SISTEMAS DE REGULAÇÃO DO ORGANISMO
Artigos Científicos: SISTEMAS DE REGULAÇÃO DO ORGANISMO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patycapoeira2 • 8/3/2015 • 1.315 Palavras (6 Páginas) • 595 Visualizações
1 ) Explique, de forma resumida, o que é e como funciona o sistema renina-angiotensina-aldosterona.
É um mecanismo da regulação hemodinâmica do organismo se apresentando quando este precisa manter em padrões adequados a pressão arterial, quando isto ocorre as células justa glomerulares renais liberam na corrente sanguínea a renina que chega ao fígado onde se transformará em angiotensina I que se dirige aos pulmões onde sofrerá a ação da enzima conservadora de angiotensina ( ECA), transformando-se em angiotensina II, que tem a função de promover vasoconstrição e estimulação de aldosterona que é responsável em reter sódio e água fazendo com que a pressão arterial se estabilize.
2 ) Quais os efeitos do exercício no sistema renina-angiotensina?
A prática do exercício físico produz calor aumentando a diminuição da água do corpo através da transpiração, o fluxo sanguíneo e a redução do volume plasmático, o que estimula a secreção do ADH (hormônio sintetizado pelo hipotálamo) que promove a retenção de líquido atuando na permeabilidade (aumentando) dos túbulos contorcidos distais e duto coletor – antidiurético, regulando a osmolaridade urinária e seu volume.
3 ) Por que é importante estudar o equilíbrio ácido-base?
Com o conhecimento acerca do equilíbrio ácido-base desvios de pH podem ser clinicamente corrigidos evitando óbitos, além disso, esse desequilíbrio é um fator limitante do exercício físico intenso, logo, mantendo-o equilibrado garantiremos uma atividade física mais efetiva.
4 ) A respiração pode ser dividida em quatro eventos principais.Quais são ele? Explique cada um.
Ventilação pulmonar: é a entrada e saída de ar entre a atmosfera e os alvéolos pulmonares. A inspiração ocorre pela contração do diafragma, que traciona as superfícies inferiores dos pulmões para baixo, já a expiração ocorre pelo relaxamento passivo do diafragma, o que ocasiona a relação elástica dos pulmões, da parede torácica e das estruturas abdominais comprimindo os pulmões.
Difusão de oxigênio e dióxido de carbono entre os alvéolos e o sangue: ocorre quando o O2 passa através do epitélio do alvéolo e do endotélio capilar, indo parar na corrente sanguínea. O CO2 passa pelo endotélio capilar e pelo epitélio do alvéolo, sendo, então possível eliminá-lo do organismo.
Transporte de oxigênio e dióxido de carbono no sangue e nos líquidos corporais para e das células: o gás oxigênio que está nos alvéolos pulmonares difunde-se para os capilares sangüíneos penetrando nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico (CO2) é liberado para o ar.
Regulação da ventilação e de outros aspectos da respiração: é feito por um centro nervoso localizado no bulbo, de onde partem os nervos e estímulos responsáveis pela concentração dos músculos respiratórios.
5 ) O que é volume corrente, volume de reserva inspiratório, volume de reserva expiratório, volume residual, capacidade inspiratória vital, capacidade funcional residual, capacidade pulmonar total?Qual o valor de cada índice?
Volume corrente é o volume de ar inspirado ou expirado em cada incursão respiratória normal, cerca de 500ml em um adulto jovem normal .
Volume de reserva inspiratório (VRI) é o volume extra de ar que pode ser inspirado, além do volume corrente normal, em geral é de 3.000 mL
Volume de reserva expiratório (VRE) é a quantidade de ar que pode ser expirado voluntariamente a partir do Volume Corrente. Corresponde cerca de 15-20% da CPT, normalmente cerca de 1.500 mL.
Volume residual é o volume de ar que permanece nos pulmões após uma expiração máxima; Corresponde a cerca de 25 a 30 % da CPT, 1.000 ml.
Capacidade inspiratória vital é o volume da capacidade inspiratória mais o volume de reserva expiratório. Correspondem aproximadamente a 5.500 ml.
Capacidade residual funcional (CRF) é o volume de ar que permanece nos pulmões após uma expiração basal, ou seja, é a somatória do volume de reserva expiratória com volume residual. Assim, CRF=VRE+VR, logo, CRF= 2500 ml.
Capacidade pulmonar total (CPT) é volume de gás nos pulmões após uma inspiração máxima é a CPT. Representa a soma dos Volumes Corrente, de Reserva Inspiratório, de Reserva Expiratório mais o Volume Residual. Corresponde, num adulto, mais ou menos 6000ml.
6 ) Durante o exercício, o consumo de O2 pode aumentar de 250 ml/mim para até 3.000 ml/mim. Como o organismo responde a este aumento?
O organismo aumenta o débito cardíaco, aumenta a ventilação e aumenta a extração de O2 a partir do sangue.
7 ) Como o oxigênio e o dióxido de carbono são transportados pela corrente sanguínea?
O Oxigênio é transportado ligado à hemoglobina (proteína presente nas hemácias) sob a forma de oxiemoglobina (HbO4).
O dióxido de carbono pode ser transportado sob a forma dissolvida (7%), combinando-se com a água no interior das hemácias para formar ácido carbônico e, em seguida os íons hidrogênio e bicarbonato catalizado pela anidrase carbônica (70%) e combinado com a hemoglobina e proteínas plasmáticas (15 a 25%).
8 ) A freqüência respiratória varia entre quantos ciclos expiratórios por minuto? O que é hiperventilação e hipoventilação?
A freqüência cardíaca pode variar entre 10 a 15 ciclos expiratórios por minuto. Quando ela está aumentada, dizemos que há hiperventilação (o aumento da quantidade de ar que ventila os pulmões, seja pelo aumento da freqüência ou da intensidade da respiração) e, quando está diminuída, hipoventilação (incapacidade do aparelho respiratório para eliminar gás carbônico (CO²) na mesma proporção em que o gás chega aos pulmões.)
9 ) O que é hematose?
É o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sangüíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão do oxigênio e dióxido de carbono.
10) Como ocorre o transporte de gases entre os pulmões e as células?
O oxigênio é transportado pela hemoglobina, uma metaloproteína
...