Portfólio - Conhecimentos Sobre O Corpo
Artigos Científicos: Portfólio - Conhecimentos Sobre O Corpo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: frbpcdb • 30/8/2014 • 1.270 Palavras (6 Páginas) • 904 Visualizações
Com base nos estudos das unidades 1, 2, 3 e 4, que trataram dos principais conceitos em Biologia Celular e Histologia, responda às questões a seguir.
1) O que é célula e quais são os dois tipos celulares básicos? Caracterize cada uma delas.
Conforme diz Silva (2013), a célula foi descoberta por Robert Hooke e é possível ser vista apenas com o microscópio; a célula é definida como uma unidade estrutural e funcional, é fundamental nos organismos vivos, sendo assim todos os seres vivos são compostos por células.
As células são divididas em dois tipos, a célula procariótica e a célula eucariótica; o que difere uma da outra é a ausência de membranas nas procarióticas, e a presença nas eucarióticas.
Os seres incluídos no grupo das células procarióticas são os do reino monera; nessas células o material genético está em contato direto com o citoplasma, que possui poucas organelas e ocupa o nucleoide. Este tipo de célula apresenta somente a membrana plasmática. As células procarióticas possuem os polirribossomos que são ligados a moléculas de RNAm; sua forma de se dividirem é pela divisão binária, e não pela mitose.
Já as células eucarióticas são mais completas e complexas, possuem seu núcleo organizado e limitado pela carioteca. Ao contrário das células procarióticas possuem membranas que dividem as células em diferentes compartimentos, onde cada um tem uma função diferente; são representadas pelos reinos protista, plantae, fungi e animália.
2) Quais são os principais componentes químicos (biomoléculas) que compõem a célula eucariótica animal e quais as funções de cada uma?
De acordo com os textos estudados as biomoléculas são: a Água, que tem como principal função ser o meio de locomoção de substâncias, e proteger a célula de mudanças de temperaturas, mantendo a temperatura sempre controlada. Os carboidratos são a principal fonte de energia das células nos processos metabólicos. Outra biomolécula presente nas células são os lipídios, que é o principal componente da membrana plasmática e também serve como reserva de energia. As Proteínas são responsáveis por todas as funções básicas das células, sendo a biomolécula com maior diversidade estrutural e funcional. Por fim estão os Ácidos Nucleicos (DNA e RNA), que são responsáveis pelo controle das atividades celulares e o armazenamento das informações genéticas.
3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?
Como estudado nos textos de Silva (2013), a membrana plasmática é composta por Lipídios, mais precisamente os fosfolipídios, os glicolipídios, e o colesterol, onde cada um desses componentes tem uma função específica; é composta também de Proteínas, que é o componente funcional mais importante, podem ser encontrados dois tipos de proteínas, as proteínas integrais e as proteínas periféricas; e por fim pelos Carboidratos, importantes no processo intercelular por meio da Glicocálice.
O transporte entre a membrana plasmática é dividido em Transporte Passivo, que não há gasto de energia, e que é subdividido em Difusão Simples, Difusão Facilitada e Osmose. A outra forma de transporte é o Transporte Ativo, onde ocorre o gasto de energia; outro tipo de transporte também conhecido é a Endocitose, que também é dividido em dois tipos, a pinocitose e a fagocitose.
4) Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?
O autor define que a estrutura do Mitocôndrio é composta basicamente de um sistema duplo de membranas, onde encontram-se a membrana externa, composta por 50% de proteínas e 50% de lipídios e a membrana interna, composta por 80% de proteínas e 20% de lipídios, essas membranas formam dois compartimentos, a matriz mitocondrial e o espaço intermembranoso.
A principal função da mitocôndria é gerar energia através dos alimentos ingeridos para que as células realizem suas atividades.
5) Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?
Conforme o texto de Silva (2013), o tecido epitelial é formado por células justapostas, ou seja, estão praticamente “coladas” umas nas outras, assim formam uma camada contínua.
Os tecidos epiteliais são divididos em dois tipos, o epitélio de revestimento, que revestem as superfícies externas e cavidades do corpo, sendo a pele, a cavidade bucal, o tubo digestório, mucosas das fossas nasais, entre outros; entre as principais funções desse tecido estão à proteção do organismo, formando uma barreira que impede a entrada dos micro-organismos; também age na absorção dos nutrientes e na divisão do organismos, e o epitélio glandular que é formado por células que tem a função de realizar a produção e a secreção de substâncias. Existem dois tipos de glândulas, a glândula exócrina e a glândula endócrina.
6) Como o tecido conjuntivo pode ser classificado e quais são as suas funções?
De acordo com os textos,
...