Rinoplastia
Projeto de pesquisa: Rinoplastia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 9942gabi • 24/2/2014 • Projeto de pesquisa • 2.636 Palavras (11 Páginas) • 465 Visualizações
RINOPLASTIA
1 INTRODUÇAO
A cirurgia plástica tem apresentado uma grande procura e a mesma vem aprimorando suas técnicas. É uma área de grande atuação, havendo necessidade da integração de uma equipe multidisciplinar, e dessa maneira alcançar melhores resultados (SILVA, 2004).
Devido ao descontentamento com sua aparência estética, muitas pessoas buscam em cirurgias plásticas a solução dos seus supostos problemas. Ainda que muitos busquem a perfeição inalcançável, há aqueles que realmente necessitam de uma rinoplastia não somente pela estética, mas também por algumas alterações, como os desvios de septo nasal.
A rinoplastia é uma das operações mais comuns em nosso meio e sua demanda requer estudos e pesquisas maiores com o objetivo de permitir aos pacientes resultados cada vez mais duráveis consistentes, previsíveis e harmônicos. O nariz, alvo de inúmeros estudos, também deve apresentar um equilíbrio estético, dinâmico e funcional. (GARCIA, 1983).
As características estéticas do nariz são inúmeras, de diversas formas e tamanhos, e por estar no centro da face o mesmo se torna o responsável pela harmonia ou desarmonia facial.
Além da análise estética, o cirurgião deve avaliar a função respiratória no intuito de promover um nariz esteticamente equilibrado e funcionalmente eficaz. (PITANGUY, 1981)
A eficiência da cirurgia plástica não depende somente do planejamento cirúrgico, há também preocupação com cuidados no pós-operatório da rinoplastia, através da prevenção de possíveis complicações e promover assim resultados estéticos mais satisfatórios ao paciente, dessa forma a drenagem linfática apresenta uma atuação em pós-operatório de cirurgia plástica.
Com o aumento da procura pela cirurgia plástica, abre uma área de atuação para o profissional da estética, havendo necessidade da integração desse profissional junto à equipe médica, a fim de aperfeiçoar os resultados da cirurgia plástica.
A técnica de Drenagem Linfática Manual beneficia tanto de forma estética e visual como de forma confortável devido à redução da sensibilidade á palpação podendo der adotado no pós-operatório imediato como protocolo de procedimento para recuperação da face. Outro fator a ser levado em consideração é a boa aceitação da técnica empregada por parte da cliente, que além da diminuição dos transtornos refletidos pela cirurgia de rinoplastia, relata uma sensação de relaxamento ao término de cada sessão.
2 REVISÃO DE LITERATURA - RINOPLASTIA
As técnicas de rinoplastias têm sido descritas há alguns séculos. No começo, segundo papiros egípcios a rinoplastia tinha o intuito de reconstrução das partes moles nasais para corrigir deformidades nasais adquiridas, como exemplo, em pessoas mutiladas. (BRAIN, 1993).
Em 1823, o cirurgião alemão Dieffenbach foi o primeiro a realizar alterações no dorso nasal osteocartilaginoso, via incisões externas. No período próximo a 1887, Roe foi o primeiro cirurgião a descrever uma cirurgia nasal puramente cosmética. Já no século XIX, Joseph descreveu a primeira técnica cirúrgica para acessar deformidades dos ossos nasais. (DIEFFENBACH JF, ROE JO, JOSEPH J).
A rinoplastia é uma das mais desafiadoras cirurgias, seja pela diversidade de técnicas que podem ser utilizadas, seja por seus resultados pouco previsíveis em longo prazo. Cada paciente apresenta uma anatomia nasal diferente, influenciada pela hereditariedade e,portanto, pela raça, requerendo uma cirurgia específica para cada caso (PATROCÍNIO et al,2006).
São várias as alterações estéticas do nariz, como por exemplo, dorso proeminente ou um dorso muito baixo, ponta larga, redonda ou caída, nariz largo, com narinas largas, nariz com desvios laterais e etc. Além de desempenhar um importante papel estético na face, se relacionando com as outras estruturas vizinhas e determinando a harmonia e o equilíbrio da face, o nariz representa uma importante função que é a respiração, assim como o aquecimento e filtração do ar a ser inspirado. (RUZZANTE, 1986)
As alterações estéticas do nariz, se por um lado diz-se que podem caracterizar uma personalidade, por outro lado podem determinar sérios descontentamentos que independem do sexo e idade, dependendo do caso, pode levar a sérios complexos. (RUZZANTE, 1986)
A cirurgia de rinoplastia tem a finalidade de remover o excesso, corrigir desvios e assimetrias do nariz, moldando os tecidos remanescentes de modo a formarem um todo harmônico com o conjunto facial (HUNGRIA, 2000; PATROCÍNIO et al, 2006).
É necessário avaliar o paciente antes e depois da cirurgia, para análise das características decorrentes da cirurgia, como exemplo: análise do trofismo cutâneo e muscular, do edema, da cicatriz, dor e sensibilidade. As queixas principais são: linfedema complexo ou residual da face, dor e dificuldade respiratória devido à vasodilatação das narinas e edema (SILVA, 2004; LEDUC, LEDUC (2000).
Toda rinoplastia exige incisões para acesso. A exposição adequada é tão importante na rinoplastia quanto em outras operações, de modo que as incisões devem ser selecionadas de acordo com indicações específicas. Na "rinoplastia básica" realizam-se as incisões transfixante, intercartilaginosa e a paramediana na cartilagem lateral superior (usada para separar a cartilagem lateral superior do septo) (PATROCÍNIO et al, 2006).
Segundo Toriumi e Becker (1999 apud PATROCÍNIO, 2006) incisões são métodos para ganhar acesso às estruturas ósteo-cartilaginosas do nariz e incluem as incisões transcartilaginosa, intercartilaginosa, marginal e transcolumelar. Além destas, acrescentamos a paramediana na cartilagem lateral superior.
A anestesia pode ser local ou geral. É realizada também a infiltração de local de solução anestésica associada a uma substância chamada adrenalina, a qual tem a função de fazer os pequenos vasos fecharem-se durante a cirurgia, evitando sangramento (RUZZANTE,1986).
A cirurgia toda é realizada através das narinas. Cada segmento é tratado de acordo com cada nariz, onde são realizadas ressecções e modelagem das cartilagens, desgastes e fratura óssea. Através desta cirurgia pode-se também tratar desvios de septo ou outras alterações que dificultam a respiração (RUZZANTE, 1986).
O mesmo autor afirma que após o término
...