Sistema Tegumentar
Pesquisas Acadêmicas: Sistema Tegumentar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zizacosta • 30/11/2014 • 1.950 Palavras (8 Páginas) • 822 Visualizações
Sistema Tegumentar
Divisões anatômicas (Epiderme, derme e hipoderme), Estrutura da pele sua composição e funções gerais.
A pele é uma estrutura, um órgão que participa de um sistema, e o sistema em que ela se enquadra chama-se sistema tegumentar que compreende a pele e seus anexos, os anexos da pele (fâneros), é tudo que está grudado na pele, são unhas, pelos e cabelos (Gozzi – 2013, YouTube).
• Órgãos do sistema tegumentar: pele - unhas – pelos – cabelos (anexos da pele chamados também de fâneros).
A pele é o maior órgão em continuidade celular e pode chegar de 1 a 2 m2 de comprimento.
A pele é dividida em três camadas:
• Superficial: Epiderme – Proveniente do tecido epitelial
• Camada média: Derme – Proveniente do tecido conjuntivo frouxo
• Camada mais profunda: Hipoderme (ou Tecido celular subcutâneo) – Proveniente do tecido conjuntivo adiposo
Conforme Gozzi (2013, YouTube) a pele é dividida em três camadas pelo fato de que cada camada da pele é feita de um tecido diferente.
Conforme descrito à cima, a pele se divide em epiderme camada superficial, que é composta de tecido epitelial; derme camada média, que é composta de tecido conjuntivo e a hipoderme, também conhecida por tecido celular subcutâneo, que é também composta por tecido conjuntivo.
Classificação quanto às funções dos tecidos segundo Gozzi (2013 – YouTube):
Epiderme - Tecido epitelial tem a função de proteção no corpo = tecido epitelial estratificado, pavimentoso queratinizado, o que significa?
Epitélio é a cobertura do seu corpo, basicamente o que reverte os órgãos é tecido epitelial, fornece essa cobertura.
Estratificado significa, vária camadas (a epiderme pode ser composta de 4 à 5 camadas, dependendo da parte do corpo).
Todas as camadas exceto as mais profundas são compostas de células mortas, a epiderme das palmas das mãos e das plantas dos pés e lábios são mais grossas possuem 5 camadas, pois essas áreas são mais expostas ao atrito. Em outras partes do corpo a epiderme tem apenas 4 camadas.
Pavimentoso porque é continuo.
Queratinizado porque a estrutura básica da pele, das células que compõe a epiderme são queratinócitos, ou seja, são células que sintetizam e produz uma proteína chamada queratina, essa queratina vai fornecer a proteção que a pele precisa para “impermeabilizar” a nossa pele, sabendo que a pele não é totalmente impermeável.
Derme é composto basicamente por tecido conjuntivo frouxo, sabendo que a derme tem a parte superficial e a parte profunda e tem características distintas, mas basicamente a maior parte da derme é composta por tecido conjuntivo frouxo.
O tecido conjuntivo frouxo é feito de colágeno mais alguma outra coisa, nesse caso é colágeno e outra proteína chamada elastina, e o resultado é volume e elasticidade.
Hipoderme a parte mais profunda da pele é composta por tecido conjuntivo adiposo significa que temos colágeno mantendo as células de gordura firmemente unidas, ou seja, as células que armazenam gorduras são chamadas de adipósitos e precisam ficar unidos entre si sem se movimentar e que dar a firme união entre os adipósitos é o colágeno.
Estrutura da Epiderme Gozzi (2013 – YouTube):
A epiderme é composta de tecido epitelial estratificado, pavimentoso, queratinizado.
Estrutura básica: queratina
Funções gerais da Epiderme:
Por ser feita de queratina tem uma formação semelhante a uma parede de tijolinhos, e tudo que vem de fora a maior parte fica retido na superfície da pele, porque a queratina dará firme união para as células da epiderme, por tanto as células epidérmicas estão firmemente unidas por outras células desmossomos e M-desmossomos e o restante o que seria o cimento que uni esses “tijolinhos” é a queratina, isso dá certa “impermeabilizada” na pele, tendo por tanto, permeabilidade seletiva.
Outra composição na epiderme: uma célula que fica na parte mais profunda é chamada de melanócito que produz a proteína melanina, é pigmentar escurecida, tem um tom castanho, que vai proteger a pele da radiação solar, principalmente da radiação ultravioleta.
Palavra chave: proteção mecânica; proteção contra a radiação ultravioleta e permeabilidade seletiva.
Característica e Funções da Epiderme segundo Van de Graaff (2013, p.108):
Nomes e características das camadas da epiderme
• Camada Basal • Camada Granulosa • Camada Córnea
• Camada Espinhosa • Camada Lúcida
1 - Camada Córnea: É constituída de 25 a 30 camadas de células achatadas, semelhantes a escamas. Essas milhares de células se desprendem todos os dias apenas para serem substituídas por novas células. Essa camada é superficial e cornificada é a que mais protege a pele.
Cornificação: É produzida pela queratinização é o ressecamento e achatamento da camada córnea – a mais importante adaptação e proteção da pele.
A fricção da camada superficial da pele estimula a atividade mitótica na camada basal e na camada espinhosa que resulta na formação de um calo para maior proteção.
2 - Camada Lúcida: Membrana, núcleo e organelas são mais visíveis e histologicamente essas camadas aparecem claras, são encontradas nos lábios e nas peles mais espessas, (da planta dos pés, nas palmas das mãos e lábios).
3 - Camada Granulosa: Constitui apenas de 3 e 4 camas de células achatadas, essas células contém granulo cheio de ceratoialina um precursor de queratina.
4 - Camada Espinhosa: São espinhosas em razão dos prolongamentos de espinhos semelhantes que surgem nos quaratinócitos (“queratina”). A camada espinhosa vive em limitada mitose.
5 - Camada Basal: É a única célula em contato com a derme, constitui 4 tipos de células (Queratinócitos, Melanócitos, Células Táteis Dendrócitos,
...