Organografia
Resenha: Organografia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tugs • 28/7/2013 • Resenha • 451 Palavras (2 Páginas) • 469 Visualizações
Pacotuba, 01 de Julho de 2013
Relatório de aula de campo sobre técnicas de coleta e herborização
Participantes: 2012100610/ 2012100609
Objetivos:
O principal objetivo desta aula foi aprender corretamente as técnicas de coleta de material em campo e os processos necessários para a herborização de mesmo. Além disso, foi possível colocar em prática o conteúdo teórico abordado na disciplina.
A visita se iniciou na parte da manhã, aproximadamente 7 horas, quando saímos da UFES campus Alegre em direção a FLONA (Floresta Nacional de Pacotuba) localizada no distrito de Pacotuba para a visitação. Chegando ao local, fomos divididos em grupos, cada um com um monitor que possuía materiais para a realização da atividade. Um técnico estagiário nos recebeu e guiou até a entrada da trilha e nos passou informações importantes de como proceder ao caminhar, ao adentrar a floresta a professora Tatiana Carrijo passou instruções de como se faz uma coleta de material em campo. As técnicas corretas para a coleta são as seguintes: coletar até o quinto nó, material fértil, anotar as características do material, local onde foi realizada, dentre estas a mais importante é a presença de ramo fértil, pois sem este é muito difícil utilizar uma chave para identificar o material. Para a coleta foi necessário uma tesoura de poda e podão com vara, para a coleta de material em árvores. Após a professora ter feito uma coleta demonstrativa nos foi mostrado como proceder para herborizar o material, onde é imprescindível que este seja etiquetado com o número de coletor e inicias do quem realizou a mesma. Para a herborização, o material é colocado entre folhas de jornal e depois prensado entre duas grades de madeira que eram amarradas por uma corda, após a secagem ele será costurado em uma “pasta” possuindo uma etiqueta, feito isso o material será registrado no herbário e poderá entrar para a coleção.
Então, ao decorrer da aula, foi decidido que cada grupo orientado por um monitor teria que coletar um exemplar de forma correta e realizar os procedimentos para herborização. As espécies coletadas pelos integrantes deste relatório foram as seguintes:
Indeterminado 1 – arbusto de médio porte, flores vermelhas de tamanho médio, sem cheiro, pouco abundante, próximo à beira da trilha. Coletor: TLS 1.
Indeterminado 2 – arbusto pequeno, flores brancas diminutas, sem cheiro, pouco abundante, próximo à trilha. Coletor: MZ 1.
Após estes espécimes serem coletados, eles foram submetidos aos processos de herborização. Ao final da trilha o professor Mário ministrou uma pequena palestra de 20 minutos sobre ecologia florestal de forma geral, permitindo aos presentes compreenderem melhor como se dá as interações ecológicas em uma floresta e a sua estrutura. Ao término da palestra caminhamos em direção ao ônibus e retornamos ao CCA-UFES, chegando aproximadamente às 12h15min.
...