Saude estetica e imagem pessoal
Por: Larissa Costa • 24/4/2015 • Relatório de pesquisa • 445 Palavras (2 Páginas) • 743 Visualizações
DESENVOLVIMENTO
Notamos que em todas as entrevistas foram citados os nomes de três doenças comuns em salões e centros estéticos, dentre elas:
• Seborreia: O diagnostico em um salão de beleza se torna fácil, pois o profissional tem contato direto com os cabelos que normalmente é a área mais afetada. Nota se uma oleosidade excessiva no couro cabeludo, uma escamação grosso e que tem odor. O que deve ser feito para o cliente tratar dessa difusão, é o encaminhamento a um medico dermatologista que ira indicar o melhor tratamento para acabar com tal problema.
• Melasma: Para uma esteticista é fácil identificar, pois consistem em machas acastanhadas na pele. Ela se classifica quanto a localização do pigmento. Em um dos lugares visitados, encontramos alguns dos tratamentos da melasma, como peeling químicos, peeling de marmorização e outros diversos, fazendo sempre a orientação do uso de protetor solar constante.
• Acne: Em todas as entrevistas realizadas a acne foi citada como umas das doenças de pele mais comuns dentro dos centros estéticos e salões de beleza. Uma esteticista tem o poder de tratar a acne, através de limpeza de pele, peelings ,uso de mascaras de argila e etc.
A esteticista pode orientar o paciente a adotar uma alimentação saudável rica em vitaminas e nutrientes que ajuda no bom funcionamento da pele. A hidratação da pele é fundamental, mas isso não é feito apenas com cremes específicos para pele com acne, mas também com o consumo de água, pelo menos 2 litros de água por dia. Usar sempre o protetor solar é indispensável. Não espremer as espinhas principalmente com as unhas, pois nelas se encontra inúmeras baterias que em contato com a pele que já esta no processo infeccioso e pode agravar ainda mais a acne. Lavar a pele regularmente de duas a três vezes ao dia para tirar o excesso de óleo na pele, porem não é correto lavar o rosto varias vezes ao dia, pois assim é interrompido o processo de lubrificação natural da pele.
Esses são alguns cuidados que o profissional da estética deve induzir seus pacientes a fazer, para ter uma pele bonita e livre de acnes, também a esteticista pode em casos mais graves, encaminhar o paciente para um medico ou médico dermatologista, para fazer um tratamento mais profundo em certas doenças, com o uso de medicamentos que só podem ser prescritos por tal. Esses tratamentos podem ser paliativos ao da esteticista, e juntos podem trabalhar de forma eficaz e com eficiência.
Ao vermos que entre tantas doenças de pele, as mais vistas nos centros estéticos e salões foram citados a cima. Falamos um pouco de cada uma delas e como as esteticistas influenciam em seus tratamentos.
...