Quimiorrecepção
Artigo: Quimiorrecepção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lafergri • 11/10/2014 • 984 Palavras (4 Páginas) • 1.776 Visualizações
1. Introdução
O órgão muscular presente em nosso corpo, denominado língua, conta com propriedades químicas para a percepção dos diferentes sabores. É a chamada quimiorrecepção. Os receptores gustativos são estimulados por substâncias químicas presentes nos alimentos (http://www.dicionarioinformal.com.br)
Assim gera-se um potencial de ação que transmite os efeitos químicos ao sistema nervoso, tornando possível a percepção do sabor.
2. Objetivo:
Constatar e analisar as condições e os locais de percepções gustativas e olfativas atraves de diversos cheiros e sabores.
Materiais e métodos:
1. Necessidade de Solução:
Secar bem a língua com papel de filtro e colocar na ponta da língua um
cristal de NaCl. A seguir molhe o cristal com a saliva. Descrever a sensação e anotar. Depois colocar novamente o cristal na língua cheia de saliva, descrever a sensação e anotar.
Amostra Descrição da percepção
NaCl seco Ardência
NaCl com saliva
2. Importância do Contato:
Colocar solução de sacarose por meio de uma colher descartável num ponto da língua. Sentir o gosto doce. Recolher a língua para o interior da boca e fazer os movimentos de degustação, descrever sensações e anotar.
Amostra Descrição da percepção
Sacarose pontual
Sacarose distribuída
3. Localização da Percepção Gustativa:
Utilizar 5 soluções dos sabores doce, salgado, amargo, azedo e umani e aplicá-las sucessivamente sobre a língua. Observar as áreas mais sensíveis (fundo, lateral, ponta) a cada classe de substâncias que determinam as diferentes sensações gustativas. Enxaguar a boca com água entre uma solução e outra. Descrever e anotar sensações.
Amostra Descrição da Percepção Localização da Percepção
01 Doce Ponta da língua
02 Ácido Laterais
03 Umani Por toda língua
04 Salgado Laterais
05 Amargo Base
4. Recepção associado a dois estímulos gustativos:
Saborear a solução de sacarose, lavar a boca e saborear a NaCl. Em seguida fazer uma mistura de ambas, e provar a mistura (doce ou salgado).
Amostra Descrição da Percepção
Sacarose Doce
NaCl Salgado
Sacarose+ NaCl O gosto doce sobressai o gosto salgado
Sensações Olfativas:
5- Reconhecimento de odores
Utilizar 4 recipientes a sua frente, abrir e inspirar lentamente. Fechar o recipiente e tentar adivinhar o conteúdo de cada recipiente. Descrever e anotar sensações.
Amostra Conteúdo do Recipiente
0 1 Pó de café
0 2 Canela
0 3 Alho, cebola
04 Baunilha
6- Recepção associada de estímulos gustativos e olfativos:
De olhos vendados e com as narinas obstruídas com uma das mãos, introduzir na boca do voluntário, com cuidado, pedacinhos do alimento. Perguntar o que tem sobre a língua. Caso a resposta seja correta, passe para o outro pedaço de alimento. Caso a resposta seja errada, desobstrua as narinas, mantenha os olhos vendados e volte a perguntar sobre qual é o alimento. Errou novamente solicite que o voluntário mastigue o alimento.
Amostra Sem inspirar pelas narinas Inspirando pelas narinas
0 1 Mamão Banana
0 2 Amendoim Amendoim
0 3 Chocolate amargo Chocolate amargo
0 4 Goiabada Goiabada
7-Adaptação seletiva e olfativa:
Cheirar um frasco de tintura de iodo, durante algum tempo até o cheiro do iodo deixar de ser sentido. Descanse 1 minuto e em seguida verifique se a capacidade olfativa foi restabelecida.
Restabelecimento da capacidade olfativa
Sim
Não
2.1 Discussão :
1.Por que quando estamos resfriados ocorrem alterações no paladar dos alimentos?
O ser humano possui vários tipos de células
...