OCORRÊNCIA DE ENTEROPARASITAS EM CRIANÇAS DA ESCOLA MUNICIPAL ROBERTO SANTOS, SALVADOR - BAHIA.
Pesquisas Acadêmicas: OCORRÊNCIA DE ENTEROPARASITAS EM CRIANÇAS DA ESCOLA MUNICIPAL ROBERTO SANTOS, SALVADOR - BAHIA.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nessascp • 30/4/2014 • 5.516 Palavras (23 Páginas) • 649 Visualizações
ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
CURSO BIOMEDICINA
CAMILA CARVALHO GONÇALVES
OCORRÊNCIA DE ENTEROPARASITAS EM CRIANÇAS DA ESCOLA MUNICIPAL ROBERTO SANTOS, SALVADOR - BAHIA.
SALVADOR-BA
2012
CAMILA CARVALHO GONÇALVES
OCORRÊNCIA DE ENTEROPARASITAS EM CRIANÇAS DA ESCOLA MUNICIPAL ROBERTO SANTOS, SALVADOR - BAHIA.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Biomedicina.
Orientador: Prof. Dr.Artur Gomes Lima.
SALVADOR-BA
2012
CAMILA CARVALHO GONÇALVES
OCORRÊNCIA DE ENTEROPARASITAS EM CRIANÇAS DA ESCOLA MUNICIPAL ROBERTO SANTOS, SALVADOR - BAHIA.
Esta monografia foi julgada adequada à obtenção do título de bacharel em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Salvador – BA, 29 de Outubro de 2012.
Prof. Dr. Artur Dias Lima
Bacharel em Ciências Biológicas pela UFBA
Doutor em Biologia Parasitária, IOC- FIOCRUZ
(Orientador)
Profª. Ana Márcia Fontes Novaes
Bacharel em Ciências Biológicas pela UCSAL
Mestranda em Biotecnologia e Medicina Investigativa – FIOCRUZ
(Presidente da Banca)
Fabiano Mosquera Simões
Esp. Ecologia e Intervenções Ambientais – UNIJORGE- BA
(Membro)
Juliana Lima
Esp. Análises Clínicas e Toxicológicas - FOC- SP
(Membro)
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus pela vida, por estar sempre no meu caminho, iluminando e guiando às escolhas certas.
A minha mãe por todo amor, carinho, educação, compreensão, ajuda e por fazerem dos meus sonhos os seus sonhos.
A Caroline Carvalho que além de ser minha irmã é minha amiga, por ter colaborado bastante ao longo deste tempo na minha formação, seja me ouvindo ou ajudando a confeccionar os trabalhos. Muito obrigada vida, sem você não chegaria até aqui!
A Luis Lemos por ter vivenciado comigo passo a passo todos os detalhes deste trabalho, além de ter me dado todo o apoio que necessitava nos momentos difíceis, sempre estando do meu lado ao longo desses 5 anos.
A Jamile Neto que nestes últimos meses não foi só uma companheira de faculdade, mas uma amiga que me deu força e colaborou muito para a minha formação profissional.
A Vanessa Costa Pinto e a Luciano Weber pela amizade e companheirismo em todos esses anos, pelos seus inúmeros conselhos que sempre disponibilizou e pelas palavras de estímulos.
Aos amigos que fiz durante o curso, em especial a Leila Almeida, Jamile Neto, Isabella Luz e Manoella Luna por compartilharem inúmeros conhecimentos durante o nosso período acadêmico; pelo companheirismo sempre, por toda compreensão e por muitos momentos de descontração, emoções e, acima de tudo, pela verdadeira amizade que construímos. Sem vocês essa trajetória não seria tão prazerosa!
Agradeço ao meu orientador e professor Artur Gomes Dias Lima que com atenção compartilhou seus conhecimentos acadêmicos, dando a força necessária para a conclusão deste trabalho.
À Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, pela disponibilidade do laboratório de Parasitologia e a técnica Marisete que contribuiu na realização dos exames coproparasitológicos e para o bom andamento deste trabalho.
As professoras e funcionários da Escola Municipal Governador Roberto Santos, por me receberem de braços abertos e me ajudarem na realização desse trabalho, em especial as professoras Edileusa e Rogéria.
E agradeço aos pais/responsáveis dos alunos que acreditaram no propósito desse trabalho e depositaram suas esperanças em mais uma pesquisa voltada para o bem da comunidade.
RESUMO
As enteroparasitoses são um dos principais problemas de saúde que acometem crianças do mundo todo, particularmente as mais carentes. O principal objetivo deste trabalho foi avaliar a prevalência de enteroparasitas em crianças da Escola Municipal Governador Roberto Santos, Salvador, Bahia. Foram analisadas através do método de sedimentação espontânea 13 amostras fecais de crianças da 1ª e 2ª série do ensino fundamental de ambos os sexos. Os resultados mostram uma positividade de 77% sendo os indivíduos do sexo masculino mais acometidos com 32%. Os enteroparasitas mais freqüentes foram, em ordem decrescente, Endolimax nana 47% (8), Entamoeba coli 25 % (5), Trichuris trichiura 13% (2) Ascaris lumbricoides 6% (2) e Ancilostomídeo 6% (2). A baixa renda e a quantidade de pessoas morando na mesma residência foram indicadores determinantes da alta prevalência, principalmente das enteroparasitas não patogênicas. Desta forma, recomenda-se que sejam implantadas políticas de saneamento e educação sanitárias a fim de melhorar a qualidade da saúde das crianças em questão.
Palavras- chave: Enteroparasitoses; Crianças; Saúde.
...