Reuso Da Agua
Tese: Reuso Da Agua. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucabressan • 3/11/2014 • Tese • 1.241 Palavras (5 Páginas) • 273 Visualizações
1. O QUE É REUSO DA ÁGUA?
O reuso da água consiste simplesmente em se tentar reaproveitá-la depois que ela cumpriu sua função inicial, sendo necessário para isso, na maioria dos casos, um tratamento prévio que varia de complexidade dependendo do uso que dela foi feito. A água de reuso destina-se a fins menos nobres tais como; lavagem de pátios, calçadas, carros, irrigação de jardins e pomares, descargas de banheiros, na indústria, entre outras finalidades.
Vale ressaltar que se deve considerar o reuso de água como parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional ou eficiente da água, o qual compreende também o controle de perdas e desperdícios, e a minimização da produção de efluentes e do consumo de água. A reutilização de água pode ser direta ou indireta, decorrente de ações planejadas ou não:
1.1. Reuso indireto não planejado da água
Ocorre quando a água, utilizada em alguma atividade humana, é descarregada no meio ambiente e novamente utilizada, em sua forma diluída, de maneira não intencional e não controlada. Caminhando até o ponto de captação para o novo usuário, a mesma está sujeita às ações naturais do ciclo hidrológico (diluição, autodepuração).
2.2. Reuso indireto planejado da água
Ocorre quando os efluentes, depois de tratados, são descarregados de forma planejada nos corpos de águas superficiais ou subterrâneas, para serem utilizadas, de maneira controlada, no atendimento de algum uso benéfico. O reuso indireto planejado da água pressupõe que exista também um controle sobre as eventuais novas descargas de efluentes no caminho, garantindo assim que o efluente tratado estará sujeito apenas a misturas com outros efluentes que também atendam aos requisitos de qualidade do reuso objetivado.
2.3. Reuso direto planejado da água
Ocorre quando os efluentes, depois de tratados, são encaminhados diretamente de seu ponto de descarga até o local do reuso, não sendo descarregados no meio ambiente. É o caso com maior ocorrência, destinando-se a uso em indústria ou irrigação.
2.3.1 Reciclagem da Água
É o reuso interno da água, antes de sua descarga em um sistema geral de tratamento ou outro local de disposição. Essas tendem, assim, como fonte suplementar de abastecimento do uso original. Este é um caso particular do reuso direto planejado.
3. LOCAIS DE APROVEITAMENTO
A água de reuso pode ser usada para diversas finalidades em diversas áreas, tais como na agricultura, áreas urbanas e em indústrias.
3.1. Agricultura
A agrícola corresponde a 70% do consumo total de água de reuso no Brasil. A água pode ser aplicada para a irrigação de;
• Plantio de forrageiras
• Plantas fibrosas e de grãos
• Plantas alimentícias
• Viveiros de plantas ornamentais
• Proteção contra geadas.
Fonte: Centro Internacional De Referência Em Reuso De Água, 2012.
3.2. Áreas Urbanas
O reuso urbano correspondem a 8% do consumo total no Brasil, as áreas em potencial de consumo são:
• Irrigação paisagística
• Combate ao fogo
• Descarga de vasos sanitários
• Sistemas de ar condicionado
• Lavagem de veículos
• Lavagem de ruas e pontos de ônibus
• Construção civil
Fonte: Centro Internacional De Referência Em Reuso De Água, 2012.
3.3. Indústrias
A utilização da água de reuso naindústriacorresponde por 20% da demanda total no Brasil. Suas aplicações são;
• Refrigeração
• Alimentação de caldeiras
• Água de processamento
• Limpeza
Fonte: Centro Internacional De Referência Em Reuso De Água, 2012.
4. FORMAS DE APROVEITAMENTO DA ÁGUA EM RESIDÊNCIAS
4.1. Aproveitamento da Água da Chuva
A água de chuva é coletada pelas calhas nos telhados ouem prédios, armazenada em uma cisterna no térreo ou subsolo, pode-se instalar um equipamento para filtrar esta água, se for necessário, a filtragem pode incluir também tratamento com cloro, mas não se recomenda o consumo dessa água devido diversidade de impurezas presentes nos telhados. Instala-se um sistema de recalque (bomba d'água + encanamento), para enviar a água para as torneiras do térreo e subsolo.
Com a implantação desse sistema em uma residência, consideravelmente é poupado uma grande quantidade de água potável que seria desperdiçada. Vale ressaltar que a água coletada da chuva é impropria para consumo, seu uso é destinado a fins menos nobres tais como; lavagem de carros, calçadas, irrigação de plantas e descarga se sanitários. Conforme imagem a seguir:
Fonte: www.sempresustentavel.com.br
4.1.1. Tabela 1. -Vantagens e Desvantagens do aproveitamento da água da chuva.
Fonte: Kobiyama, Masato (2008, p.37)
4.2. Reaproveitamento da Água do Banho
O reuso da água do banho, reduz consideravelmente o uso da água potável, colaborando para a preservação de nossos recursos hídricos.
A destinação mais comum da água coletada do banho é para descarga de sanitários, a água do banho deve ser desviadado ralo do Box para um reservatório passando por filtros e tratamento, depois se reutiliza essa água nos vasos sanitários. Esse sistema, além de muito barato, é seguro por ser um circuito fechado, (Chuveiro, ralo doBox, reservatório fechado e vaso sanitário), sem fácil acesso para manuseio ou ingestão por familiares ou terceiros. Segundo a imagem a abaixo:
...