REINO MONERA
Seminário: REINO MONERA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 5097 • 4/5/2014 • Seminário • 447 Palavras (2 Páginas) • 603 Visualizações
As algas podem ser encontradas em dois reinos com suas respectivas características.
REINO MONERA
• Classificação e características
São as chamadas cianobactérias ou cianofícias ou algas azuis. Essas algas são procariontes, unicelulares e autótrofas. Não possuem cloroplastos, mas fazem fotossíntese devido a presença das lamelas fotossintetizantes ;
• Reprodução
Reproduzem-se apenas de forma assexuada (bipartição ou cissiparidade)
REINO PROTISTA
• Características
As algas pertencentes a esse reino são eucariontes, uni ou pluricelulares, sendo que os componentes pluricelulares não formam tecidos verdadeiros e são autótrofas fotossintetizantes. Elas possuem clorofila, porém nem todas elas são verdes devidos a diferentes pigmentos que mascaram a cor verde da clorofila. E seu corpo é chamado de TALO, não há diferenciação de tecidos ou órgãos, não possuem raiz, nem folha nem caule.
Podem formar dois tipos de comunidades:
A) fitoplâncton: comunidade formada por microalgas, produtoras de alimento e oxigênio. É a base das cadeias alimentares aquáticas (“pasto marinho”).
B) fitobentos: comunidade de algas macroscópicas fixas no solo marinho.
• Classificação
Euglenofícea : É a única alga que não possui parede celular e que apresenta vacúolo contrátil, vive exclusivamente em ambiente de água doce.
Crisofíceas (algas douradas): Unicelulares e principais integrantes do fitoplâncton marinho; predomínio de pigmentos amarelos e marrons; As mais conhecidas são as diatomáceas; Possuem parede celular rica em sílica (dura); e podem servir na produção de velas,cremes esfoliantes etc.
Pirrofíceas ou dinoflageladas: Unicelulares, sendo a clorofila seu pigmento predominante (verde). Importantes componentes do fitoplâncton marinho. São as causadoras do fenômeno chamado maré vermelha: Fenômeno que provoca a morte de peixes e crustáceos devido a toxinas excretadas por estas algas que quando ingeridos por humanos pode causar intoxicações graves ou até a morte. Geralmente, o fenômeno está associado à eutrofização das águas: excesso de nutrientes (poluição orgânica) causa a proliferação dessas algas.
Clorofíceas ou algas verdes: Uni ou pluricelulares; Ocorrem em ambientes aquáticos, terrestre úmido ou até mesmo fazendo parte de associações mutualísticas, como nos líquens ( algas + fungos); São comestíveis;
Rodofíceas ou algas vermelhas: Também possuem representantes unicelulares e pluricelulares, sendo as últimas em maior número; Possuem na parede celular polissacarídeos como o ágar e o carragin, o primeiro é utilizado na produção de meio de cultivo para bactérias e fungos, e pelo fato de ser uma substância resistente a digestão em seres humanos, é utilizado na produção de laxantes. Já o carragin é uma substância gelatinosa usada na indústria alimentícia (produção de sorvetes) onde participa como agente espessante.
Feofíceas ou algas pardas (marrons): - São exclusivamente pluricelulares, com
...