Posições Cirúrgicas
Dissertações: Posições Cirúrgicas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: JosaineCunha • 27/8/2014 • 933 Palavras (4 Páginas) • 554 Visualizações
Introdução Existem diferentes posições que facilitam a realização de exames físicos e diagnósticos, cirurgias e tratamentos. Cada uma delas possui características e finalidades próprias. Posicionar o cliente de acordo com o exame que será realizado significa expor a área que será examinada. As mudanças de posições podem ocasionar tonturas, mal-estar e palidez, por isso a enfermagem deve ficar atenta quanto a possíveis queixas do cliente, bem como orientá-lo sobre a importância da posição corporal assumida, promover sua privacidade e conforto com o uso de lençóis, travesseiros e biombos.
Desenvolvimento
Para auxiliar no exame físico é necessário colocar o paciente na posição correta e cobri-lo. A posição em que o paciente deverá ser colocado é determinada pelo tipo de exame especial a ser feito. Para todo e qualquer exame o procedimento deverá ser explicado e transmitir segurança e uma boa assistência. As posições usadas com maior frequência seguem-se:
Posição ortostática ou ereta:
O Paciente fica em pé com os pés um pouco afastados um do outro e com os membros superiores estendidos naturalmente junto ao corpo. O peso fica distribuído equitativamente nos MMII.
Posição sentada:
O paciente fica sentado numa cadeira na maca ou no leito com as mãos repousando sobre as coxas.
Exemplos:cirurgia de mamoplastia,dreno de tórax .
Posição/decúbito dorsal:
O paciente fica deitado na maca ou leito com o ventre para cima, membros superiores e inferiores relaxados.O paciente deve ser colocado deitado de costas, com as pernas estendidas ou ligeiramente fletidas para provocar o relaxamento dos músculos abdominais.Os braços devem estar estendidos ao longo do corpo. O lençol que recobre o paciente deve estar solto na cama.
Exemplos:cesariana,tireoidectomia.
Decúbito lateral direito:
O paciente fica deitado com o lado direito para baixo, pernas levemente fletidas, braço direito em abdução, o lado esquerdo para cima e o braço repousando sobre a face lateral da coxa.
Exemplos:cirurgias renais,massagens nas costas.
Decúbito lateral esquerdo:
O paciente fica deitado com o lado esquerdo para baixo, pernas levemente fletidas, braço esquerdo em abdução, o lado direito para cima e o braço repousando sobre a face lateral da coxa.
Decúbito ventral:
O paciente fica deitado com o ventre para baixo, braços fletidos e mãos sob a testa.
Exemplos:laminectomia,cirurgias tórax posterior.
Posição de Litotomia (Litotômica):
Posição que se assemelha à ginecológica. Colocar o paciente em decúbito dorsal, com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados.
As coxas devem estar bem flexionadas sobre o abdômen, afastadas uma da outra e as pernas sobre as coxas. Normalmente, para se colocar o paciente nesta posição, usam-se suportes para os joelhos (perneiras).
Indicações: Cirurgia ou exames de períneo, reto, vagina e bexiga.
Exemplos:hemorroidectomia.histerectomia vaginal.
Posição genu-peitoral:
O paciente deve ser colocado ajoelhado sobre a cama com os joelhos afastados, as pernas estendidas e o peito apoiado sobre a cama. A cabeça deve estar lateralizada, apoiada sobre os braços.
Exemplos: exames vaginais e retais.
Posição supina:
Paciente fica deitado em decúbito dorsal com travesseiros sobre a cabeça, braços estendidos ao longo do corpo, pernas estendidas ou ligeiramente fletidas.
Posição prona:
Paciente fica em decúbito ventral com a cabeça virada para um dos lados, braços abduzidos para cima, com cotovelos fletidos e pernas estendidas.
Posição de Sims:
Colocar o paciente em decúbito lateral esquerdo, mantendo a cabeça apoiada no travesseiro. O corpo deve estar ligeiramente inclinado para frente, com o braço esquerdo esticado para trás, de forma a permitir que parte do peso do corpo apóie sobre o peito. O braço direito deve ser posicionado de acordo com a vontade do paciente e os MMII devem estar flexionados; o direito, mais que o esquerdo.
Exemplos: exames vaginais, retais, clister e lavagem intestinal.
Posição
...