Sistema Digestorio
Artigo: Sistema Digestorio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasmendes92 • 9/6/2013 • 793 Palavras (4 Páginas) • 1.477 Visualizações
É constituído pelo tubo digestivo e suas glândulas anexas, sua função é retirar os nutrientes indispensáveis dos alimentos ingeridos; para o desenvolvimento e manutenção do organismo. Apresenta as seguintes regiões: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
A boca é a abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo, onde o alimento é preparado para a digestão, por meio da mastigação proporcionada pelos dentes e a língua.
A faringe é o canal por onde passa o alimento que se dirige ao esôfago.
O esôfago situa-se entre os pulmões, atrás do coração, é o canal que une a faringe ao estômago, onde o bolo alimentar é empurrado até o estômago, através de contrações musculares.
O estômago é um órgão, em formato de bolsa e dividido em três partes: a cárdia, o corpo (fundo) e o antro. No estômago o alimento é misturado com o suco gástrico (solução rica em ácido clorídrico e enzimas (pepsina e renina).
No intestino delgado a quebra das moléculas alimentares se torna completa, são absorvidas no sistema digestivo para o circulatório e enviadas às células.
As fezes são formadas no intestino grosso, sua mais importante função é reabsorver água, o que determina a consistência do bolo fecal. É dividido em quatro partes: ceco, cólon e o reto e mede cerca de 1,5 m de comprimento.
O ânus controla a saída das fezes.
O pâncreas que faz parte das glândulas anexas, possui 15 cm de comprimento, fabrica enzimas digestivas e secreta os hormônios insulina e glucagon.
O fígado é também outra glândula anexa. Armazena glicogênio, ferro, cobre e vitaminas, produz carboidratos a partir de lipídeos ou proteínas e sintetiza o colesterol.
Sistema cardiovascular
O sistema cardiovascular é formado por um conjunto de tecidos e órgãos responsáveis pela circulação do sangue e linfa pelo corpo dos animais vertebrados, transportando nutrientes absorvidos, excretas para eliminação e oxigênio para respiração celular, distribuídos pelo organismo ou direcionados a excreção.
Desta foram o sistema cardiovascular envolve tanto o sistema sangüíneo quanto o sistema linfático.
O sangüíneo apresenta três componentes principais: o sangue, o coração e os vasos sangüíneos.
Sangue – formado por uma fração líquida, o plasma, e diversos tipos de células, hemácias, glóbulos brancos e plaquetas. É chamado de arterial, após hematose nos alvéolos pulmonares (sangue rico em oxigênio), e venoso, quando transporta gás carbônico.
Coração – órgão oco muscular responsável pelo bombeamento do sangue. Pode ser formado por duas, três ou quatro cavidades (os átrios e os ventrículos).
Exemplos:
Peixes → um átrio e um ventrículo;
Anfíbios → dois átrios e um ventrículo;
Répteis → dois átrios e dois ventrículos incompletamente separados;
Aves e mamíferos → dois átrios e dois ventrículos completamente separados.
Vasos sangüíneos - órgãos tubulares que se ramificam pelo corpo. Em conseqüência das diferentes dimensões (calibre) são classificados em: Artérias, arteríola, vênulas, veias e capilares.
O linfático possui três funções: imunitária, na produção de células de defesa (linfócitos, monócitos e plasmócitos na síntese de anticorpos); drenagem dos fluidos em excesso nos intertícios dos tecidos corporais; e absorção dos ácidos graxos e transporte subseqüente da gordura para o sistema circulatório.
Sistema Respiratório
Sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pela entrada, filtração, aquecimento, umidificação e saída de ar do nosso organismo. Faz as trocas gasosas do organismo com o meio ambiente, oxigenando o sangue e possibilitando que ele possa suprir a demanda de oxigênio do indivíduo para que seja realizada a respiração celular.
Os mecanismos de obtenção, difusibilidade, transporte e eliminação de gases respiratórios (oxigênio e gás carbônico) e de suas ligações com o sistema circulatório fazem parte da fisiologia do sistema respiratório.
A primeira parte depende da difusão dos gases nas membranas
...