O Presidente da Coreia, Kim Jong-un Praia
Ensaio: O Presidente da Coreia, Kim Jong-un Praia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sakurahana • 3/6/2014 • Ensaio • 383 Palavras (2 Páginas) • 465 Visualizações
O presidente norte-coreano Kim Jong-un comprometeu-se com negociadores estrangeiros a suspender o programa de enriquecimento de urânio, os testes nucleares e os lançamentos de mísseis de longa distância. Também consentiu a inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica que visitem os prédios onde há atividades nucleares.
(Revista Veja. São Paulo: Abril. ed. 2259, ano 45, n.10, mar. 2012, p.76. Adaptado)
Esse comprometimento norte-coreano tem como contra-partida estrangeira o recebimento de
Escolha uma:
a. armamentos convencionais cedidos por Israel.
b. ajuda humanitária proveniente das Nações Unidas.
c. investimentos externos diretos oriundos da União Europeia.
d. alimentos enviados pelos Estados Unidos. (x)
e. commodities procedentes de países do Mercosul.
O estudo da heteronormatividade como aparato do poder e força normalizadora característica da ordem social do presente foi (e algumas vezes ainda é) confundido como a descrição das normas contra as quais lutariam sujeitos socialmente classificados como anormais, pervertidos, sexualmente desviantes, em suma, termos sintetizados pela palavra queerna língua inglesa. No entanto, os principais teóricos queer demonstraram que tais sujeitos frequentemente também estão enredados na heteronormatividade. O foco queer na heteronormatividade não equivale a uma defesa de sujeitos não-heterossexuais, pois ele é, antes de mais nada, definidor do empreendimento desconstrutivista dessa corrente teórica com relação à ordem social e os pressupostos que embasam toda uma visão de mundo, práticas e até mesmo uma epistemologia. Em síntese, o estudo da sexualidade necessariamente implica explorar os meandros da heteronormatividade, tanto a homofobia materializada em mecanismos de interdição e controle das relações amorosas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo, quanto à padronização heteronormativa dos homo orientados.
MISKOLCI, Richard. A Teoria Queer e a Sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, Porto Alegre, ano 11, nº 21, jan./jun. 2009, p. 150-182.
Partindo do pressuposto de que as orientações afetivas hetero e homo são construções discursivas, depreende-se do texto acima que:
Escolha uma:
a. A heteronormatividade é necessária para manter a ordem social, uma vez que se trata de algo inerente ao ser humano normal.
b. A heteronormatividade nas relações afetivas estão ameaçadas no presente, em função dos ataques dos teóricos queer.
c. O estudo a heteronomatividade é foco dos teóricos queer, pois é importante compreender como ela se constrói como padrão de comportamento de referência inclusive dos homo orientados.(x)
d. A homofobia é o principal instrumento de desconstrução da heteronormatividade.
e. O estudo da sexualidade implica combater a heteronormatividade em defesa das minorias sexuais.
...