TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Radicular

Seminário: Sistema Radicular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Seminário  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

O Sistema de Raiz

No cultivo comercial de cana-de-açúcar, que é propagado de forma assexuada, odesenvolvimento do sistema de raiz é iniciado logo depois do plantio de uma porção do núcleo (sett) com pelo menos uma gema lateral.

As primeiras raízes formadas são as raízes do sett, que emergem de uma banda da raiz primordial acima da cicatriz da folha nos nódulos do sett. Raízes do sett podem emergir dentro de 24 horas de plantio, apesar dediferenças no tempo requerido para emergência da raiz ocorrem entre as variedades. Raízes sett são finas e com muitas ramificações, que sustentam a planta em crescimento nas primeiras semanas depois da brotação.

Raízes shoot são tipos secundários de raízes, que emergem da base do novo shoot 5 - 7 dias após o plantio. As raízes shoot são mais grossas e carnudas que as raízes sett e desenvolvem no sistema de raiz principal da planta. Raízes sett continuam a crescer por um período de 6 - 15 dias após o plantio, a maioria desaparecendo aos 60 - 90 dias enquanto o sistema de raiz shoot desenvolve-se e apropria-se do suprimento de água e nutrientes ao shoot de crescimento. Até a idade de três meses, as raízes sett contêm menos que 2% da massa seca da raiz.

Raízes sett inicialmente têm uma proporção de alongamento de poucos mm/dia, alcançando 20 mm/dia dentro de alguns dias de brotação sob condições favoráveis. Raízes shoot crescem mais rapidamente, com proporção de alongamento de até 80 mm/dia observadas, embora somente para curtos períodos de tempo. As proporções de crescimento médias sobre 10 dias foram 40 mm/dia em solos arenosos e 28 mm/dia em argila dura.

As proporções médias da penetração da raiz, ou o raio de descendência do sistema de raiz, de 20 - 30 mm/dia também foram relatadas. A penetração da raiz em outra tentativa foi 20 mm/dia para uma profundidade de 1.6 m para cultivos não irrigados, porém diminuídos em cultivos irrigados para 17 mm/dia no primeiro 1.0 m e 6 mm/dia entre 1.0 e 1.6 m.

A variação genotípica nos sistemas de raiz da cana de açúcar é bem documentado e aqueles que produzem muitos perfilhos normalmente produzem muitas raízes porque cada novo perfilho é uma fonte de raízes shoot. De forma similar, cultivos com maior penetração de raiz horizontal (gravitrópico fraco) são mais resistentes à lodging do que aquelas com um sistema de raiz gravitrópico mais forte.

Uma secção longitudinal da ponta da raiz consiste basicamente de quatro partes: a capa da raiz, o ponto de crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com