Seroma
Pesquisas Acadêmicas: Seroma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Francyeri • 24/3/2015 • 292 Palavras (2 Páginas) • 536 Visualizações
O que é seroma?
É a complicação pós-cirúrgica que consiste no acúmulo excessivo de líquido próximo à cicatriz cirúrgica, causando inflamação. Ocorre após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para desaparecer totalmente. É o extravasamento de um líquido semelhante ao plasma, que se acumula abaixo da pele, na região da cicatriz cirúrgica. O seroma pode acontecer em qualquer cirurgia.
Como se forma? Quando aparece?
Em geral, o seroma é devido a uma pré-disposição genética e ao não uso de uma cinta ou curativo compressivo após a cirurgia. Ocorre principalmente nas cirurgias que envolvem grandes deslocamentos de tecidos, como abdominoplastias.
Quais são os principais sinais e sintomas do seroma?
Os principais sinais e sintomas do seroma são:
• Inchaço e flutuação locais.
• Abaulamento da cicatriz.
• Dor.
• Pele avermelhada.
• Aumento da temperatura local.
Pode drenar-se espontaneamente através da cicatriz cirúrgica. O seroma torna-se encapsulado se não for reabsorvido espontaneamente e se não for drenado, o organismo produz uma cápsula fibrosa à sua volta e para isolá-lo, caso não seja drenado e permaneça assim por tempo muito prolongado. Depois da formação de cápsula envolvendo seromas antigos, as punções tornam-se ineficientes e o tratamento adequado será cirúrgico, com a finalidade de remover toda a cápsula e o seroma. Um seroma encapsulado produz aspecto abaulado, endurecido e fixo, como o de uma tumoração abaixo da pele, algumas vezes apresenta retração visível na pele.
Tratamento
O tratamento do seroma é feito através da punção do líquido por meio de agulhas de grosso calibre e drenos, usando anestesia local para evitar a dor que o procedimento pode causar. Além disso, o médico usa analgésicos e anti-inflamatórios, na medida da necessidade e poderá usar antibióticos preventivamente, uma vez que o seroma é um excelente meio de cultura para bactérias.
Prevenção
Devem ser utilizados curativos compressivos e o uso de uma cinta compressiva.
Bibliografia:
http://www.infoescola.com/medicina/seroma
http://www.abc.med.br/p/sinais
...