RESENHA ÓLEO DE LORENZO
Trabalho Escolar: RESENHA ÓLEO DE LORENZO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edusena12 • 12/3/2015 • 457 Palavras (2 Páginas) • 627 Visualizações
O filme óleo de Lorenzo trata- se de um fato real do menino Lorenzo Odone, que aos oito anos começou a demonstrar os sintomas de uma rara doença genética e incurável, a adrenoleucodistrofia conhecida como ADL. Quando seus pais souberam deste terrível diagnóstico que acometia seu filho único, não se conformaram e iniciaram uma batalha científica para melhor entender essa doença invisível que lentamente destruía o cérebro de Lorenzo, deixando-o surdo, paralítico, cego, incapaz de engolir e de se comunicar. Ao invés de simplesmente ficarem sentados aguardando os resultados dos estudos médicos, eles decidiram estudar nos livros de bioquímica, medicina e nos poucos artigos científicos da época sobre o assunto.
Os pais de Lorenzo não aceitaram ficar parados diante deste diagnostico e passaram a se dedicar ao estudo dos mecanismos básicos celulares, Inicialmente buscavam aprender e entender como as células do nosso organismo funcionam, para isso, passavam dias e noites em bibliotecas, mergulhados em livros em uma época em que computadores pessoais e Internet eram palavras completamente desconhecidas. Quando eles acreditavam que haviam encontrado alguma informação relevante, procuravam médicos e professores dos cursos de medicina e discutiam com eles suas ideias, sempre buscando encontrar uma forma de tratamento que minimizasse não só o sofrimento de seu filho, mas de outros que também eram acometidos pela ADL.
A quantidade de dificuldades que encontraram foi enorme, desde o preconceito de médicos e professores por serem leigos em bioquímica. A impossibilidade de realização de testes em humanos e de tratamentos ainda não autorizados e a dificuldade em achar parceiros com conhecimentos em bioquímica para produzir a fórmula dos óleos que eles acreditavam que poderiam curar Lorenzo.
Essa doença se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro, levando à destruição da bainha de mielina, que protege determinados neurônios. Sem a mielina, estes neurônios perdem a capacidade de transmitir corretamente os estímulos nervosos que fazem o cérebro funcionar normalmente e aí surgem os sintomas neurológicos da doença.
O óleo de Lorenzo é uma mistura de dois ácidos graxos insaturados, o ácido oléico e ácido erúcico, cujo metabolismo se sobrepõe ao dos saturados, evitando assim o seu acúmulo. Para chegar a esta mistura, os pais de Lorenzo estudaram os resultados de muitas pesquisas. Eles sabiam, que o óleo é tóxico para ratos, levando-os à morte, mas tiveram a coragem de ministrar em seu filho e mostrar ao mundo que o óleo é inofensivo aos humanos e que podia reverter e principalmente evitar os efeitos é catastróficos da ADL. A ousadia e pesquisa dos pais de Lorenzo resultou num grande beneficio aos acometidos pela ADL, pois atualmente muitos se submetem ao tratamento com o óleo de Lorenzo, como ficou conhecido.
...