TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Setor de produção: gado leiteiro

Tese: Setor de produção: gado leiteiro. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Tese  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1

 

Atividade Produtiva: Pecuária de Leite

 

A região escolhida é a cidade de Patos de Minas – Minas Gerais.

Segunda cidade no ranking de maiores produtores de leite do Brasil (0,5% da produção nacional – corresponde a 146.649 litros de leite produzido).

 

Características da região

 

Clima

 

Patos de Minas faz parte do Bioma Cerrado (vegetação de pequenas árvores retorcidas, dispersas em meio a um tapete de gramíneas), o clima predominante é o Tropical Sazonal, com inverno seco. A temperatura média anual é de 25ºC.

A radiação solar é bastante intensa, podendo reduzir devido à alta nebulosidade nos meses excessivamente chuvosos do verão.

Durante os meses quentes de verão, quando as chuvas se concentram e os dias são mais longos, tudo no cerrado é muito verde. No inverno, ao contrário, o capim fica amarelo e seca.

 

Relevo

 

O relevo é um tanto acidentando, com poucas áreas planas. Nos morros mais altos são encontrados pedregulhos, argila com inclusões de pedras e camadas de areia.

 

Solo

 

O solo apresenta-se intemperizado, devido à alta lixiviação e possuem baixa fertilidade natural.

Apresenta pH ácido, variando de 4,3 a 6,2. Possui elevado conteúdo de alumínio, baixa disponibilidade de nutrientes, como fósforo, cálcio, magnésio, potássio, matéria orgânica...

O solo é bem drenado, profundo e com camadas de húmus.

Nos períodos de estiagem, o solo se resseca muito, mas somente em sua parte superficial (1,5 a 2 metros de profundidade).

A degradação ocorre devido as atividades agrícolas e pastagens.  

 

Raça

 

Holandesa

 

Sistema de Produção a Pasto - Rotacionado

 

O sistema de lotação rotacionado têm sido recomendado com base de que as plantas necessitam um período de descanso a fim de completar o processo de estabelecimento, para acumular ou recuperar o nível de energia da coroa e raízes da planta, para permitir regeneração da pastagem sem a interferência do animal e para prevenir que espécies mais consumidas sejam virtualmente eliminadas.

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com