Sistema Endomembranar
Monografias: Sistema Endomembranar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kiala99 • 5/8/2014 • 918 Palavras (4 Páginas) • 3.665 Visualizações
Introdução
Ao longo deste trabalho abordarei o tema sistema endomembranar com os seus subtemas vacúolos e núcleo começando a dizer que:
Muitos citologistas consideram algumas das diferentes membranas da célula eucariótica como fazendo parte de um sistema endomembranar. Este sistema integra um conjunto de estruturas que se relacionam entre si, incluindo o retículo endoplasmático, o complexo de Golgi, lisossoma, vacúolos, o invólucro nuclear e ainda a membrana plasmática, que, não sendo uma endomembrana, está relacionada com o retículo e outras membranas internas.
Muitos dos componentes do sistema endomembranar relacionam-se directamente ou através da transferência de vesículas.
Desenvolvimento
Vacúolos
Os vacúolos (do latim "vaccuus" - vácuo) são estruturas celulares, muito abundantes nas células vegetais, contidas no citoplasma da célula.
O termo vacúolos diz respeito a cavidade que existem no interior da célula rodeadas por uma membrana que tem o nome de tonoplasma e que também faz parte do sistema endomembranar da célula.
Nas plantas, as células já com um certo grau de diferenciação possuem um grande vacúolo central, que se desenvolve por coalescência de vacúolos mais pequenos, que têm origem no retículo endoplasmático ou no complexo de Golgi.
As funções dos vacúolos são diversificadas. Podem ter funções de armazenamento de compostos orgânicos, incluindo proteínas, sendo também o local de reserva de iões inorgânicos.
Alguns vacúolos possuem em abundância certos pigmentos que dão a cor às células, tais como os pigmentos azuis e vermelhos das pétalas. Por vezes, os vacúolos protegem a planta contra a acção dos predadores, pois podem conter substâncias venenosas para esses animais.
Nas células animais os vacúolos são raros e não têm nenhum nome específico. Contudo, as células do tecido adiposo (os adipócitos) possuem vacúolos repletos de gordura, que servem como reserva energética.
Nos protozoários podem ter funções diversas, como seus nomes indicam: vacúolo digestivo, vacúolo pulsátil ou excretor e o vacúolos de armazenamento.
Vacúolos digestivos: são lissosomas que, ao englobar uma partícula sólida ou liquida, realizam a endocitose.
Vacúolos contráteis: Presente em organismos de água doce, mantem a pressão osmótica bombeando a água para fora da célula, evitando que ocorra a lise da célula, uma vez que ela é hipertônica em relação ao meio.
Já os vacúolos de armazenamento, encontrados primordialmente nos vegetais, ocupam significativo volume celular. Dependendo da espécie, armazenam variadas substâncias: carboidratos (amiloplastos – plastos de reserva nutritiva nas raízes), proteínas (proteoplastos – plastos de reserva protéica em sementes), alguns pigmentos de pétalas e folhas (antocianinas) e até toxinas (nicotina e tanino), substâncias de defesa contra predadores herbívoros.
Núcleos
Tipicamente, a estrutura mais proeminente na célula eucariótica é o núcleo.
O núcleo é o centro do controlo genético da célula. Foi em 1831 por Robert Brown em células de orquídea. Sob o ponto de vista estrutural, o microscópio electrónico revelou que o núcleo possui na parte externa uma dupla membrana, o invólucro nuclear, que não é mais do que uma diferenciação local do retículo endoplasmático.
O invólucro nuclear apresenta inúmeros poros, uniformemente localizados na superfície nuclear. Esses poros permitem a comunicação entre o núcleo e
...