Prevenção Terçol
Artigo: Prevenção Terçol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jvf06 • 23/4/2014 • Artigo • 345 Palavras (2 Páginas) • 251 Visualizações
O que é um terçol?
Em geral, o terçol é uma infecção das glândulas que secretam sebo para se misturar às lágrimas, provocada por estafilococo ou estreptococo. Pode ocorrer tanto na pálpebra superior quanto na inferior. Nem sempre, porém, os microorganismos são culpados. O terçol também pode ocorrer por uma simples obstrução dessas glândulas.
1. Se uma bactéria invade uma dessas glândulas chamadas meibomianas, as defesas tentam liquidá-las enviando células. Dessa batalha sobra o pus, que enche todo o espaço.
2. Outra coisa que pode acontecer é o excesso de sebo entupir a glândula. Aí não há infecção, mas uma inflamação que também dá origem a um pequeno cisto que se denomina calázio.
3. Seja qual for o tipo, em dois ou três dias o terçol drena-se sozinho, mas compressas mornas podem acelerar o processo. O calor envia mais sangue para a região, que absorve o nódulo.
Sintomas
A doença se manifesta com o inchaço quente e dolorido na região da pálpebra inferior ou superior. Quando o terçol acontece na região externa da pálpebra, além dos outros sintomas, observa-se uma vermelhidão no local. Diferentemente das alergias na região dos olhos, nesse caso o paciente não apresenta coceiras
Prevenção
O mais eficiente para evitar o terçol, principalmente em pessoas predispostas, é a higiene com xampu de PH neutro. Outra boa forma de diminuir os riscos, apesar de não ter uma relação direta, é não usar artigos de maquiagem de terceiros. A flora conjuntival de cada um é diferente, e a ausência de contato diminui as chances de irritação local. Para os que têm algum tipo de alergia a esses produtos, os cuidados devem ser redobrados: mesmo os do tipo antialérgico podem causar reações.
5. Tratamento
Recomendam-se compressas com água morna no mínimo quatro vezes ao dia em casos simples. Em outros, é necessária também a aplicação tópica de uma pomada com antibióticos para facilitar a eliminação. Os sintomas costumam desaparecer dentro de cinco a sete dias. Quando isso não ocorre, há grande chance de que ele se transforme em um calásio — podendo ser necessária uma injeção de corticoide ou até mesmo uma operação para retirá-lo.
fonte:http://saude.abril.com.br/edicoes/0359/infograficos/tercol-728419.shtml
...