Nematódeos
Seminário: Nematódeos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sanddy007 • 16/12/2014 • Seminário • 1.330 Palavras (6 Páginas) • 350 Visualizações
Os nematódeos ( do grego nematos = fio + eidos = forma ) ou nematelmintos apresentam corpo cilíndrico ou filamentoso, afilado nas duas extremidades. Têm tamanho variado, existindo espécies com 1 milímetro de comprimento e outras que chegam até 1 metro. São representados por mais de 15 mil espécies, constituindo o segundo filo animal mais numeroso ( o primeiro é o dos artrópodes ). Espécies de vida livre ocorrem no solo e na água; numerosos são os parasitas de animais e vegetais.
Os vermes nematódeos são animais de sexos separados, sendo as fêmeas maiores do que os machos. Os ovos são microscópicos, mas resistentes a condições desfavoráveis do meio ambiente.
Como representante típico desse filo destaca-se a lombriga ( Ascaris lumbricoides ). Na fêmea, que atinge de 35 a 40 cm de comprimento, a extremidade posterior é alongada. O macho, com 15 a 35 cm de comprimento, apresenta a extremidade posterior recurvada e com duas espículas usadas na cópula com a fêmea.
- Características gerais :
1) - Simetria bilateral ;
2) - Protostomados ;
3) - Triblásticos ;
4) - Tubo digestivo completo ;
5) - Sistema nervoso difuso ( ou ganglionar ) ;
6) - Olfato mais apurado que nos platelmintos ;
7) - Pseudo - celomados ( facilita o processo de difusão ) ;
8) - Todos sexuados.
Filo Nematodea
Nematódeos ou nematelmintos (nemato = fio)
• São vermes cilíndricos, afilados nas extremidades , assemelhando-se a um fio.
• Triblásticos, pseudocelomados e com o corpo coberto por uma película muito resistente, cutícula, secretada pela epiderme.
• Primeiros com tubo digestório completo (boca e anús).
• Respiração cutânea (pela pele).
• Não tem sistema sistema circulatório
• O sistema excretor é formado por tubos longitudinais ou células especiais ( células ventrais ou renetes).
• O sistema nervoso é constituído por um anel em volta do esôfago, do qual partem cordões nervosos longitudinais.
• Sexos são separados e a fecundação externa.
Ascaris lumbricoides – Ascaridíase (lombriga)
• Os vermes adultos medem de 15 a 40 cm, desenvolvem-se no intestino delgado do hospedeiro, onde fêmea e macho se acasalam.
• Os ovos são expulsos nas fezes. Tendo condições favoráveis (temperatura, umidade e outros), desenvolve do interior uma larva Rabditóide.
• Alimentos contaminados com ovos , são a causa da contaminação. Os ovos eclodem e perfuram a parede do intestino, chegando a corrente sanguínea e posteriormente aos vasos linfáticos, coração, pulmão, alvéolos, brônquios, traqueia, laringe, faringe e estomago. Durante o processo de migração a larva vai maturando chegando ao estômago na fase adulta.
• Tratamento medicamentoso com cura.
• Prevenção está em obras de saneamento e na boa limpeza de alimentos, principalmente hortaliças e produtos que vem direto da terra (não industrializados).
• Há possibilidade também se contaminar ao encostar as mãos em superfícies que hajam os ovos e o contato mão boca.
Os nematódeos ou nemátodos (Nemathelminthes) (também chamados de vermes cilíndricos) são considerados o grupo de metazoários mais abundante na biosfera, com estimativa de constituírem até 80% de todos os metazoários com mais de 20.000 espécies já descritas, de um número estimado em mais de 1 milhão de espécies atuais, que incluem muitas formas parasitas de plantas e animais. Apenas os Arthropoda apresentam maior diversidade. O nome vem da palavra grega nema, que significa fio.
Os nematódeos conquistaram com sucesso os habitats marinho, de água doce e terrestre. Embora a maioria seja de vida livre, há muitos representantes parasitas de praticamente todos os tipos de plantas e animais. Seu tamanho é muito variável, indo de aproximadamente 1 mm até cerca de oito metros de comprimento.
Embriologia
São animais triblásticos (possuem os 3 folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme), pseudocelomados (cavidade do corpo é delimitada pelos tecidos da mesoderme e tecidos da endoderme), protostômios (quando o blastóporo dá origem à boca) e possuem simetria bilateral.
Tegumento
O corpo desses vermes é coberto por uma cutícula protetora muito resistente, produzida pela epiderme, composta principalmente de colágeno. Essa cutícula protege contra as enzimas produzidas pelo sistema digestório do organismo hospedeiro. A epiderme é composta por uma camada de células simples.
Musculatura
A musculatura dos nematódeos é composta por uma única camada de células que se distribui longitudinalmente pelo corpo. Essa musculatura lisa é responsável pelos movimentos desses animais. Provocam flexões dorsoventrais. A movimentação também vai depender da elasticidade da cutícula e do esqueleto hidrostático, líquido presente no pseudoceloma.
Respiração
Os nematódeos não possuem sistema respiratório, e a respiração é cutânea ou tegumentar, feita através de difusão.
Digestão
Os nematódeos são os primeiros animais a apresentarem sistema digestório completo, ou seja, possuem boca e ânus.
A boca possui lábios ao redor. Esses lábios possuem papilas sensoriais, dentes ou placas cortantes seguidas de uma faringe musculosa que efetua
...