Pomada VAselina
Exames: Pomada VAselina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joseandrade13 • 3/12/2014 • 925 Palavras (4 Páginas) • 1.028 Visualizações
Introdução:
Vaselina Salicinada ou Pomada de Ácido Salicílico
A pomada é uma forma farmacêutica semi-sólida (plásticas deformáveis) que constituem preparações de aplicação tópica, constituídas de base monofásica na qual podem estar dispersas substâncias sólidas ou líquidas. Devendo apresentar aspecto homogêneo, ser inerte, inodoro e de boa consistência. Uma das principais características da pomada é que não fluem em condições normais, somente quando aplicada alguma tensão. Nestas condições, amolece ou funde com a temperatura corporal e devem apresentar boa espalhabilidade. Possuem poder de penetração epidérmica, sendo pouco; endodérmicas, possuindo poder de penetração na epiderme, atuando nas camadas mais profundas, mas sem ingressar na corrente circulatória; e diadérmica, sendo uma pomada de penetração tão profunda que o ativo ingressa na corrente circulatória. Alguns fatores interferem na absorção que são pH, concentração, solubilidade, veículo e coeficiente de partição. Possuem ação emoliente ou protetora.
Podem ainda ser classificadas como hidrofóbicas, sendo de baixa penetração na pele (oclusivas), não são laváveis e possuem substâncias graxas que atuam pelo efeito congestivo, impedindo a perspiração pela oclusão; pomadas que absorvem água, com incorporação de soluçõea aquosas, sendo umectantes, composta de componentes hidrossolúveis; ou pomadas hidrofílicas.
Pasta
Pastas são formulações farmacêuticas semi-sólidas que contêm uma elevada concentração de pós finamente dispersos, variando normalmente este conteúdo de 20% até 60%, sendo mais firmes e espessas que as pomadas, mas sendo, geralmente, menos gordurosas e mais absorventes que elas. Destinam-se à aplicação externa e apresentam, geralmente, comportamento reológico dilatante. São ideais para absorver secreções no local da aplicação, sendo contra indicadas para regiões pilosas. A conservação das pastas exige a adição de agentes conservantes fungicidas.
Objetivos:
Preparar base de Pomada e Pasta d’água aplicando conhecimentos e teorias abordadas em sala de aula sobre tais veículos farmacêuticos, prevendo uma maior interação do aluno com as práticas farmacêuticas visando um futuro técnico químico farmacêutico capacitado.
Material Utilizado:
Balança Analítica de precisão 0,00001g Espátula Béqueres de 20 mL e 50 mL Bastão de Vidro Pão Duro Álcool para higienização e rinsagem Pote para armazenamento Água Destilada Gral e Pistilo Ácido Salicílico
Vaselina Líquida Vaselina Sólida Óxido de Zinco Talco (Silicato de Magnésio) Glicerina Água de Cal
Procedimento Operacinal:
1. Base Pomada
a) No gral pulverizamos 1 grama de Ácido Salicílico.
b) Bem pulverizado, adicionamos, aos poucos, 0,3 gramas de vaselina líquida e misturamos.
c) Por fim, adicionamos 98,7 gramas de vaselina sólida e misturamos bem.
2. Base de Pasta d’água
a) Misturamos 25 gramas de óxido de zinco e 25 gramas de talco seguindo o método geométrico.
b) Após, adicionamos 25 gramas de glicerina e continuamos a misturar.
c) Por fim, adicionamos 25 gramas de água de cal até apresentar o aspecto desejado.
Resultados Obtidos:
1. Base de Pomada
Após o preparo da pomada, essa apresentou aspecto muito gorduroso, homogêneo e opaco.
2. Pasta D’Água
Após o preparo da pasta, essa apresentou aspecto homogêneo, um pouco fluido, com cheiro característico, provavelmente da água de cal, e de coloração branca
Discussão:
1. Base de Pomada
A base de pomada possui um efeito lubrificante ou emoliente, sendo usado como veículo para a preparação de pomadas medicinais. Pulverizamos o máximo possível o Ácido Salicílico para ter o maior contato com a vaselina líquida.
O Ácido Salicílico que possui propriedades antimicrobianas, podendo ser regularizador da oleosidade e também antiinflamatório potencial.
...