Sistema Endocrino
Trabalho Escolar: Sistema Endocrino. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Claurinda • 21/6/2013 • 440 Palavras (2 Páginas) • 1.329 Visualizações
Sistema Endócrino-Tireóide”
O sistema nervoso e as glândulas endócrinas são os dois principais mecanismos de comunicação e coordenação do corpo humano. Eles regulam quase todos os sistemas orgânicos. Embora o sistema nervoso e o sistema endócrino trabalham intimamente associados, eles possuem várias diferenças.
O sistema endócrino produz seus efeitos por meio da secreção de hormônios. Os hormônios são mensageiros químicos que influenciam ou controlam as atividades de outros tecidos ou órgãos. A maioria dos hormônios é transportada pelo sangue a outras partes do corpo, exercendo efeitos em tecidos mais distantes.
Dentre as principais glândulas endócrinas estão:
Glândula Tireóide
A glândula tireóide possui tom vermelho-acastanhado, cerca de 25g e é altamente vascularizada. Está localizada na região ântero-inferior do pescoço, ântero-lateralmente à traquéia e logo abaixo da laringe, no nível entre a quinta vértebra cervical e a primeira vértebra torácica. A tireóide possui dois lobos direito e esquerdo que são conectados entre si por uma parte central denominada istmo da glândula tireóide. Cada lobo possui aproximadamente 5cm de comprimento. A glândula está envolvida por uma cápsula de tecido conjuntivo e contém dois tipos de células: as células foliculares, localizadas nos folículos tereoideanos, e as células parafoliculares, localizadas entre os folículos.
Folículo Tireoideano: a glândula tireóidea é composta por muitas unidades secretoras chamadas folículos. As células foliculares secretam e armazenam dois hormônios tireoideanos:
- Triodotironina (T3)
- Tetraiodotironina (T4 ou tiroxina)
Dos dois hormônios tireóideos, a T3 é provavelmente o estimulador principal do ritmo metabólico da célula, com ação muito poderosa e imediata, enquanto a T4 é poderosa, porém menos rápida.
As glândulas parafoliculares, secretam o seguinte hormônio:
• Calcitonina: regula o metabolismo de cálcio, principalmente suprindo a reabsorção óssea.
Tiroxina (T4) E Tri-iodotironina (T3)
são hormônios sintetizados pela glândula endócrina tireóidea, Quando em excesso, expressa um quadro clínico denominado de hipertireoidismo, apresentando os seguintes sintomas: ansiedade, cansaço ou insônia, tremores, aumento da sudação, falta de ar, diminuição de peso.
Quando insuficiente às necessidades metabólicas, configura um quadro de hipotireoidismo, sendo os sintomas: aparência apática, tendência a engordar, pele seca e escamosa, intolerância ao frio e cansaço excessivo.
Durante a infância, caso não seja detectada essa deficiência, o organismo pode apresentar um estado de retardo do crescimento e debilidade mental, condição conhecida por cretinismo.Regulando assim o metabolismo geral.
Calcitonina
A calcitonina é um hormônio proteico composto por 32 aminoácidos. É produzido pelas células
...