Sistema Imunológico
Trabalho Escolar: Sistema Imunológico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sivalda • 23/10/2013 • 5.950 Palavras (24 Páginas) • 899 Visualizações
Sistema Imunológico
Dentro do nosso corpo há um impressionante mecanismo de proteção, chamado sistema imunológico. Ele foi elaborado para defendê-lo de milhões de bactérias, micróbios, vírus, toxinas e parasitas que adorariam invadir nosso corpo. Para compreender o poder do sistema imunológico, tudo o que você precisa fazer é olhar o que acontece quando qualquer coisa morre. Isso pode parecer grosseiro, mas mostra algo muito importante sobre o seu sistema imunológico.
Quando alguma coisa morre, nosso sistema imunológico (junto com todo o resto) é desativado. Em uma questão de horas, o corpo é invadido por todo tipo de bactérias, micróbios, parasitas... Nenhuma dessas coisas é capaz de entrar quando o sistema imunológico está funcionando, mas no momento em que ele pára a porta fica escancarada. Quando morremos, leva apenas algumas semanas para que esses organismos destruam completamente nosso corpo e o levem embora, ficando apenas o esqueleto. Obviamente, o sistema imunológico está fazendo algo impressionante para impedir que toda essa destruição aconteça - enquanto estamos vivos.
O sistema imunológico é complexo, conexo e interessante. E há pelo menos duas boas razões para você saber mais sobre ele. Primeiro, é simplesmente fascinante compreender de onde vêm coisas como febre, urticária, inflamação etc. Você também escuta bastante sobre o sistema imunológico nos noticiários à medida que novas partes dele são compreendidas e novas drogas são lançadas - saber sobre o sistema imunológico torna essas notícias compreensíveis. Neste artigo, vamos dar uma olhada em como o sistema imunológico funciona de modo que possamos entender o que ele está fazendo por nós a cada dia, assim como o que ele não está fazendo.
Sistema imunológico
O sistema imunológico funciona 24 horas por dia e age de modos diferentes, porém trabalha quase sem ser notado. Só notamos nosso sistema imunológico quando ele falha por alguma razão ou, quando ele faz alguma coisa que produz um efeito colateral que podemos ver ou sentir. Aqui estão vários exemplos:
• quando você se corta, vários tipos de bactérias e vírus entram no seu corpo através da abertura na pele. Quando entra uma farpa na sua pele você fica com a lasca de madeira, que é um corpo estranho, dentro do seu corpo. Seu sistema imunológico responde e elimina os invasores enquanto a pele cicatriza e sela o corte. Em casos raros o sistema imunológico falha e o corte infecciona. Ele inflama e fica cheio de pus. A inflamação e o pus são efeitos colaterais do sistema imunológico fazendo o seu trabalho;
• quando um mosquito pica você, o local fica inchado, vermelho e coçando. Esse também é um sinal visível do seu sistema imunológico trabalhando;
• todo os dias você inala milhares de germes (bactérias e vírus) que estão flutuando no ar. Seu sistema imunológico lida com todos eles sem problemas. Ocasionalmente, um germe passa pelo sistema imunológico e você pode pegar um resfriado, ficar gripado ou algo pior. São sinais visíveis de que o seu sistema imunológico não conseguiu deter o germe. O fato de você sarar do resfriado ou gripe é outro sinal visível, agora, de que seu sistema imunológico foi capaz de eliminar o invasor depois de tomar conhecimento dele. Se o seu sistema imunológico não fizesse nada, você jamais conseguiria se ver livre de um resfriado ou de outro problema;
• todos os dias você come centenas de germes e, mais uma vez, a maioria deles morre na saliva ou nos ácidos do estômago. Ocasionalmente, um escapa e causa intoxicação alimentar. Há, normalmente, um efeito bastante visível dessa falha do sistema imunológico: vômito e diarréia são dois dos sintomas mais comuns;
Imagem cedida pelo Instituto Nacional de Alergias e Doenças Contagiosas.
Uma célula imunológica passando por uma reação alérgica
• há também muitos tipos de doenças que são causadas pelo sistema imunológico trabalhando de modo inesperado ou incorreto, causando problemas. Por exemplo, algumas pessoas têm alergias. Alergias são, na verdade, o sistema imunológico reagindo de forma exagerada a certos estímulos aos quais as outras pessoas nem reagem. Algumas pessoas têm diabetes, que é causada pelo ataque inapropriado do sistema imunológico às células do pâncreas, destruindo-as. Algumas pessoas têm artrite reumatóide, que é causada pelo sistema imunológico quando este ataca inapropriadamente as articulações. Muitas doenças são causadas por um erro do sistema imunológico;
• finalmente, às vezes, lembramos do sistema imunológico porque ele nos impede de fazer coisas que poderiam ser benéficas. Por exemplo, os transplantes de órgãos são muito mais difíceis do que deveriam ser porque o sistema imunológico geralmente rejeita o órgão transplantado.
Noções básicas do sistema imunológico
O que significa quando alguém diz "não estou me sentindo bem hoje"? O que é uma doença? Compreendendo os diferentes tipos de doença é possível saber quais delas o sistema imunológico ajuda a combater.
Quando você "fica doente", o corpo não é capaz de funcionar da mesma forma que funciona normalmente. Existem diversos modos de ficar doente, alguns deles são:
• lesão mecânica - quando um osso quebra ou um ligamento rompe, você fica "doente" (seu corpo não é capaz de desempenhar todo o seu potencial). A causa do problema é algo fácil de compreender e é visível.
• deficiência de vitaminas ou minerais - quando o seu corpo não obtém vitamina D suficiente, ele não é capaz de metabolizar cálcio da maneira correta e você fica com uma doença chamada raquitismo. Pessoas com raquitismo têm ossos fracos e deformidades porque eles não crescem apropriadamente. A falta de vitamina C provoca o escorbuto, que causa inchaço e sangramento das gengivas, edema das articulações e ferimentos. A falta de ferro leva à anemia, e assim por diante.
• lesão dos órgãos - em alguns casos, um órgão fica lesado ou enfraquecido. Por exemplo, uma forma de "doença cardíaca" é causada pela obstrução dos vasos condutores de sangue que vão para o músculo cardíaco, de modo que o coração não recebe sangue suficiente. A cirrose é causada pelo dano às células do fígado (uma das causas é o consumo excessivo de álcool).
• doença genética - uma doença genética é causada por um erro na codificação do DNA, fazendo com que
...