Resumo Como estrelas na terra
Por: Jéssica Hassel • 20/12/2015 • Monografia • 526 Palavras (3 Páginas) • 711 Visualizações
Aluna: Anna Luiza Reis Leal
Resenha crítica do filme Como Estrelas na Terra
O filme em questão, intitulado “Como Estrelas na Terra” e lançado em 2007, relata a história Ishaan Awasthi, com nove anos de idade, o qual cursa o 3º ano do ensino fundamental. O mesmo apresenta um quadro de dislexia (transtorno na área da leitura, escrita e soletração), não sendo notado pelos pais e nem pela instituição de ensino, o que causa transtornos na vida pessoal e escolar do mesmo.
No âmbito escolar, o garoto é taxado como preguiçoso, além de se sentir culpado por não conseguir acompanhar o ritmo dos demais alunos e de seu irmão, o qual é considerado o melhor aluno da turma, corroborando com o vitimismo de Ishaan, inclusive em casa. Tais fatos deixam em explícito o despreparo, principalmente, do corpo docente da instituição que ele estava inserido.
Por mais que Ishaan desse sinais de dificuldades na aprendizagem de coisas básicas, a escola apenas convoca a família para relatar que o garoto não estava indo bem juntamente com a turma e que, provavelmente, repetiria a série (mais uma vez), ignorando completamente as necessidades da criança, e reforçando, para ela, a idéia de que algo estava errado, e nada poderia ser feito, senão, a postura da escola, de evidenciar suas falhas e esperar que o mesmo superasse, sozinho, suas dificuldades.
Prejudicado ainda pela ignorância dos pais, ainda que esses tivessem boa intenção, Ishaan é matriculado num Internato, onde havia diversas formas de punições e tradicionalismos, e o lema local era "Disciplinar Cavalos Selvagens".
Devido à situação angustiante, o garoto demonstra cada vez menos interesse nos estudos, sendo forçado a isolar-se em seu próprio mundo. Porém, quando tudo parecia decidido na vida de Ishaan, surge um professor substituto com métodos próprios, cuja formação era inovadora naquele meio, e que consegue observar a raiz da dificuldade do garoto e, assim, enxergar o seu problema.
Dessa forma, o novo professor aparece como uma fonte de esperança, conseguindo perceber as particularidades de Ishaan e, com isso, sendo capaz de entender tais particularidades, media de modo a evidenciar as potencialidades do menino, e de contribuir para que o mesmo supere as suas dificuldades. Sendo incessante em sua missão, o professor consegue o apoio da escola e, enfim, ensina Ishaan a ler e escrever. O garoto, então, não para mais. Supera sua baixa autoestima, antes criada por uma sociedade ignorante a sua volta e, a partir daí, vai se adentrando no universo da escola.
”Como Estrelas na Terra” nos leva a refletir acerca da importância do olhar sensível e investigativo para com a integralidade de cada indivíduo (aluno), além da pluralidade que constitui uma sala de aula. É preciso compreender a escola como um espaço sócio cultural, onde cada indivíduo traz sua própria bagagem, e esta, deve ser considerada, permitindo que sejam pensadas as potencialidades de cada um.
É importante, ainda, ressaltar que além não se deve limitar somente à identificação do problema, o tratamento diferenciado é fundamental, em consonância com todo corpo docente e familiares, a fim de proporcionar à criança um desenvolvimento mais eficaz, por se tratar de uma fase importante para o preparo da vida adulta.
...