TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLUIÇÃO RADIOTIVA

Monografias: POLUIÇÃO RADIOTIVA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário:

Resumo...............................1.1

Objetivo..............................1.2

Introdução..........................1.3

Resultados e Discussão.......2.0

Conclusão...........................2.1

1.1 Resumo:

Poluição radioativa – Neste trabalho vamos abordar os principais aspectos da poluição radioativa como,fontes da poluição radioativa,elementos radioativos,a energia nuclear e seus perigos e soluções para prevenir esses desastres.

1.2 Objetivos:

- Saber por que a radioatividade é tão perigosa

-Entender os fatores causadores da poluição nuclear

-E esclarecer causas e soluções de desastres ambientais

1.3 Introdução

A poluição radioativa ocorre quando há o aumento dos níveis naturais de radiação através da utilização de elementos radioativos naturais ou artificiais.

O uso de radiação para os mais diversos fins tem se intensificado nas últimas décadas, uma vez que esta é uma poderosa fonte de energia. A radiação tem sido utilizada especialmente na medicina, engenharia civil, indústria armamentista e espacial. Reatores nucleares são utilizados nas usinas nucleares para produção de energia elétrica e térmica.

2.0 Resultados e Discussão

Poluição radioativa - a energia nuclear é uma das alternativas para se garantir o abastecimento de energia nos próximos anos. A energia é obtida por fissão nuclear, onde os núcleos atômicos são bombardeados por certas partículas e se partem, liberando a energia que armazenam. O grande perigo são os resíduos, o lixo atômico, a resistência dos materiais dos reatores. A poluição radioativa provoca morte imediata, deformações congênitas e câncer, dependendo da intensidade e tempo de exposição.

PRINCIPAIS ELEMENTOS RADIOATIVOS

• IODO 131

• PLUTÔNIO 239

• ESTRÔNCIO 90

• URÂNIO

• COBALTO

A poluição radioativa tem como principais fontes:

substâncias radioativas naturais: são as substâncias que se encontram no subsolo, e que acompanham alguns materiais de interesse econômico, como petróleo e carvão, que são trazidas para a superfície e espalhadas no meio ambiente por meio de atividades mineradoras.

substâncias radioativas artificiais: substâncias que não são radioativas, mas que nos reatores ou aceleradores de partículas são “provocadas”.

Finalmente, devemos lembrar que a poluição radioativa provém principalmente de: indústrias, medicina, testes nucleares, carvão, radônio, fosfato, petróleo, minerações, energia nuclear, acidentes radiológicos e acidentes nucleares.

Para se evitarem os efeitos desastrosos da radiação atômica, o lixo atômico deve ser colocado em recipientes resistentes e de longa duração. Podem então ser enterrados em formações geológicas rasas ou profundas, ou ainda estocados em instalações especialmente construídas na superfície da Terra.

Como essas soluções não são totalmente seguras e não resolvem o problema, pesquisam-se formas de reaproveitar totalmente os resíduos.

Os defensores do uso da energia nuclear acham que vale a pena correr riscos por esse tipo de energia, especialmente no caso de países onde outras fontes energéticas não são suficientes. Nesse caso, é necessário aumentar a segurança em relação às usinas e ao lixo atômico.

Desastres nucleares

Acidente nuclear de Chernobil- O acidente nuclear de Chernobil ocorreu dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear de Chernobil (originalmente chamada Vladimir Lenin) na Ucrânia (então parte da União Soviética). É considerado o pior acidente nuclear da história da energia nuclear, produzindo uma nuvem de radioatividade que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido, com a liberação de 400 vezes mais contaminação que a bomba que foi lançada sobre Hiroshima. Grandes áreas da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia foram muito contaminadas, resultando na evacuação e reassentamento de aproximadamente 200 mil pessoas.

Acidente radiológico de Goiânia- O acidente radiológico de Goiânia, amplamente conhecido como acidente com o Césio-137, foi um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil. A contaminação teve início em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias das instalações de um hospital abandonado foi encontrado, na zona central de Goiânia, no estado de Goiás. Foi classificado como nível 5 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares.

O instrumento, irresponsavelmente deixado no hospital, foi encontrado por catadores de um ferro velho do local, que entenderam tratar-se de sucata. Foi desmontado e repassado para terceiros, gerando um rastro de contaminação, o qual afetou seriamente a saúde de centenas de pessoas. O acidente com Césio-137 foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora das usinas nucleares.

2.1 Conclusão

Concluímos que:

-A poluição radioativa ou nuclear não é muito comum mas se for causada por algum motivo pode ter efeitos desastrosos, ao meio ambiente e a saúde das pessoas atingidas pela radioatividade.

-em países onde não se tem muitas opções de energias alternativas,a energia nuclear surge como uma saída para o problema,mas deve-se tomar muito cuidado com o destino dos resíduos nucleares,para evitar desastres e acidentes.

-o principal desastre nuclear foi o de Chernobyl na Ucrânia antiga União-sovietica onde milhares de pessoas foram atingidas,matando muitas e deformando e causando doenças em milhares de pessoas.

...

Baixar como  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »