Sistema Cardiorespiratorio
Pesquisas Acadêmicas: Sistema Cardiorespiratorio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcelohsl • 21/10/2013 • 825 Palavras (4 Páginas) • 659 Visualizações
1) Quais são os órgãos componentes do sistema respiratório e do sistema cardiovascular e quais são suas respectivas funções?
Órgãos do sistema respiratório:
• Os órgão da porção de condução são: Nariz e cavidade nasal, Faringe, Laringe, Traqueia, Brônquios. Sua função é levar o oxigênio inspirado até os pulmões e, consequentemente, eliminar o gás carbônico na expiração.
• Pulmões: os pulmões são dois órgãos esponjosos e volumosos localizados na cavidade torácica, cuja função é a respiração (trocas gasosas com o meio ambiente).
Órgão do sistema Cardiovascular:
• Coração: Sua função é bombear o sangue, per¬mitindo sua circulação pelo corpo por intermédio das artérias e das veias.
2) Como ocorrem as trocas entre o sangue e os tecidos?
As trocas entre o sangue e o tecido ocorrem através das paredes muito finas dos capilares sanguíneos. Os vasos arteriais vão diminuindo significati¬vamente conforme se afastam do coração até formarem os capilares arteriais por onde os nu¬trientes e o oxigênio se perfundem para o material extracelular dos tecidos, em seguida, o gás carbônico e os resíduos metabólicos passam do tecido para o interior dos capilares venosos e daí são transportados até os órgãos eliminadores.
3) Qual é a importância do aparelho cardiorrespiratório para a prática de atividade física?
Durante uma atividade física, o aparelho cardiorrespiratório aumenta o seu trabalho para levar maior quantidade de oxigênio e nutrientes até os músculos estriados esqueléticos e o mio-cárdio. Para isso, o sistema respiratório deverá absorver maior quantidade de O2 e, ao mesmo tempo, eliminar o CO2, aumentando a frequência respiratória (fluxo de ar inspirado e expirado). Concomitantemente, o coração aumenta seus batimentos cardíacos com o objetivo de aumen¬tar a circulação sanguínea.
A adaptação efetuada pelo aparelho cardiovascular ao exercício físico é, a médio e longo prazo, benéfica para melhorar o rendimento do coração e dos pulmões e para prevenir, e até mesmo tratar, alguns problemas graves que possam afetar estes órgãos. De qualquer forma, os benefícios apenas são eficazes quando o exercício físico realizado é de resistência e é efetuado de forma regular, moderada e progressiva.
Entre todos estes benefícios, o mais importante é a contribuição do exercício físico para a prevenção da doença coronária, uma doença provocada pela obstrução das artérias que irrigam o coração e a consequente falta de oxigênio neste órgão. De fato, quando o músculo cardíaco é submetido a um esforço regular, moderado e progressivo, o coração - à semelhança dos músculos esqueléticos - responde, aumentando a sua força, potência e volume e produzindo novas artérias, de modo a ampliar o seu próprio transporte de oxigênio e, consequentemente, o seu rendimento. Este mecanismo de adaptação é extremamente importante para prevenir a doença coronária, já que um coração adequadamente treinado tem menos possibilidades de obstrução das suas artérias e, para além disso, responde melhor em caso de obstrução. Por outro lado, a prática de exercício físico é muito recomendável para corrigir ou diminuir o efeito de outros fatores de risco graves da doença coronária, pois aumenta a concentração do "colesterol
...