Reino Animal
Monografias: Reino Animal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinetotti • 2/9/2014 • 4.473 Palavras (18 Páginas) • 595 Visualizações
REINO ANIMAL
CICLÓSTOMOS
PROTOCORDADOS
PEIXES
ANFÍBIOS
RÉPTEIS
Trabalho de Biologia Geral referente ao Reino Animal. O Reino Animal é definido segundo características comuns a todos os animais: organismos eucariontes, multicelulares,heterotróficos, que obtêm seu alimento por ingestão de nutrientes do meio.
PIRACICABA
2013
ÍNDICE
1. Introdução..................................................................................... 4
2. Ciclóstomos................................................................................... 5 - 6
3. Protocordados .............................................................................. 7 - 8
4. Peixes............................................................................................9 - 13
5. Anfíbios.........................................................................................14 -17
6. Répteis..........................................................................................18 - 23
7. Conclusão .................................................................................... 24
8. Referências Bibliográficas ...........................................................25
1- INTRODUÇÃO
O ramo da Biologia que estuda o reino animal é a Zoologia.
O reino Animal está representado atualmente por mais de um milhão de espécies, que, como já vimos, apresentam uma grande diversidade en¬tre si. Há desde animais de organização bem simples, como os ciclótomos e os protocordados, até os mais complexos, como os anfíbios e os répteis.
Todos os animais são heterótrofos, uma vez que obtêm seus alimen¬tos a partir de outros seres vivos. A essa busca de alimento estão relacio¬nadas a capacidade de locomoção e a sensibilidade, características mar¬cantes dos animais.
Os sistemas esquelético e muscular garantem a sustentação do corpo e os movimentos dos animais. Já o sistema nervoso coordena esses movi¬mentos, regulando seu funcionamento de acordo com as necessidades do animal a cada instante. Do sistema nervoso fazem parte ainda os órgãos sensoriais, que lhes permitem a percepção de variações ambientais e as reações de adaptação ao meio.
2- CICLÓSTOMOS
Corpo longo, delgado e cilíndrico, com a região da cauda comprimida; nadadeiras medianas sustentadas por raios cartilaginosos; pele mole e lisa, com muitas glândulas mucosas unicelulares; escamas, mandíbulas e nadadeiras pares ausentes.
Boca anteroventral, sugadora em lampreias e eversível e mordedora em peixes-bruxa; órgãos olfativos pares mas com 1 abertura mediana no focinho.
Crânio e arcos viscerais (cesta branquial) cartilaginosos; notocorda persistente; vértebras representadas por pequenos arcos neurais (arcuálios) imperfeitos sobre a notocorda.
Coração com 2 câmaras, aurícula e ventrículo; múltiplos arcos aórticos na região branquial; sangue com leucócitos e eritrócitos circulares nucleados; múltiplos corações no peixe-bruxa.
Brânquias em bolsas saculiformes laterais da faringe; 7 bolsas nas lampreias, 5 a 16 nos peixes-bruxa.
Encéfalo diferenciado, com 8 ou 10 pares de nervos cranianos; cada “ouvido” com 2 canais semicirculares (ou um nos peixes-bruxa).
Rins mesonéfricos com ductos para a papila urogenital; o pronefro persiste nos adultos de peixes-bruxas; produtos nitrogenados principalmente amônia.
Temperatura do corpo variável (ectotérmicos).
Gônada única, grande, sem ducto; fecundação externa; desenvolvimento direto (peixes-bruxa) ou com longo estagio larval (lampreias).
Nos ciclóstomos as características de vertebrados incluem o encéfalo diferenciado e nervos cranianos pares, olhos, ouvidos internos, início de vértebras segmentadas, sistema de órgãos característicos e presença tanto de células sangüíneas vermelhas como brancas. Os ciclóstomos diferem dos outros vertebrados por não apresentarem cabeça bem diferenciada, não possuírem mandíbulas verdadeiras, extremidades pares, cinturas, costelas ou ductos genitais, ligados às gônadas.
FEITICEIRAS ou PEIXES - BRUXA (Classe Myxine) - Cerca de 60 espécies de animais marinhos que podem atingir 1m de comprimento. Geralmente são predadoras de pequenos invertebrados, mas há espécies necrófagas (alimentam-se de restos mortais).
LAMPREIAS (Classe Petromyzontida) - São cerca de 45 espécies de animais que podem viver tanto em água doce como em água salgada. Atingem cerca de 1 m de comprimento e normalmente são ectoparasitas de peixes. Introduzem a boca circular (dotada de destículos) sobre a pele do peixe, raspando-a e perfurando-a para sugar o sangue e tecidos. Reproduzem- se em água doce, mas passam a vida adulta no mar.
3- PROTOCORDADOS
Os protocordados constituem uma subdivisão dos cordados.
São pequenos animais marinhos destituídos de crânio e de coluna vertebral, cuja única estrutura esquelética de sustentação é a notocorda, que pode ou não persistir em certas espécies adultas. Os protocordados se dividem em, basicamente, dois grupos:
CEFALOCORDADOS - Grupo mais evoluído que apresenta as características
...