contracepção, a pílula anticoncepcional também é utilizada na terapia de algumas doenças que acometem uma parcela das mulheres.[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
Existem estudos que apontam que a pílula anticoncepcional pode diminuir a incidência de câncer de ovário e de endométrio, doença benigna da mama, o desenvolvimento de cistos ovarianos funcionais, artrite reumatoide, doença inflamatória pélvica (DIP), gravidez ectópica e anemia por deficiência de ferro.
[pic 6]
Existem vários métodos contraceptivos, eles variam quanto à eficácia, efeitos secundários, formas de uso e custos. Esses métodos deverão ser orientados por um profissional da saúde habilitado.
PRINCIPAIS METÓDOS[pic 7]
[pic 8]
- Tabelinha: Método que a mulher calcula sua fertilidade a partir da última menstruação.[pic 9]
[pic 10]
- Camisinha: É um método seguro para evitar a gravidez. Também eficaz contra DST/HIV/AIDS. Obs.: nunca devem ser usadas as camisinhas masculina e feminina ao mesmo tempo.[pic 11]
[pic 12]
- Diafragma: Anel de borracha flexível colocado na vagina pela própria mulher, com função de impedir a passagem dos espermatozoides para o útero da mulher.
[pic 13]
- DIU: Pequeno objeto de plástico colocado no útero da mulher, como forma de evitar a gravidez não planejada.
[pic 14][pic 15][pic 16]
- Orais (Pílula): Comprimidos que contém hormônios iguais aos produzidos pelo corpo da mulher. Devem ser tomados todos os dias e no mesmo horário para evitar a gravidez.
- Injetáveis: Contém hormônios semelhantes à pílula, porém deve ser aplicado mensalmente. É considerado um método muito seguro.
[pic 17]
[pic 18]
- Ligação Tubária: Pequena cirurgia na qual é feito um corte nas trompas, impedindo a fecundação. Após a cirurgia a mulher não poderá mais engravidar.
[pic 19]
- Vasectomia: Rápida cirurgia em um canal perto dos testículos. O único efeito é que o homem não poderá mais engravidar sua parceira, não alterando outras funções.
...