Sistema Genital Feminino E Masculino
Dissertações: Sistema Genital Feminino E Masculino. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 9/9/2014 • 583 Palavras (3 Páginas) • 598 Visualizações
Sistema genitália feminina
1. Quais são os órgãos genitais femininos internos e órgãos externos?
R: ovário, tubas uterinas, útero, vagina, clitóris e bulbo do vestíbulo, glândulas vestibulares maiores e menores.
Órgãos genitais externos: pudendo feminino ou vulva (monte púbico,
(Lábios maiores e menores, clitóris, bulbo do vestíbulo e glândulas vestibulares).
2. Descreva a estrutura do ovário.
R: São de coloração rosa – acinzentada, Cerca de 3 a 5 cm de comprimento por 1,5 cm de largura e aproximadamente 1 cm de espessura.
3. Cite as porções da tuba uterina.
R: INFUNDÍBULO: Extremidade que se liga aos ovários através das fímbrias. AMPOLA: Extremidade medial do infundíbulo, é a porção mais larga e longa da tuba. Geralmente onde ocorre a fecundação.
ISTMO: Parte curta que entra nos cornos do útero
INTRAMURAL: Porção que passa através do miométrio.
4. Cite e explique as camadas da parede uterina.
R: Endométrio: camada interna (mucosa). Miométrio: camada média (muscular). Perímetro: camada externa (serosa).
5. Cite os elementos que constituem a vulva.
R: Monte púbico, lábios maiores, lábios menores, vestíbulo da vagina e clitóris.
6. Explique ovulação e fecundação.
R: Ovulação é o processo no ciclo menstrual no qual o folículo ovariano maduro rompe e libera o ovo (oócito ou gameta feminino) que participa na reprodução. O processo de ovulação é controlado pelo hipotálamo do cérebro e através da liberação de hormônios (hormônio luteinizante e hormônio estimulador do folículo) secretados no lóbulo anterior da glândula pituitária. A fecundação ocorre geralmente na tuba uterina, e em até trinta e seis horas após a ovulação.
7. Explique ciclo menstrual
R: É dividido em três fases: a fase folicular, a ovulação e a fase luteínica, algumas fontes refiram um conjunto diferente de fases: a menstruação, a fase proliferativa e a fase secretora.
Sistema genitália masculina
1. Esquematize os órgãos genitais masculinos.
R: ESCROTO, TESTÍCULOS, EPIDÍDIMO, DUCTO DEFERENTE, VESÍCULA SEMINAL, DUCTO EJACULATÓRIO, PROSTÁTA, GLÂNDULAS BULBOURETRAIS, FUNÍCULO ESPERMÁTICO, PÊNIS.
2. Cite a função de cada órgão genital masculino.
R: ESCROTO Sustentar, proteger (alojar): testículos, epidídimo e parte do funículo espermático
Testículos: Exócrina: Produção de espermatozóide. Endócrina: Testosterona.
DUCTO DEFERENTE Levar os espermatozóides do epidídimo para o ducto ejaculatório. Inicia na cauda do epidídimo (bastante tortuoso).
É circundado pelo plexo pampiniforme de veias e está incorporado ao funículo espermático.
DUCTO EJACULATÓRIO Via condutora dos espermatozóides.
GLÂNDULAS ANEXAS Produção do líquido seminal.
VESÍCULAS SEMINAIS Produção do líquido seminal (alcalino). Fonte de energia para os espermatozóides. Papel na ativação dos espermatozóides.
PROSTÁTA Líquido prostático: lácteo, alcalino que contém substâncias que neutralizam bactérias Produz prostaglandinas. Prepara o canal para receber o espermatozóide.
PÊNIS Cópula, Excretas metabólicos Sêmen.
.
3. Cite o trajeto por onde passam os espermatozoides, desde onde são produzidos até a sua eliminação?
R Os espermatozóides são produzidos nos testículos, e armazenados no epidídimo. Do epidídimo parte o canal deferente que transporta os espermatozóides até à vesícula seminal, um armazém de espermatozóides maduros que produz um líquido viscoso que nutre e protege os espermatozóides. O percurso do canal deferente termina na porção da uretra que atravessa a próstata, uma glândula que também produz secreções. O trajeto final do sêmen é feito ao longo da uretra.
Quando há uma excitação os espermatozóides são expulsos pelo pénis, juntamente com as substâncias produzidas pelas glândulas anexas (vesícula seminal e próstata) formando um líquido chamado sêmen, num processo a que se dá o nome de ejaculação.
4. Descreva em um parágrafo. Ejaculação, como ocorre?
R O processo se inicia com contrações involuntárias dos músculos do epidídimo, ductos deferentes, vesícula seminal e próstata, que liberam fluidos que são conduzidos para a parte posterior da uretra. Então, contrações involuntárias e rítmicas dos músculos pélvicos dão propulsão ao sêmen, que passa através da uretra e deixa o pênis.
...