REAÇÃO DE BENEDICT (IDENTIFICAÇÃO DE CARBOIDRATOS OU AÇUCARES REDUTORES)
Ensaios: REAÇÃO DE BENEDICT (IDENTIFICAÇÃO DE CARBOIDRATOS OU AÇUCARES REDUTORES). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thamyresleite123 • 21/5/2014 • 933 Palavras (4 Páginas) • 3.199 Visualizações
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – FACEMA
CURSO DE ENFERMAGEM 1º PERÍODO NOTURNO
GEORGIA THAMYRES LEITE RAMOS
REAÇÃO DE BENEDICT (IDENTIFICAÇÃO DE CARBOIDRATOS OU AÇUCARES REDUTORES)
(Relatório Técnico-Científico)
CAXIAS-MA
2014
GEORGIA THAMYRES LEITE RAMOS
Relatório Técnico-Científico
REAÇÃO DE BENEDICT (IDENTIFICAÇÃO DE CARBOIDRATOS OU AÇUCARES REDUTORES)
Relatório apresentado a Disciplina de Bioquímica do Curso de Enfermagem da FACEMA como requisito parcial para obtenção de notas práticas.
Prof. Msc Hálmisson D’Árley S. Siqueira
CAXIAS-MA
2014
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO..........................................................................................4
2- OBJETIVO................................................................................................6
3- MATERIAL................................................................................................7
4- METODOLOGIA.......................................................................................8
5- RESULTADOS..........................................................................................9
6- DISCUSSÃO...........................................................................................10
7- CONCLUSÃO.........................................................................................11
REFERENCIAS............................................................................................12
ANEXOS........................................................................................................13
1. INTRODUCÃO
Esse relatório de prática destaca a identificação de um carboidrato redutor. Os carboidratos redutores possuem grupos aldeídos ou cetonas livres ou potencialmente livres, sofrendo oxidação em solução alcalina de íons metálicos como o cobre.
A glicose é oxidada a ácido glicurônico, reduzindo íons cúpricos a íons cuprosos. A sacarose, por sua vez, não sofre oxidação, pelo fato de possuir seus dois carbonos anoméricos envolvidos em uma ligação glicosídica, não sendo a sacarose, portanto, um carboidrato redutor.
No entanto, a classificação dos carboidratos é feita de acordo com o tamanho em que se assumem. Sendo então classificados como monossacarídeos, oligossacarídeos ou polissacarídeos. Estes também podem ser encontrados em associação com outras biomoléculas sejam elas proteínas ou lipídeos, que, de forma geral, originam os chamados glicoconjugados.
As principais características dos carboidratos é que são popularmente chamados de açucares, são compostos aldeídicos ou cetônicos polihidroxilados e tem as principais biomoléculas energéticas.Os açucares existem normalmente como molecular cíclicas, em lugar de cadeias abertas.Um carboidrato é dito redutor quando apresentar pelo menos um carbono anomérico livre, ou seja, não ligado a nenhum outro composto.
Alguns carboidratos possuem um grupamento - OH (hidroxila) livre no carbono 1 de suas moléculas, enquanto outros não. Observa-se que os açúcares que apresentam a hidroxila livre no C-1 são bons agentes redutores. Por esse motivo a extremidade que contém o - OH passa a ser chamada extremidade redutora e o açúcar, de açúcar redutor. A capacidade que esses compostos apresentam de reduzir íons metálicos em soluções alcalinas é um bom método de identificação desses compostos.
O Reagente de Benedict (também chamado de Solução ou Teste de Benedict) é um reagente químico de cor azulada, desenvolvido pelo químico americano Stanley Rossiter Benedict, geralmente usado para detectar a presença de açucares redutor, nos quais se incluem glicose, galactose, lactose, maltose e manose. O Reagente Benedict consiste, basicamente, de uma solução de sulfato de cúprico em meio alcalino (com muitos íons OH-); pode ser preprado através do carbonato de sódio, citrato de sódio e sulfato cúprico. Este reagente, tembém chamado de gayder, vendido em farmácias de manipulação, é usado geralmente no lugar da solução de Fahling para detectar o excesso de açúcar na urina e detectar uma possível diabetes.
Nessa perspectiva, considerando-se que através dessa atividade prática realizada no laboratório de Bioquímica pelo professor Hálmisson D’Árley S. Siqueira pode-se perceber melhor a Reação de Benedict, na identificação de carboidratos ou açucares redutores.
1. OBJETIVO
Identificar um carboidrato redutor, ou seja, aquele que possui o oxigênio do carbono funcional livre para pretensas ligações de outros açucares não redutores.
2. MATERIAL
Solução de glicose a 1%, solução de sacarose a 1%, reativo de Benedict, banho-maria, cronômetro
...