TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO

Trabalho Universitário: PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/1/2014  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  1.057 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Na verificação da acidez de substâncias químicas são usados indicadores. São substâncias que mudam de cor quando em presença de ácidos ou bases. A fenolftaleína é um indicador de pH com a fórmula C20H14O4. Apresenta-se normalmente como um líquidoincolor. É solúvel em água liberando íons H+ e OH-. Utilizada frequentemente em titulações, na forma de suas soluções alcoólicas, mantém-se incolor em soluções ácidas e torna-se cor-de-rosa em soluções básicas (ATKINS, 2011).

A titulação é uma técnica analítica, que tem como finalidade determinar a concentração exata de uma solução. Na análise volumétrica, a solução de concentração conhecida é designada por solução titulante e aquela cuja concentração se pretende determinar é designada por solução titulada. O titulante é adicionado ao titulado até que se atinja a quantidade estequiométrica. A titulação termina quanto se atinge o ponto final da reação ou ponto de equivalência. O ponto final é detectado pela variação de uma propriedade física ou química da solução a ser titulada, utilizando indicadores.

Soluções ± padrão são soluções de concentração, rigorosamente conhecida, que podem ser preparadas por dois processos diferentes, conforme se dispõe ou não de uma substância primária ou padrão. Uma substância primaria ou substância padrão é aquela que apresenta características como: um elevado grau de pureza, não ser higroscópica, ser estável, reagir nas proporções indicadas pela equação química, ser bastante solúvel, ter elevada massa molar (ATKINS, 2011).

Quando se dispõem de uma substância primaria pode preparar-se diretamente a solução-padrão medindo com rigor a massa correspondente a quantidade necessária e dissolvendo no volume de água necessário para obter a concentração pretendida. Quando não se dispõem de uma substância primária, prepara-se uma solução de concentração aproximada, mais concentrada do que a que se pretende e, por titulação com uma solução-padrão, determina-se a sua concentração exata (ATKINS, 2011).

Objetivo

Padronizar uma solução de hidróxido de sódio por titulação com ácido clorídrico padronizado.

Materiais e Reagentes

ITEM Equipamentos, Vidrarias e Reagentes

01 Suporte universal com garras

02 Balança analítica

03 Chapa aquecedora(forno elétrico)

04 Espátula

05 Funil

06 Bastão de vidro

07 Pipeta volumétrica

08 Proveta

09 Balão volumétrico

10 Erlenmeyer

11 Bureta

12 Becker

13 Frasco de vidro ou garrafa PET

14 Solução padrão de ácido clorídrico

15 Álcool etílico

17 Hidróxido de sódio

17 Fenolftaleína, C6H4COO.C(C6H4OH)2

18 Água destilada

Procedimento experimental

Preparo das soluções

-Solução de NaOH 0,1 mol/L

Primeiramente foi levada à ebulição cerca de 700 ml de água destilada durante 5 minutos no forno elétrico, a fim de eliminar o CO2, deixando-se esfriar por 10 minutos aproximadamente, em temperatura ambiente 27 °c. Em seguida pesado cerca de 1,0 g de hidróxido de sódio puro (NaOH) e dissolvido em 100 ml de água previamente fervida, já fria, e completado o volume para 250 ml e guardado a solução um frasco, lavado com água destilada e isenta de CO2.

-Solução indicadora de fenolftaleína

A solução indicadora de fenolftaleína já se encontrava pronta e não foi preciso o procedimento de pesagem e dissolução da substancia.

-Padronização da solução de NaOH com solução padrão de HCl

Após o preparo das soluções, foi feito a padronização da solução de NaOH com solução padrão de HCl, medido e transferido 5,0 ml da solução padrão de HCl para um erlenmeyer. Adicionou-se 25,0 ml de água destilada e 3 (três) gotas de fenolftaleína. Em seguida foi feita a titulação do HCl com a solução de NaOH até aparecimento de uma coloração rosa persistente. Anotado o volume consumido de NaOH e repetido a operação de modo que a variação dos volumes gastos nas titulações não deveria ser maior que 0,1 ml, caso contrário o resultado seria rejeitado. E calculada a concentração da solução de NaOH em termos de concentração molar.

Resultados e discussões

Para calcular a quantidade de soluto necessária para a preparação das soluções de NaOH e de HCl, os cálculos foram os seguintes:

• Calcular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com