NOME Anatomic
Projeto de pesquisa: NOME Anatomic. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Andre_neguinho • 6/10/2014 • Projeto de pesquisa • 880 Palavras (4 Páginas) • 270 Visualizações
1. NÔMINA ANATÔMICA
Como toda ciência, a Anatomia tem sua linguagem própria. É o conjunto de termos empregados para designar e descrever o organismo ou suas partes dá-se o nome de Nomenclatura Anatômica. Em sucessivos congressos de Anatomia em 1933, 1936 e 1950 foram feitas revisões e finalmente em 1955, em Paris, foi aprovada oficialmente a Nomenclatura Anatômica, conhecida sob a sigla de P. N. A. Ao designar uma estrutura do organismo, a nomenclatura procura adotar termos que não sejam apenas sinais para a memória, mas tragam também alguma informação ou descrição sobre a referida estrutura.
A Nômina Anatômica constitui o conjunto de termos empregados para indicar e descrever as partes do organismo; é à base da linguagem anatômica.
Chopard (2006) refere que a Nômina Anatômica constitui o conjunto de termos empregados para indicar e descrever as partes do organismo, sendo à base da linguagem anatômica. A nomenclatura anatômica oficial é escrita em latim, sendo adaptada ou traduzida para o vernáculo de cada país.
A primeira tentativa de uniformizar e criar uma nomenclatura anatômica internacional ocorreu em 1895, na Basiléia, por esta razão denominada Basle Nômina Anatômica (BNA) e embora houvessem ocorrido tentativas de atualizá-la em 1910 e 1930, ela só se efetuou em 1933, pela Anatomical Society of Great Britain and Ireland.
Coube a FICAT elaborar a versão final da terminologia, tendo sido anunciada oficialmente em agosto de 1997. Essa lista foi enviada a todas as sociedades anatômicas para ser traduzida para os diversos idiomas e no Brasil, a Comissão de Terminologia Anatômica da Sociedade Brasileira de Anatomia, filiada à FICAT, realizou a tradução e, sequencialmente, publicou a primeira edição brasileira, em 2001. Esta é a última versão da Nômina Anatômica, que tem validade até a próxima revisão.
2. PLANOS
Na posição anatômica o corpo humano pode ser delimitado por planos tangentes à sua superfície, os quais, com suas intersecções, determinam a formação de um sólido geométrico, um paralelepípedo.
Tem-se assim, para as faces desse sólido, os seguintes planos correspondentes:
2.1 PLANO SAGITAL:
É todos os planos verticais com orientação paralela a sutura sagital do crânio (ou da orelha). O plano sagital mediano (ou plano mediano) divide o corpo em duas metades iguais, direita e esquerda.
2.2 PLANO FRONTAL:
É todos os planos verticais com trajeto paralelo à sutura o crânio (ou da testa). O plano coronal divide corpo em duas metades diferentes, anterior e posterior.
2.3 PLANO TRANSVERSAL:
São todos os planos que cortam o corpo horizontalmente. Divide o corpo em duas metades diferentes, superior e inferior.
3. EIXOS DE SIMETRIA
Quando é observado o movimento do corpo humano, aplica-se o conhecimento de eixo. Os eixos são linhas imaginarias que atravessam os planos do corpo perpendicularmente para possibilitar movimentos. Lembrando que estes planos e eixos serão sempre aplicados nas partes do corpo humano que permitem graus de movimentos amplos (Articulações diartrose).
3.1 EIXO LATERO-LATERAL:
Estende-se de um lado ao outro, tanto da direita para a esquerda quanto o inverso, perpendicular ao plano sagital. Esse eixo também é conhecido como transversal ou horizontal. Esse eixo possibilita os movimentos de flexão e extensão.
EX: Articulação do ombro, do cotovelo, etc.
3.2 EIXO ANTERO-POSTERIOR:
Estende-se em sentido anterior para posterior, perpendicular ao plano frontal. Esse eixo também e´chamado de sagital. Esse
...