Pneumoconioses
Projeto de pesquisa: Pneumoconioses. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunacantar • 23/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.459 Palavras (6 Páginas) • 329 Visualizações
ASMA:
A asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas, edema da mucosa e produção de muco. Essa inflamação leva, por fim, a episódios recorrentes dos sintomas de asma: tosse, opressão torácica, sibilância e dispnéia. 1,2 A asma pode ocorrer em qualquer idade e é a doença crônica mais comum na infância. O controle dos fatores ambientais, a prática de atividades físicas e a adesão ao tratamento farmacológico são condições que alteram a história natural da doença.
A enfermagem, dentro da abordagem multidisciplinar exigida por esta doença, tem o papel de reforçar os cuidados quanto ao uso correto das medicações prescritas, inclusive ensinando o uso das medicações inalatórias, orientar os cuidados relacionados à higiene ambiental para prevenir recidivas e incentivar a prática supervisionada de uma atividade física aeróbica.
http://www.abeneventos.com.br/anais_61cben/files/01032.pdf
PNEUMOCONIOSE
A- Pneumoconioses não-fibrogênicas
Definição: doença pulmonar causada pela exposição a poeiras com baixo potencial fibrogênico, também conhecida como pneumoconiose por poeira inerte.
Exemplos: siderose, baritose, estanose, pneumoconiose por carvão vegetal, rocha fosfática.
Ocupações de risco: soldadores de arco elétrico, trabalhadores expostos a carvão vegetal (produção, armazenamento e uso industrial), trabalhadores de rocha fosfática, mineração e ensacamento de bário e estanho.
Principais características: caracteriza-se pelo acúmulo de macrófagos alveolares carregados de particulados, organizados em máculas, associadas a fibras de reticulina e poucas fibras colágenas e expressa por pequenas opacidades nodulares, associadas ou não a reticulares, difusas e bilaterais. Normalmente, ocorrem após exposições ocupacionais de longa duração. Os sintomas respiratórios costumam ser escassos, sendo que a dispnéia aos esforços é o principal deles. Geralmente, o diagnóstico é incidental ou por um achado de exame periódico.
B- Pneumoconioses fibrogênicas
1 Silicose
• Silicose crônica definição: pneumoconiose causada pela inalação de sílica livre cristalina que se manifesta após longo período de exposição, habitualmente superior a dez anos, caracterizada por fibrose progressiva do parênquima pulmonar.
Ocupações de risco: indústria extrativa mineral: mineração subterrânea e de superfície.
• Beneficiamento de minerais: corte de pedras; britagem; moagem; lapidação.
• Indústria de transformação: cerâmicas; fundições que utilizam areia no processo; vidro.
• Abrasivos; marmorarias; corte e polimento de granito; cosméticos.
• Indústria da construção: perfuração de túneis, polimento de fachadas, assentamento de pisos, corte de pedras.
• Atividades mistas: protéticos; cavadores de poços; artistas plásticos; operações de jateamento com areia.
Principais características: caracteriza-se por uma reação colágena focal organizada em nódulos de deposição concêntrica de fibras colágenas associadas à presença de corpos birrefringentes à luz polarizada.
Não costuma causar sintomas nas fases iniciais e até mesmo moderadas. A dispnéia aos esforços é o principal sintoma e o exame físico, na maioria das vezes, não mostra alterações significativas no aparelho respiratório. Expressa-se radiologicamente por meio de opacidades nodulares que se iniciam nas zonas superiores.
2 Pneumoconiose dos trabalhadores de carvão
Definição : pneumoconiose causada pela inalação de poeiras de carvão mineral, seu acúmulo nos pulmões e reação tecidual.
Ocupações de risco: mineiros de frente de lavra, detonadores, transporte e armazenamento de carvão mineral em locais confinados.
Principais características: caracteriza-se por formação de máculas pigmentadas peribronquiolares e perivasculares com depósitos de reticulina, às vezes associada à reação colágena focal organizada sob a forma de nódulos estrelados, associada à presença de corpos birrefringentes à luz polarizada. Não costuma causar sintomas nas fases iniciais e intermediárias da doença. Ocasionalmente, os trabalhadores acometidos desenvolvem fibrose maciça progressiva.
3 Pneumoconiose por poeira mista
Definição: pneumoconiose causada pela exposição a poeiras minerais com baixo conteúdo de sílica cristalina, como ocorre na exposição a poeiras de mica, caulim, sericita, mármore, em processos com uso de abrasivos em fundições e em alguns processos da indústria cerâmica.
Ocupações de risco: trabalhadores em mineração e transformação de silicatos, como mineração, moagem e utilização de mica, caulim, sericita, feldspato, ceramistas, rebarbadores.
Principais características: caracteriza-se por reação colágena focal organizada em nódulos estrelados e fibrose intersticial difusa associadas à presença de corpos birrefringentes à luz polarizada. Normalmente ocorrem após exposições ocupacionais de longa duração.
4 Doenças relacionadas ao asbesto3
Asbestose
Definição: pneumoconiose conseqüente à exposição inalatória a poeiras contendo fibras de asbesto.
Ocupações de risco: trabalhadores em mineração e transformação de asbesto (fabricação de produtos de cimento-amianto, materiais de fricção, tecidos incombustíveis com amianto, juntas e gaxetas, papéis e papelões especiais) e consumo de produtos contendo asbesto.
Principais características: caracteriza-se pela fibrose intersticial difusa, em pulmão inflado, longe de áreas de tumor ou de outra lesão associada à presença de duas ou mais corpos de asbesto, por área seccional de 1cm2.
Quando não encontrados, deve ser realizada a contagem de fibras de asbesto, que deve estar na faixa esperada para asbestose de acordo com a referência do laboratório de análise encaminhado. Dispnéia aos esforços e tosse seca que pode evoluir para dispnéia ao repouso, hipoxemia e cor pulmonale. As alterações radiológicas caracterizam-se pela presença de opacidades irregulares, predominando
...